domingo, 6 de abril de 2025

Morre Maria Zélia Mota, a primeira deputada estadual do Ceará, aos 90 anos

Foto: Reprodução
A notícia da sua morte foi confirmada por meio das redes sociais de sua sobrinha, Alexandrina Mota.
Maria Zélia Mota, pioneira na política cearense, faleceu neste domingo, 6 de abril, aos 90 anos. Ela fez história como a primeira mulher eleita para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em 1974, marcando uma era de representatividade feminina na política estadual.

A notícia da sua morte foi confirmada por meio das redes sociais de sua sobrinha, Alexandrina Mota. Em uma homenagem emocionante, Alexandrina destacou o legado de Maria Zélia como uma “referência de mulher” e lembrou sua coragem em uma época em que a presença feminina nas esferas políticas era ainda muito limitada.

“Pioneira, Maria Zélia Mota é referência de mulher. Fez história ao se tornar a primeira deputada estadual do Ceará, ao ser eleita em 1974 com votação expressiva em todo Vale do Curu. Sua partida hoje, aos 90 anos, nos deixa saudades e o legado de coragem e de representatividade na participação das mulheres na política. Descanse na mão de Deus eternamente, querida tia”, escreveu Alexandrina em sua mensagem de despedida.

Durante seu mandato de 1975 a 1978, Maria Zélia Mota se destacou na Assembleia Legislativa, onde ocupou o cargo de terceira-secretária da Mesa Diretora. Além disso, chegou a presidir a Casa em sessões na ausência do presidente. Seu trabalho foi marcado pelo foco em pautas sociais, sempre buscando melhorar as condições de vida da população cearense, especialmente daquelas mais vulneráveis.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.