segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Avaliação do Governo Lula cai, com destaque para a queda no Nordeste; aumento nos preços dos alimentos é o principal fator

A recente pesquisa Genial/Quaest revelou uma queda significativa na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente nas regiões Nordeste e Sul. No Nordeste, tradicionalmente um reduto de apoio ao presidente, a aprovação recuou de 67% para 60%, enquanto a desaprovação aumentou de 32% para 37%.

Essa diminuição na aprovação coincide com um aumento nos preços dos alimentos, que têm impactado diretamente o orçamento das famílias brasileiras. Em 2024, a inflação dos alimentos foi de 7,69%, superando a inflação geral de 4,83%.

O governo tem buscado soluções para conter essa alta, apostando em uma safra recorde prevista para 2025, com crescimento estimado de 8,2%. No entanto, medidas como congelamento ou tabelamento de preços foram descartadas.

Especialistas apontam que a alta nos preços dos alimentos está diretamente ligada à percepção negativa da população em relação ao governo. A insatisfação é mais acentuada entre eleitores de baixa renda, que são os mais afetados pela inflação alimentar.

Diante desse cenário, o governo enfrenta o desafio de equilibrar políticas econômicas eficazes com a necessidade de manter a base de apoio popular, especialmente nas regiões mais afetadas pela alta nos preços dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.