sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Jovem de 18 anos baleado na nuca após pisar no pé de traficante tem morte cerebral

Kauan Galdino Florêncio Pereira, de 18 anos, teve morte cerebral após ser baleado na cabeça por pisar no pé de um traficante em Queimados, na Baixada Fluminense. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3/1) pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI).

O jovem, jogador de futebol amador, foi atingido após um desentendimento com um traficante da região.

De acordo com informações da polícia, o suspeito é um traficante conhecido como De Ferro, que teria se irritado ao ter o pé pisado pela vítima. Testemunhas relataram que o criminoso ordenou a Kauan que pedisse desculpas, mas o jovem, nervoso, não atendeu à ordem.

Kauan teve a m0rte cerebral confirmada na noite de quinta-feira (2/1). A família compareceu ao hospital, mas só foi informada na manhã de sexta-feira (3/1). A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que diligências estão.sendo realizadas para “apurar a autoria do cr.me”. Metrópoles

Veja: Celular pega fogo dentro de bolso e causa queimadura em mulher

Uma mulher de 22 anos sofreu queimaduras na perna após o celular pegar fogo em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso aconteceu na tarde da quinta-feira (2), por volta das 14h, dentro de um supermercado, onde a jovem trabalha.

Segundo colegas, a mulher estava trabalhando em um dos caixas do estabelecimento, quando sentiu algo esquentando a coxa da perna direita.

Ela tirou o celular do bolso e percebeu que ele estava queimando. Outro funcionário do supermercado agiu rápido e usou um extintor de incêndio para controlar o fogo e a fumaça.

A jovem foi socorrida pelos colegas de trabalho e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela foi liberada e se recupera em casa.

Veja imagens:

Ex-vereadora de SP devolve pia e privada para a Câmara

A ex-vereadora Janaína Lima (PP) devolveu a pia e a privada que teria comprado com o próprio dinheiro para seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo. Nesta quinta-feira (2), ela havia retirado os itens do local e levado embora.

Adrilles Jorge, vereador eleito pelo União Brasil que agora ocupa o gabinete que era de Janaína, brincou com a situação ao saber do fato.

“A gente vai usar um penico comunitário”, afirmou, ao falar com a imprensa após a cerimônia. “Visitei o gabinete, achei a arquitetura genial. Mas ela tirou tudo. Foi tirado inclusive o vaso e a pia. Ela não disse [que ia retirar]. E é uma coisa que nem ela ia dizer, nem eu ia perguntar”, disse.

Ao se defender de críticas por ter retirado os itens do banheiro do gabinete, a ex-vereadora afirmou que outros itens usados na reforma feita no gabinete não foram retirados.

Agora, Janaína Lima diz que vai doar os itens para a Câmara Municipal. Segundo ela, ao longo do mandato, várias reformas foram feitas no local com o próprio dinheiro.

Band Jornalismo

Bolsonaro e Caiado veem “traição” de Gusttavo Lima em candidatura ao Planalto

O anúncio do cantor sertanejo Gusttavo Lima, de que tem pretensão de ser candidato ao Palácio do Planalto em 2026, foi descrito por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de Goiás (União Brasil) como uma “traição”. A notícia é da CNN.

Fontes próximas a Bolsonaro e Caiado afirmam que nenhum deles tinha ideia de que Lima almejava o cargo.

“O meu nome está à disposição, caso o país venha a precisar”, disse Gusttavo Lima, em resposta enviada pela assessoria à CNN.

A informação foi divulgada incialmente pelo portal Metrópoles, para o qual Lima deu uma entrevista.

Ao ex-presidente, segundo interlocutores, o cantor havia mencionado o desejo de concorrer a uma vaga no Senado apenas.

A mesma conversa, sobre a vaga de senador, teria ocorrido com Caiado, quando o governador prestigiou o aniversário do artista em visita às ilhas gregas.

À CNN, nesta quinta-feira (2), que vê com “normalidade” a possibilidade de candidatura de Gusttavo Lima para a Presidência da República em 2026.

Lima apoiou publicamente o ex-presidente Bolsonaro nas eleições de 2022, contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva, e recentemente defendeu o nome do coach Pablo Marçal (PRTB) para a prefeitura de São Paulo, nas eleições de outubro de 2024.

A assessoria do cantor nega que o cantor esteja em contato com partidos para se filiar, mas nos bastidores, membros do próprio União Brasil, de Caiado, e de Ciro Nogueira, do PP, afirmam terem sido sondados.

Antes de se declarar possível candidato ao Planalto, Lima já havia sondado Bolsonaro sobre entrada no PL.

Janeiro branco: conheça hábitos que influenciam a saúde mental das crianças

A saúde mental é uma das questões mais importantes da sociedade contemporânea e a sua pertinência não se limita à vida adulta. Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento emocional. Na primeira infância, estabelecem-se as bases para toda a vida. Neste mês, com a campanha do Janeiro Branco, o foco é ampliar a conscientização sobre o tema e discutir quais cuidados devem ser adotados.

Em um cenário cada vez mais desafiador, oferecer intervenções preventivas são passos essenciais para garantir um futuro mais equilibrado e saudável, segundo o psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, Ramony Lamonier.

Para ele, devem ser adotadas práticas que busquem criar um ambiente saudável e estimulante, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais que ajudarão a criança a lidar com os desafios da vida. “O acesso a atividades culturais, recreativas e educacionais, além da garantia de que a criança possa se expressar de diferentes maneiras, seja por meio da arte, do esporte ou da leitura, são pontos de destaque para o desenvolvimento emocional”, exemplifica.

Fatores de risco: como identificar?

O psicólogo acrescenta que a prevenção dos transtornos psicológicos começa com a identificação de fatores de risco. “A exposição a ambientes familiares instáveis, como violência doméstica ou abusos, aumenta a probabilidade de desenvolvimento de problemas emocionais. Um apoio adequado pode prevenir o desenvolvimento de ansiedade, depressão e outros distúrbios”, destaca.

