terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Granja teve o segundo maior registro de chuvas e previsão é de mais precipitações nesta quarta-feira (15)

Foto: Marciel Bezerra
O quadro estava de acordo com as previsões para a semana, incluindo um aviso meteorológico que antecipava acumulados mais intensos
O Ceará registrou chuvas em aproximadamente 150 municípios entre as 7h de segunda-feira (13) e as 7h desta terça-feira (14), conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O quadro estava de acordo com as previsões para a semana, incluindo um aviso meteorológico que antecipava acumulados mais intensos.

Para esta quarta-feira (15), a Funceme prevê mais chuvas em todas as macrorregiões do estado, com destaque para a Ibiapaba, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, a previsão é de chuvas concentradas entre a madrugada e a manhã, seguindo o padrão observado nesta terça-feira (14).

Os maiores volumes de chuva neste período ocorreram em:
Iguatu (Posto Riacho Vermelho): 133 mm
Granja (Posto Timonha): 77 mm
Maranguape (Posto Olho D’Água): 75 mm
Hidrolândia (Posto Betânia): 72 mm

As precipitações estão relacionadas à formação de áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nebulosidade semi-estacionária que se estende desde a região sul da Amazônia até o Sudeste, também atingindo o Oceano Atlântico. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), em torno da linha do Equador, também contribui para o aumento da instabilidade, especialmente na faixa litorânea.

Com GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.