sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

A quem Evandro Leitão deve mais a Lula, a Elmano, a Camilo, a vereadores do PDT, ou ao vereador Inspetor Alberto?

O Presidente Lula, o governador Elmano de Freitas e o senador Camilo Santana, todos do PT, foram os principais cabos eleitorais do prefeito Evandro Leitão (PT). Nas eleições de 2022, inegavelmente, o presidente Lula, foi o principal eleitor de Elmano de Freitas, no Estado do Ceará. O governador foi eleito no primeiro turno da disputa. Lula, em Fortaleza, naquele ano, foi votado por 802.009 eleitores da Capital cearense. Elmano de Freitas tirou bem menos votos que Lula, e chegou a perder para o candidato Capitão Vagner, mas o governador somou 545.677 votos dos fortalezenses. Camilo Santana, para o Senado, conquistou 768.233 votos na Capital.

Evandro Leitão com o apoio dos três líderes petistas só conseguiu 480.174 sufrágios no primeiro turno da disputa municipal, no dia 6 de outubro de 2024, significando dizer que o poder de transferência de votos do presidente Lula, do governador Elmano, e de Camilo Santana, foi menos expressivo do que o esperado, mas, mesmo assim Evandro foi para o segundo turno, disputando com André Fernandes, do PL de Bolsonaro. André Fernandes conseguiu mais de 80 mil votos que o Evandro Leitão, somando 562.305 sufrágios.

No segundo turno de votação, no último domingo de outubro do ano passado, Evandro Leitão ganhou novos apoios que se somaram aos do presidente Lula, do governador Elmano e do senador Camilo. Uma parte do União Brasil (Roberto Pessoa e outros), juntamente com a quase totalidade dos vereadores eleitos pelo PDT, além do envolvimento na sua campanha do deputado federal André Figueiredo, presidente nacional interino do PDT.

Evandro foi eleito prefeito de Fortaleza com uma diferença de apenas 10.838 votos. Votaram, no segundo turno das eleições municipais na Capital cearense, pelos dados oficiais do Tribunal Regional Eleitora (TRE), próximo de 1,5 milhão de eleitores, incluindo os que anularam suas votações e os que optaram pelo branco. Os votos válidos somaram 1.421.428. Assim, Evandro Leitão conseguiu somar 716.133 votos contra 705.295 dados a André Fernandes. Uma diferença de menos de 1%.

Além dos novos apoios, Evandro Leitão teria sido beneficiado, admitem alguns políticos, com uma manifestação pública, estapafúrdia de um aliado do André Fernandes, o vereador de Fortaleza, chamado Inspetor Alberto. Ele apareceu maltratando um porco que ele dizia ser o Evandro, além de ter feito ameaça de morte ao candidato do PT. Houve uma relação de indignação imediata, algo parecido com o que aconteceu na campanha eleitoral de 1986, quando Aquiles Peres Mota, já falecido, era candidato a vice-governador, na chapa encabeçada pelo ex-governador Adauto Bezerra, contra Tasso Jereissati. As declarações de Aquiles, atribuindo a Tasso crimes que se dizia só serem praticados por comunistas da época. As falas de Aquiles anteciparam a consolidação da vitória de Tasso.

Se os efeitos do tresloucado gesto do vereador Inspetor Alberto, teve o mesmo efeito do episódio Aquiles, em 1986, só a Ciência Política explicará, mas, não se pode dissociá-la do resultado final da eleição, motivando os questionamentos feitos no título deste texto. Os principais líderes do PT não deram a votação necessária para o Evandro ganhar no primeiro turno, nem sequer para liderar a disputa na votação primeira, teriam sido eles os responsáveis pela virada no segundo turno? Quantos votos levaram para o Evandro os vereadores eleitos, e os suplentes de vereadores do PDT que tiveram aproximadamente 150 mil votos de legenda no primeiro turno? Evandro Leitão, que administra uma cidade, que quase a metade do eleitorado votou contra ele (49,62%), precisa considerar significativamente essa realidade.

Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.