“A campanha Janeiro Branco nos lembra da importância de investir na saúde mental desde os primeiros anos de vida, garantindo que as crianças cresçam preparadas para enfrentar os desafios da vida com resiliência e bem-estar. Trata-se de um investimento no futuro”, acrescenta.

Chuvas de meteoro e eclipses: confira o calendário astronômico de 2025

O ano de 2025 terá um calendário astronômico repleto de eventos observáveis no Brasil. Serão superluas, eclipses lunares, conjunção de astros e chuvas de meteoros que poderão ser vistos sem a necessidade de qualquer equipamento.

Para que os brasileiros possam acompanhar todo o espetáculo do universo, o Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou nesta quinta-feira 3 o Calendário de Efemérides Astronômicas 2025. Além do calendário, a publicação traz mapas celestes, tabela de fases da Lua e seções de apresentação de projetos e pesquisa em astronomia.

Segundo o astrônomo que coordenou a equipe do projeto, Daniel Mello, haverá muitos fenômenos interessantes neste ano, que poderão ser vistos a olho nu em todo o país, começando já no dia 15 de janeiro, quando ocorrerá a aproximação da Terra com planeta Marte.

“Normalmente a Marte e Terra estão aí fazendo a sua movimentação em torno do Sol e nem sempre ficam relativamente próximos. Isso ocorre em média a cada dois anos. A Terra se aproxima de Marte e o planeta fica muito mais legal de ser visto no céu, de ser acompanhado, porque fica mais brilhante.”

De acordo com Mello, durante toda a semana entre os dias 12 e 18 de janeiro o Planeta Vermelho estará bastante visível no período da noite, com o ápice no dia 15. “basta a pessoa utilizar cartas celestes, aplicativos de edificação dos planetas, das constelações, para identificar Marte, que estará entre a constelação de Gêmeos e a constelação de Câncer, uma região muito bonita no céu, que será enriquecida com a presença do Planeta Vermelho”, diz.

Assim como a visualização de Marte mais perto da Terra, o primeiro semestre do ano também reserva vários outros espetáculos de observação visual sem binóculos ou telescópios. Como um eclipse lunar total na madrugada do dia 14 de março e uma conjunção entre Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio nas primeiras horas do dia 25 de abril.

Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Josina Nacimento, o eclipse lunar será visível no Brasil, em todas as suas fases: penumbral, parcial, total e depois novamente parcial e penumbral.

“É muito interessante, porque a Lua vai entrando na sombra da Terra e o aspecto dela vai ficando como se estivesse levando uma mordidinha, até que quando está totalmente na sombra mais escura da Terra, ela fica com um tom avermelhado muito bonito. E às vezes isso acontece quando a lua está nascendo, quando está se pondo, mas desta vez ela vai estar bem visível no céu”, diz.

Transmissão
A astrônoma destaca que quem quiser acompanhar o fenômeno com mais detalhes, haverá observação remota pelo canal do Youtube na instituição. “Nós do Observatório Nacional, pelo projeto Céu em Sua Casa, também vamos transmitir e fazer uma ação nacional de observação da Lua, que será uma coisa muito boa para chamar as pessoas para a astronomia, para olharem para o céu”, diz a gestora.

No segundo semestre, Vênus e Júpiter estarão juntinhos em uma conjunção de planetas, na madrugada do dia 12 de agosto e, entre os dias 13 e 14 de dezembro, haverá chuva de meteoros. Também três superluas deixarão as noites mais brilhantes no início dos meses de outubro, novembro e dezembro.

Entenda mudanças na aposentadoria em 2025

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. Promulgada em 2019, a reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.

A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2024 para 2025. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 92 pontos (mulheres) e 102 pontos (homens).

Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.

Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.

Professores

Em relação aos professores, que obedecem a uma regra de transição com base no tempo de contribuição na função de magistério combinada com a idade mínima, as mulheres passam a se aposentar aos 54 anos; e os homens, aos 59 anos. A idade é acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031.

O tempo de contribuição mínimo para obter a aposentadoria como professor corresponde a 25 anos para as mulheres e a 30 anos para os homens. A regra vale para os professores da iniciativa privada, das instituições federais de ensino e de pequenos municípios. Os professores estaduais e de grandes municípios obedecem às regras dos regimes próprios de previdência.

Aposentadoria por idade

Desde 2023, está plenamente em vigor a regra para a aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social e se aposentariam por idade na regra antiga.

Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para as mulheres, a idade de transição está em 62 anos desde 2023. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.

Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima para as mulheres estava em 60 anos, passando a aumentar seis meses por ano nos quatro anos seguintes. Subiu para 60 anos e meio em janeiro de 2020, para 61 anos em janeiro de 2021, 61 anos e meio em 2022 e 62 anos no ano passado.

Regras que não mudarão

Por já ter sido cumprida, a regra do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição não mudará no setor privado. Quem tem mais de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens) ou 57 anos de idade e 30 anos de contribuição (mulheres) pode se aposentar. A regra estabelecia que o segurado tinha de cumprir o dobro do período que faltava para se aposentar na promulgação da reforma, em 2019.

No serviço público, alguns terão de esperar mais um pouco, porque, além do pedágio, é necessário ter 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo. Em tese, quem começou a contribuir para a Previdência muito jovem e entrou no serviço público há pelo menos 20 anos ainda tem possibilidade de ser beneficiado pela regra em 2025.

A reforma tinha outra regra de pedágio, desta vez para o setor privado. Quem estava a até dois anos da aposentadoria em 2019 tinha de cumprir 50% a mais em relação ao tempo que faltava para se aposentar. No entanto, essa regra de transição foi integralmente cumprida e não beneficiará mais ninguém em 2024.

