domingo, 5 de janeiro de 2025

Ministério Público investiga emendas parlamentares de Mauro Benevides, Luiz Gastão e Robério Monteiro

Após os deputados federais José Guimarães (PT) e Junior Mano (PSB) serem citados pela Polícia Federal em um suposto esquema de desvio de emendas, sai a notícia que mais três deputados cearenses estão na mira do Ministério Público Federal que investiga suspeitas de corrupção no repasse das emendas Pix.

Ministério Público Federal (MPF) instaurou 34 procedimentos para investigar o uso de emendas parlamentares em municípios da Bahia e do Ceará, estados já sob o radar da Polícia Federal devido a suspeitas de corrupção no repasse das chamadas “emendas-pix”.

Segundo a coluna Radar, da revista Veja, o foco das investigações está em 13 prefeituras cearenses e 21 baianas. Três dessas cidades receberam R$ 3,5 milhões em emendas dos deputados federais Carlos Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Luiz Gastão (PSD-CE) e Robério Monteiro (PDT-CE).

O MPF também está cobrando prestação de contas dos municípios e, caso identifique irregularidades, os casos serão encaminhados à Procuradoria Geral da República (PGR) para possível abertura de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

As investigações são parte de um esforço maior para rastrear o escoamento de bilhões de reais pelo orçamento secreto. Atualmente, 234 procedimentos estão em andamento em todo o Brasil. Em dezembro, o STF, por meio do ministro Flávio Dino, determinou o bloqueio de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão devido a suspeitas de irregularidades, intensificando o debate entre o Congresso e o Judiciário sobre a destinação desses recursos.

Portal Sertões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.