Desde 2015, o Ceará já soma 151 mortes de profissionais da segurança, sendo 116 policiais militares, segundo dados do Ministério da Justiça.
O Ceará registrou o maior número de policiais mortos no Nordeste em 2024, com 17 vítimas fatais entre janeiro e dezembro. O estado é seguido pela Bahia, com 11 casos, e Pernambuco, com sete. Desde 2015, o Ceará já soma 151 mortes de profissionais da segurança, sendo 116 policiais militares, segundo dados do Ministério da Justiça.
O caso mais recente ocorreu na última terça-feira (28), no Centro de Fortaleza, onde o policial penal José Wendesom Rodrigues de Lima, de 37 anos, foi assassinado em uma emboscada. Ele realizava uma operação de inteligência quando foi atingido por vários disparos.
Outro crime aconteceu em 15 de janeiro, quando o subtenente Francisco Ricardo Silveira Neto, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), foi assassinado no Bairro Pirambu, em Fortaleza. Ele trafegava de motocicleta pela Rua Dom Quintino, durante a madrugada, quando foi atacado e baleado várias vezes, principalmente na cabeça. Além dos tiros, os criminosos cravaram uma faca no crânio da vítima. O corpo foi encontrado ao lado da moto em via pública.