No cenário mais abrangente, quem trabalharia por mais dois anos em 2019 teve de trabalhar um ano extra, totalizando três anos. No fim de 2022, todos os que estavam enquadrados na regra do pedágio de 50% já se aposentaram.

Simulação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite simulações da aposentadoria no computador e no celular.

Simulação no computador

•     Entre no site meu.inss.gov.br e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;

•     Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”


•     Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para aposentadoria, segundo cada uma das regras em vigor

Simulação no celular

•     Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)

•     Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma

•     Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”

•     Cheque as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor

•     Caso precise corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita)

O segurado pode salvar o documento com todos os dados das simulações. Basta clicar em “Baixar PDF”.

Agência Brasil

Forças Armadas iniciam alistamento voluntário feminino

O alistamento militar voluntário feminino nas Forças Armadas foi aberto e o prazo para as inscrições facultativas vai até 30 de junho. Podem se candidatar, mulheres nascidas no ano de 2007, que completam 18 anos em 2025.ebcebc

A incorporação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2026 (de 2 a 6 de março) ou no segundo semestre (de 3 a 7 de agosto). A duração do serviço militar será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

As interessadas devem residir em um dos 28 municípios (de 14 estados) previstos no Plano Geral de Convocação, estabelecido em portaria do Ministério da Defesa: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

O número de vagas para mulheres no serviço militar voluntário crescerá progressivamente até que atinja 20% das vagas. Este ano estão sendo oferecidas 1.465 vagas – 1.010 vagas para o Exército; 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. A expectativa é a de  que sejam aumentados progressivamente esses números, até que se atinja um índice de 20% das vagas do serviço militar.

Entrevistas e testes para Forças Armadas
As jovens que venham se candidatar deverão fazer seleção que inclui entrevista, testes físicos e exames de saúde. Conforme a cidade, elas poderão escolher a força que desejam integrar. Na Marinha, as mulheres serão incorporadas como marinheiros-recrutas, no Exército como soldados e na Aeronáutica como soldados de segunda-classe.

Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias

As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com material escolar em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos. O valor é uma estimativa de pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e QuestionPro. O levantamento mostra que essas compras impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar e que um a cada três compradores pretende parcelar para poder dar conta das despesas para o ano letivo de 2025.

Ao todo, foram realizadas 1.461 entrevistas com homens e mulheres com mais de 18 anos em todo o país. Os questionários foram aplicados entre 2 e 4 de dezembro.

O estudo mostra que a maioria dos pais e responsáveis de estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada disseram que comprará materiais escolares para o ano letivo de 2025: 90% daqueles com filhos em escolas públicas e 96% daqueles com filhos em estabelecimentos privados.

A maior parte das famílias precisará comprar materiais escolares solicitados pelas escolas (87%), seguido de uniformes (72%) e livros didáticos (71%).

Os pesquisadores estimam que os valores gastos com materiais escolares aumentaram ao longo dos últimos anos, passando de um montante nacional de R$ 34,3 bilhões em 2021 para os atuais R$ 49,3 bilhões.

Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro

O prazo para que o eleitor que não votou no segundo turno das eleições municipais de 2024 justifique a ausência terminará na próxima terça-feira (7). O segundo turno do pleito ocorreu em 27 de outubro, em 51 municípios do país, sendo 15 capitais.

A justificativa vale para quem tem a obrigação de votar, mas não compareceu às urnas. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e é facultativo para pessoas com idade entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e também para analfabetos.

Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente pela justiça eleitoral, para efeito de comparecimento. Por isso, o eleitor deverá justificar separadamente o não-comparecimento em cada um dos turnos.

Como justificar
A justificativa pós-eleição pode ser feita presencialmente, no cartório eleitoral, ou online por meio do aplicativo para smartphones, o e-Título da Justiça Eleitoral ou pela internet.

O eleitor que estiver com o título eleitoral regular ou o mesmo suspenso poderá justificar a falta pelo e-Título. No app, o eleitor faltoso deve acessar o link ‘Mais opções’, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados.

Então, será gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título de eleitor para a devida análise. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, o cidadão será notificado. 

Outro modo de justificar a ausência ao pleito é pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na página eletrônica de Autoatendimento Eleitoral. É preciso informar o número do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste). O internauta poderá acompanhar o andamento do pedido encaminhado à Justiça Eleitoral no mesmo endereço virtual.

Os dados informados devem coincidir com os do cadastro eleitoral. Se o sistema não reconhecer os dados digitados, o eleitor deverá contatar a zona eleitoral responsável pelo título para esclarecimentos.

E se o eleitor preferir justificar a ausência ao pleito presencialmente, deverá se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo, preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo no ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título de eleitor.

Ausência ou negativa
A ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor que faltou às eleições municipais.

Entre elas, está o pagamento da multa de R$ 35,13 imposta pela Justiça Eleitoral.

Conforme a resolução-TSE 23.659/2021, o cidadão que declarar estado de pobreza ficará isento do pagamento da multa por ausência às urnas.

Após 7 de janeiro, na página Quitação de Multas, os eleitores podem consultar seus débitos e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.

Além da multa, quem não compareceu à seção eleitoral no segundo turno do pleito de 2024 e não justificou a ausência ficará impedido de tirar o passaporte e a carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; inscrever-se em concurso público e tomar posse em cargo público; receber remuneração em função pública, entre outras restrições.

No caso de o eleitor ter feito o pedido de justificativa de ausência a um dos turnos da eleição municipal de 2024 e a motivação não ser aceita pelo juízo eleitoral, será arbitrado o valor da multa pelo magistrado da justiça eleitoral.

Se o título estiver na situação de “cancelado”, devido a três ausências consecutivas injustificadas às eleições, além de pagar as multas devidas, é necessário solicitar uma revisão ou uma transferência de domicílio para regularizar a situação.

