A Defesa Civil do Ceará emitiu um aviso nesta terça-feira (14) devido à previsão de chuvas intensas em 153 cidades do estado. O aviso foi reforçado pelo último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que classificou a severidade como “Risco Médio” a “Risco Alto”. As chuvas são esperadas entre as 14h desta terça e as 23h da quarta-feira (15).
De acordo com a Funceme, há entre 41% e 70% de probabilidade de chuvas intensas na região de risco médio, enquanto as áreas com risco alto possuem mais de 70% de chance de precipitação significativa. Além disso, não está descartada a ocorrência de descargas elétricas e rajadas de vento, eventos que podem causar transtornos.
A Defesa Civil do Ceará divulgou orientações para garantir a segurança da população durante o período de chuvas intensas:
- Evitar abrigar-se debaixo de árvores: Além do risco de queda, as árvores podem atrair descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda: Esses elementos podem ser derrubados por ventos fortes.
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia: Medida preventiva em caso de descargas elétricas.
- Evitar transitar em áreas alagadas: Para prevenir acidentes e contato com água contaminada.
- Manter-se em locais seguros durante ventos fortes: Evitando estruturas que possam ser atingidas.
A elaboração do aviso meteorológico foi baseada em modelos numéricos globais e regionais, além de produtos de monitoramento. Para atualizações constantes, a população pode acompanhar a previsão do tempo pelo site da Funceme (www.funceme.br) ou pelo aplicativo “Funceme Tempo”, disponível para sistemas Android e iOS.
A Defesa Civil reforça a necessidade de seguir as recomendações e evitar situações de risco. Para emergências, entre em contato com as autoridades locais.
GCMais