Prefeito toma posse a luz de velas devido a energia cortada por falta de pagamento

A cena seria cômica se não fosse trágica. Em São Rafael na região do Vale do Açu, o prefeito Francisco Canindé Pinheiro Dos Santos – Canindé da Farmácia, recebeu a Prefeitura do ex-gestor Reno Marinho com salários dos servidores atrasados, contas bloqueadas, e a energia dos prédios públicos incluindo a sede do Poder Executivo sem energia elétrica devido a falta de pagamento.

Então a alternativa que ficou ao novo mandatário municipal foi assumir a chefia do Executivo a luz de velas.

Canindé da Farmácia terá um grande desafio pela frente, gerir os destinos administrativos do Município com habilidade além de sanar o caos administrativo que encontrou.  

Assú Todo Dia

Três prefeitos eleitos morreram antes da posse, 1 foi preso e mais 20 foram barrados pela Justiça

Ao menos 24 candidatos a prefeito que saíram das urnas como mais votados em outubro de 2024 não tomaram posse neste 1º de janeiro de 2025.

Três deles – de Arroio dos Ratos (RS), Augusto Pestana (RS) e Cabreúva (SP) – morreram de causas naturais após as eleições. Nos três casos, os vice-prefeitos tomaram posse.

Em outras 21 cidades, os mais votados estavam, até o dia 1º de janeiro, impedidos de tomar posse pela Justiça Eleitoral.

É o caso de Santa Quitéria (CE), onde o prefeito, José Braga Barrozo (PSB), foi preso e impedido de tomar posse horas antes da cerimônia. Ele é suspeito de envolvimento com uma facção criminosa que teria atuado em favor de sua campanha.

Em Choró (CE), o candidato mais votado, Bebeto Queiroz (PSB), também teve a posse suspensa no dia da cerimônia. Investigado por suspeita de envolvimento em crimes eleitorais, Queiroz é alvo de um mandado de prisão em aberto e é considerado foragido da Justiça.

Em ambos os casos, quem tomou posse foi o presidente da câmara municipal – regra que deve ser seguida em casos de impedimento da posse do candidato mais votado.

Nessas situações, o vereador segue como prefeito interino até que a Justiça tome uma decisão final sobre o vencedor da eleição de 2024 ou determine a convocação de novas eleições.

Veja, abaixo, mais detalhes sobre cada um dos 24 casos.

Morte do prefeito eleito

Arroio dos Ratos (RS)
Augusto Pestana (RS)
Cabreúva (SP)

Barrados pela Justiça
Bandeirantes (MS)
Bocaina (SP)
Bonito de Minas (MG)
Choró (CE)
Eldorado (SP)
Goiana (PE)
Guapé (MG)
Guará (SP)
Itaguaí (RJ)
Mercês (MG)
Mongaguá (SP)
Natividade (RJ)
Neves Paulista (SP)
Panorama (SP)
Presidente Kennedy (ES)
Reginópolis (SP)
Ruy Barbosa (BA)
Santa Quitéria (CE)
São José da Varginha (MG)
São Tomé (PR)
Tuiuti (SP)

G1

Após não ser reeleita, ex-vereadora leva privada e pias de gabinete

A ex-vereadora de São Paulo Janaina Lima (PP) removeu uma privada e duas pias do gabinete que utilizou durante seu mandato na Câmara Municipal da cidade.

Na eleição de outubro de 2024, Lima recebeu 12.215 votos e não foi reeleita para o cargo.
Procurada pela CNN, a ex-parlamentar informou que todos os itens retirados do gabinete foram adquiridos com recursos próprios e que, portanto, não integram o patrimônio da Câmara.

Lima ainda disse que outros itens, que também foram fruto de investimento pessoal, como uma divisória de vidro, uma bancada, duas estruturas de cobogó [divisória], um teto aberto com instalações elétricas no estilo industrial e luminárias permaneceram no espaço.

“O vereador que assumiu o gabinete manifestou apreço pelo desenho arquitetônico do espaço, que foi transformado em um modelo de coworking durante minha gestão”, disse Lima.

“Fico feliz em saber que ele pretende manter esse conceito, que promove um espírito empreendedor dentro da Câmara. Continuo à disposição para alinhar quaisquer ajustes necessários, sempre buscando preservar o projeto e atender as regras da Casa”, prosseguiu.

Nesta quarta-feira (1°), o novo presidente da Casa, Ricardo Teixeira (União), ao ser questionado sobre o assunto afirmou que a Câmara irá “verificar o que aconteceu e tomar as medidas cabíveis”. 

CNN

Prefeito renuncia na posse, e mãe herda cargo no CE: ‘é um projeto de Deus’

O prefeito eleito de Orós (CE), Simão Pedro Alves Pequeno (PSD), 43, renunciou logo após tomar posse na tarde desta quarta-feira (1º), deixando o cargo para a mãe dele, Tereza Cristina Pequeno (PSB), 73, vice-prefeita eleita e que já havia sido prefeita nos anos 1990.

Em discurso logo após assumir o cargo, Tereza disse que “não estará sozinha” na prefeitura. “Trabalharei ao lado de Simão Pedro que, como deputado, estará na defesa do interesse de Orós. Minha gente, isso é um projeto de Deus na vida dele”, disse, aos prantos.

“Vinte e oito anos depois de minha passagem [pela prefeitura], retorno com o coração cheio de esperança e com determinação para seguir trabalhando pelo desenvolvimento da nossa terra e bem-estar do nosso povo”, disse Tereza Cristina.

Ao falar de sua mãe, também durante a sessão, Simão brincou ao dizer que ela vai assumir o cargo “de novo e, por coincidência, também é minha mãe.” “Ela está abrindo espaço para dedicar seu coração e sua vida ao povo de Orós”, disse.

A decisão de Simão foi anunciada em novembro e foi tomada porque ele herdou uma vaga de deputado estadual, deixada por Gabriella Aguiar (PSD), que foi eleita vice-prefeita de Fortaleza, na chapa encabeçada pelo ex-deputado estadual Evandro Leitão (PT).

Como Gabriella renunciou à cadeira da assembleia legislativa, Simão — que era primeiro suplente do partido — foi convocado à titularidade.

Simão foi eleito em 6 de outubro com 8.287 votos (58,41% dos votos válidos) e venceu Luhanna Urya (PP), única concorrente do município que tem 21 mil habitantes e fica a 345 km ao sul de Fortaleza.

A coligação encabeçada por Simão e Tereza tinha mais cinco partidos: PSB, PDT, PL e a federação PSDB/Cidadania. Para se eleger, ele gastou R$ 297.708,69.

Em novembro, Simão afirmou que montou a chapa pensando em não assumir a prefeitura caso Gabriella vencesse, mas disse que ninguém foi enganado com sua decisão. Alegou ainda que, mesmo que Gabriella perdesse a disputa na capital, ele pretendia renunciar para disputar a eleição legislativa estadual em 2026. 

Com informações de UOL

Viúva de prefeito assassinado toma posse em sessão virtual

Fatinha de Marcelo (União), viúva do prefeito Marcelo Oliveira (União), assassinado junto com o pai Sandi Oliveira durante a campanha eleitoral de 2024, tomou posse do cargo de prefeita da cidade de João Dias nesta quarta-feira 1º em uma cerimônia virtual.

Ao lado do vice-prefeito João Pedro (União) Fatinha dedicou a vitória ao marido morto e ao sogro. ”Essa vitória não é só minha. Essa vitória é de Marcelo Oliveira, é de Sandi Oliveira, e de cada um de vocês que sonham com uma João Dias mais justa, desenvolvida e cheia de oportunidades”, declarou.

A nova prefeita de João Dias foi eleita com 66,8% dos votos válidos no município com  pouco mais de 2 mil habitantes. Ainda não se sabe o porquê da posse ter sido feita de forma virtual.

Adolescente morre com suspeita de envenenamento no Piauí: Oito pessoas da mesma família estão hospitalizadas

Vítima é parente de meninos que morreram envenenados por cajus, em 2024
O dono da casa disse que a família comeu os alimentos doados em uma cesta básica na terça-feira
Um jovem de 17 anos morreu com suspeita de envenenamento, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Outras oito pessoas da mesma família também foram hospitalizadas. O fato ocorreu após a família ingerir peixes e arroz na última terça-feira (31).

Além do adolescente, duas irmãs dele e o padrasto dele deram entrada no Hospital Regional do município, com sinais de intoxicação. Uma mulher que morava na mesma casa, o filho dela e outras três crianças também foram internadas.

O dono da casa disse que a família comeu os alimentos doados em uma cesta básica. Ele, no entanto, diz não lembrar o nome do doador.

A direção do Instituto de Medicina Legal (IML), disse que a perícia coletou material genético no estômago, sangue e urina do adolescente. Uma equipe do IML também foi enviada à residência da família e apreendeu os alimentos consumidos por ela para determinar se há substâncias tóxicas neles.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima morta é parente de Ulisses Gabriel da Silva, de oito anos, e João Miguel da Silva, de sete, mortos em 2024 após comerem cajus envenenados.

A suspeita do crime é a vizinha das crianças mortas, Lucélia Maria da Conceição Silva, de 52 anos. Ela foi presa pelos crimes de homicídio qualificado, tentado e consumado contra os irmãos.

Após Audiência de Custódia, prefeito reeleito e vereadora seguem presos por crimes eleitorais em Santa Quitéria

Ambos tiveram suas prisões preventivas mantidas, em decorrência de investigações que apontam envolvimento em uma série de crimes eleitorais e organização criminosa
O prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, conhecido como “Braguinha”, e a candidata a vereadora Kylvia Maria de Lima Oliveira continuam presos após audiência de custódia realizada nesta quinta-feira (2), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza. Ambos tiveram suas prisões preventivas mantidas, em decorrência de investigações que apontam envolvimento em uma série de crimes eleitorais e organização criminosa.

A operação que resultou nas prisões foi deflagrada na última quarta-feira (1º), após o TRE-CE autorizar, em 31 de dezembro, a prisão de oito pessoas, além de mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento contra investigados. As acusações incluem corrupção eleitoral, coibição de eleitor e uso de violência para influenciar o voto, além de crimes comuns como participação em organização criminosa armada e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, “Braguinha” e Kylvia Oliveira desempenharam papéis centrais nas ações criminosas e foram apontados como principais beneficiários das práticas ilegais. As acusações incluem ameaças diretas a eleitores, pichações intimidadoras, cancelamento de eventos de campanha, expulsão de opositores e represálias violentas contra aqueles que não apoiavam os candidatos ligados ao grupo investigado.

A decisão judicial que fundamentou as prisões, com 38 páginas, destacou provas e indícios robustos dos crimes praticados durante as eleições de 2024 em Santa Quitéria. O TRE-CE enfatizou a gravidade das violações, que comprometem a ordem pública e a integridade do processo eleitoral, justificando a necessidade de medidas rigorosas. Embora não tenha sido solicitada a prisão do vice-prefeito, foi determinado que ele seja impedido de assumir o cargo.

A presidência do TRE-CE reforçou a importância de combater crimes eleitorais ligados à criminalidade organizada. “Essas ações visam proteger a liberdade dos eleitores, garantir a segurança pública e preservar a moralidade administrativa”, afirmou o tribunal, reiterando seu compromisso em assegurar a legalidade do processo eleitoral no estado.

Sofrimento anunciado na programação da Meio Norte não impolga

Nos próximos dias, continuaremos escrevendo sobre os acontecimentos, as frustrações, insucesso e as mudanças de tantos diretores e até o retorno de quem já fracassou
Mesmo com carro de som na rua, para dizer que existe, a rádio Meio Norte de Camocim, não conseguiu atrair a atenção do público, principalmente o público local, o que não importa para o projeto e arrendamento da rádio que é servir a um grupo formado por pessoas de Martinópole, Barroquinha, Senador Sá, Jijoca e outras cidades (falaremos mais sobre, adiante)

A falta de audiência também não afeta  quem está a frente da equipe, até porque quando saiu da radio da forma como saiu, disse que o rádio é um veiculo arcaico, atrasado, velho... que a TV era a coisa boa do momento.

Aguardem mais detalhes

Depois de passar mais uma vez por Camocim, pai que viaja o Nordeste vendendo adesivos para custear a faculdade dos filhos chega ao Rio Grande do Norte

Francisco da Merenda, de 52 anos, tornou-se um exemplo de determinação e amor pelos filhos. Natural de Santa Quitéria, no interior do Ceará, ele já percorreu 187 cidades em sete estados do Nordeste vendendo adesivos personalizados para pagar as faculdades de seus dois filhos. Após passar o feriado de Natal em Camocim, quando foi visto em várias praças da cidade como Pracinha do Amor e outras, Francisco rumou em direção ao Rio Grande do Norte, e já foi visto na na cidade de Caraúbas/RN, com sua história de superação.

O apelido "da Merenda" vem de seu antigo trabalho como vendedor ambulante de lanches , profissão que teve que deixar após a pandemia de Covid-19,  Foi nesse momento que decidiu empreender em outro produto para garantir que os filhos, Matheus e Vitoria não abandonassem os estudos. Matheus cursa odontologia , enquanto Vitoria estuda medicina veterinária, ambos em faculdades particulares.
Família de Francisco
Francisco adaptou a rotina de vendedor ambulante às necessidades da família. Ele oferece adesivos com frases motivacionais, ilustrações criativas e personalizações sob demanda, ganhando a simpatia de clientes por onde passa. “Cada adesivo vendido é um passo mais perto do sonho dos meus filhos. É cansativo, mas vale a pena”, afirma.

Segundo Francisco, a jornada tem sido difícil, mas gratificante. "O apoio das pessoas que conheço nas estradas é o que me motiva a continuar. Já ouvi muitas histórias e fiz amizades que vou levar para a vida toda.” Ele também destaca que seus filhos são sua maior motivação. "Eles sabem do esforço que estou fazendo e prometem retribuir com dedicação nos estudos. Isso me enche de orgulho."

A passagem de Francisco por mais de uma vez em Camocim, reforça que, que mesmo em tempos difíceis, histórias de amor e resiliência podem inspirar comunidades inteiras. Enquanto isso, ele segue firme pelas cidades nordestinas, transformando adesivos em um futuro brilhante para sua família.

 Caso não o encontre deixo aqui sua chave pix: 88988571063, em nome de Francisco das chagas André Camelo.

IFCE vai ofertar mais de 6 mil vagas em cursos superiores no SISU 2025 em Camocim e outros municípios cearenses

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai ofertar 6.022 vagas em 144 cursos superiores no Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025. Podem participar todos (as) que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação.

As oportunidades estão distribuídas em 30 unidades do Instituto espalhadas em diversas regiões do estado – algumas com vagas só no primeiro semestre, outras só no segundo, e outras nos dois semestres.

São elas: Acaraú; Acopiara; Aracati; Baturité; Boa Viagem; Camocim; Canindé; Caucaia; Cedro; Crateús; Crato; Fortaleza; Horizonte; Iguatu; Itapipoca; Jaguaribe; Jaguaruana; Juazeiro do Norte; Limoeiro do Norte; Maracanaú; Maranguape; Morada Nova; Paracuru; Pecém; Quixadá; Sobral; Tauá; Tianguá; Ubajara e Umirim.

Entre os cursos ofertados, estão Engenharia Civil, Engenharia de Software, Letras-Libras, Ciência da Computação, Hotelaria, Química, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Turismo, Redes de Computadores, Mecatrônica Industrial, Zootecnia entre outros.

Para conferir a lista completa de cursos e vagas por campus, acesse o termo de adesão do IFCE ao SISU 2025, clicando AQUI.

O resultado do Enem 2024 está previsto para o dia 13 de janeiro, e o Sisu 2025 vai acontecer de 17 a 21 de janeiro.

WhatsApp deixa de funcionar em modelos de celulares em janeiro de 2025

Foto Shutterstock
Desde o dia 1º de janeiro de 2025, o WhatsApp deixa de funcionar em diversos modelos de celulares. A decisão da Meta visa garantir maior segurança, eficiência e uma experiência otimizada para os usuários, limitando o serviço às versões mais recentes do sistema Android.

Com a mudança, dispositivos que operam com o Android KitKat 4.4 ou versões anteriores não poderão mais utilizar o aplicativo. Modelos de cinco fabricantes – Samsung, Sony, LG, HTC e Motorola – estão entre os afetados.

Os aparelhos que perderão o suporte se tornarão incompatíveis com o WhatsApp, e os usuários precisarão adquirir um celular mais moderno ou, como alternativa temporária, utilizar o WhatsApp Web. A Meta alerta que, caso ainda seja possível utilizar um modelo descontinuado, é recomendável realizar o backup das conversas e transferir a conta para um dispositivo compatível.

Após a interrupção do suporte, todo o histórico de mídia e mensagens será apagado, tornando essencial a realização de backup antes da data limite.

Confira abaixo a lista de dispositivos que perderão o suporte:

Samsung: Galaxy S3, Galaxy Note II, Galaxy Ace 3, Galaxy S4 Mini

Motorola: Moto G (1ª geração), Droid Razr HD, Moto E (1ª geração)

HTC: One X, One X+, Desire 500, Desire 601

LG: Optimus G, Nexus 4, G2 Mini, L90

Sony: Xperia Z, Xperia SP, Xperia T, Xperia V

Com informações do Portal GC Mais.

Três mortes são registradas em acidentes durante o fim de ano nas estradas cearenses

Foto Divulgação
A operação de fiscalização nas estradas que cortam o Ceará no período de fim de ano, terminou com saldo positivo. Três mortes foram contabilizadas em acidentes nas BRs. Apesar de lamentável, o número é bem menor do que o registrado no final de 2023. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a Operação Ano Novo 2025, ocorrida entre os dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, onde a atenção da PRF esteve focada no combate à violência no trânsito.

No período, foram registrados 15 acidentes, resultando no total de 11 pessoas feridas e 3 óbitos. No final do ano de 2023 para 2024, o total de mortes em acidentes nas BRs que cortam o Ceará foi o dobro: seis. Houve, portanto, uma redução de 50%.

Um condutor foi flagrado dirigindo alcoolizado. No total, foram fiscalizados 1.268 veículos e abordadas 1.448 pessoas.

Já nas estradas estaduais, as CEs, a situação foi ainda melhor. De acordo com o Balanço da Secretaria da Ssegurança Pública do Ceará, não houve acidentes fatais. No final do ano de 2023, as CEs registraram três mortes em acidentes.

Apesar de não haver vítimas fatais, o número de acidentes aumentou: foram 33 casos registrados este ano, contra 31 no final de 2023. Um total de 152 condutores foram autuados nas estradas estaduais por dirigir sob influência de álcool ou substâncias psicoativas.

Com informações do Site Revista Central.

Brasil registra 70 mortes em rodovias federais no fim de 2024

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira (2), o balanço da Operação Ano Novo. No período de 27 de dezembro a 1º de janeiro, aconteceram 1.023 acidentes nas rodovias federais, uma queda de 9,8% em relação às ocorrências registradas na operação anterior (1.134). No caso das mortes, a redução foi de 18,6% (de 86 para 70 óbitos). O número de feridos diminuiu 20,8% (de 1.554 para 1.231).

A operação teve como foco combater a embriaguez ao volante nas rodovias federais. A PRF registrou 1.577 infrações relacionadas à intoxicação por álcool, sendo 212 por constatação de que os condutores consumiram bebidas alcoólicas antes de dirigir e 1.365 por recusa a se fazer o teste do etilômetro, popularmente conhecido como teste do bafômetro.

Nos seis dias de operação, a PRF apreendeu 4.912 quilos (kg) de maconha e 116 kg de cocaína. A polícia também apreendeu oito armas de fogo e recuperou 90 veículos. Nesse período, 527 pessoas foram detidas.

Vigilante morre afogado dentro de uma caixa d’água no interior do Ceará

Morte de Antonio se deu num imóvel em Assaré
Uma morte violenta foi registrada nesta quinta-feira na região do Cariri
Uma morte violenta foi registrada nesta quinta-feira (02) na região do Cariri. O vigilante Antonio Lustosa de Sousa, de 56 anos, foi encontrado morto na caixa d’água de um imóvel em Assaré.

Segundo populares que estiveram no local, com todas as características de afogamento. A caixa d’água fica no solo e tinha pouca água. Supostamente, pode ter sofrido um mal súbito e caiu morrendo nas águas do reservatório. Policiais militares do Destacamento de Assaré estiveram no local a exemplo da Perícia Forense que recolheu o corpo no rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce de Juazeiro.

Fuzil que caiu de helicóptero da PM no mar e banhista devolve arma

Fuzil cai de helicóptero da PM no mar em Cabo Frio
Arma caiu durante patrulhamento aéreo
Na manhã da última terça-feira (31), um fuzil caiu de um helicóptero da Polícia Militar (PM) durante patrulhamento aéreo na Praia do Forte, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu quando o armamento se desprendeu da bandoleira de um dos policiais a bordo.

A cena foi registrada por banhistas que presenciaram o momento em que a arma caiu no mar. Um dos frequentadores da praia rapidamente entrou na água para resgatar o fuzil e devolveu o equipamento à equipe policial.

Para recuperar o fuzil, o piloto precisou realizar uma manobra de aproximação, deixando o helicóptero bem próximo à superfície da água. O vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que o banhista entrega a arma aos policiais.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar confirmou o ocorrido. Segundo o Comando do Grupamento Aeromóvel (GAM), o armamento caiu devido ao desprendimento da bandoleira utilizada pelo militar. A corporação não divulgou informações sobre possíveis medidas ou investigações para apurar o incidente, mas o caso chamou a atenção pelo risco envolvido na queda do armamento em uma área pública movimentada.

O incidente levanta questionamentos sobre os procedimentos de segurança adotados durante operações aéreas. Especialistas defendem a revisão das práticas para evitar novos casos que possam colocar em risco a integridade de armamentos ou mesmo a segurança de civis.

Nota do TRE-CE sobre operação em Santa Quitéria informa que prefeito permanece preso

Praça da Matriz da cidade de Santa Quitéria/CE. Foto: Divulgação.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou nesta quinta-feira (02) nota informando que “dois presos em uma operação realizada nessa quarta-feira (01), pelas Polícias Federal e Civil, no município de Santa Quitéria, passaram por audiência de custódia, na tarde desta quinta-feira (02), na sede deste Tribunal, em Fortaleza. Os dois seguem presos por força de mandado de prisão preventiva”. Entre eles, o prefeito reeleito José Braga Barrozo, o “Braguinha” (PSB).

Continua a Nota do TRE: “Sobre a operação, é necessário informar que o TRE-CE determinou, no dia 31 de dezembro, as prisões de oito pessoas, com base nos pedidos realizados pela Polícia Federal e a Polícia Civil do Ceará, bem como autorizou a realização de busca e apreensão, além do afastamento de investigados por crimes previstos nos artigos 299, 301 e 322 do Código Eleitoral, além de crimes comuns, como participação em organização criminosa armada (art. 2º, § 2º da Lei n.º 12.850/2013) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei n.º 9.613/1998).

A presidência do TRE-CE, em decisão fundamentada de 38 páginas, deferiu os pedidos, considerando existirem provas e fortes indícios de crimes – ocorridos durante as eleições 2024 em Santa Quitéria – como ameaças diretas a eleitores; pichações ameaçadoras; cancelamento de comícios e eventos de campanha; expulsão de opositores do prefeito reeleito e outras intimidações com fins eleitorais, como represálias violentas contra quem não apoiasse os candidatos do grupo.

Entre os investigados, estão o prefeito reeleito José Braga Barrozo, o “Braguinha” e a candidata a vereadora, Kylvia Maria de Lima Oliveira (PP), que teria o papel de articuladora junto a organização criminosa. Ambos, presos nessa quarta-feira (01), seriam os principais beneficiários das ações criminosas e seriam coautores dos crimes, segundo indícios coletados pela investigação.

A decisão judicial destaca que os crimes eleitorais foram acompanhados de graves violações à ordem pública, exigindo medidas rigorosas para garantir a investigação e preservar a integridade do processo eleitoral. Embora não tenha sido pedida a prisão do vice-prefeito, foi solicitado que ele seja impedido de assumir o cargo.

O TRE-CE reitera a necessidade de ações firmes contra crimes eleitorais associados à criminalidade organizada, em defesa da segurança pública, da liberdade do eleitor e da moralidade administrativa.

Com informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-CE.

STF autoriza TJCE nomear secretário de Justiça do Amapá como juiz substituto no Ceará

Como foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal em 2020, a participação em um concurso público não pode ser restrita pelo simples fato de o candidato responder a inquérito ou ação penal. Assim, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, autorizou a nomeação do secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, José Rodrigues de Lima Neto, ao cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE.

Lima Neto, que é delegado e assumiu como secretário em 2023 em Amapá, foi aprovado nas provas objetiva, discursiva e de sentença do concurso público para juiz substituto no Ceará, mas foi eliminado porque respondia a um processo criminal em Mato Grosso.

Ele acionou a Justiça para solicitar sua inscrição definitiva na fase de prova oral do concurso. O Órgão Especial do TJCE atendeu ao pedido e, após sua aprovação, determinou a nomeação no cargo de juiz.

O Governo do Estado do Ceará recorreu ao STF, alegando que a nomeação e a posse de Lima Neto causariam “grave lesão à ordem, à economia e à segurança públicas”. Já o secretário apontou que foi absolvido no processo criminal de Mato Grosso.

Barroso não viu “risco de grave lesão à ordem, à segurança ou à economia públicas” que justificasse a anulação da decisão do TJCE. Por isso, negou o pedido do governo cearense.

O magistrado citou o precedente de 2020 e ressaltou a absolvição do candidato na ação penal. “Para todos os efeitos, não praticara qualquer crime, de modo que a simples tramitação da ação judicial no passado não pode ser usada para impedir o acesso a um cargo público”, assinalou.

O ministro ainda destacou que Lima Neto exerce outros cargos públicos na área da segurança, “sem que haja notícia de qualquer fato desabonador da sua conduta”. Para ele, isso “reforça a sua idoneidade para o cargo pretendido”.

O candidato foi representado pelos advogados Vamário Wanderley e Gabriela Brederodes. Clique aqui para ler a decisão.

Com informações do site Conjur.

A quem Evandro Leitão deve mais a Lula, a Elmano, a Camilo, a vereadores do PDT, ou ao vereador Inspetor Alberto?

O Presidente Lula, o governador Elmano de Freitas e o senador Camilo Santana, todos do PT, foram os principais cabos eleitorais do prefeito Evandro Leitão (PT). Nas eleições de 2022, inegavelmente, o presidente Lula, foi o principal eleitor de Elmano de Freitas, no Estado do Ceará. O governador foi eleito no primeiro turno da disputa. Lula, em Fortaleza, naquele ano, foi votado por 802.009 eleitores da Capital cearense. Elmano de Freitas tirou bem menos votos que Lula, e chegou a perder para o candidato Capitão Vagner, mas o governador somou 545.677 votos dos fortalezenses. Camilo Santana, para o Senado, conquistou 768.233 votos na Capital.

Evandro Leitão com o apoio dos três líderes petistas só conseguiu 480.174 sufrágios no primeiro turno da disputa municipal, no dia 6 de outubro de 2024, significando dizer que o poder de transferência de votos do presidente Lula, do governador Elmano, e de Camilo Santana, foi menos expressivo do que o esperado, mas, mesmo assim Evandro foi para o segundo turno, disputando com André Fernandes, do PL de Bolsonaro. André Fernandes conseguiu mais de 80 mil votos que o Evandro Leitão, somando 562.305 sufrágios.

No segundo turno de votação, no último domingo de outubro do ano passado, Evandro Leitão ganhou novos apoios que se somaram aos do presidente Lula, do governador Elmano e do senador Camilo. Uma parte do União Brasil (Roberto Pessoa e outros), juntamente com a quase totalidade dos vereadores eleitos pelo PDT, além do envolvimento na sua campanha do deputado federal André Figueiredo, presidente nacional interino do PDT.

Evandro foi eleito prefeito de Fortaleza com uma diferença de apenas 10.838 votos. Votaram, no segundo turno das eleições municipais na Capital cearense, pelos dados oficiais do Tribunal Regional Eleitora (TRE), próximo de 1,5 milhão de eleitores, incluindo os que anularam suas votações e os que optaram pelo branco. Os votos válidos somaram 1.421.428. Assim, Evandro Leitão conseguiu somar 716.133 votos contra 705.295 dados a André Fernandes. Uma diferença de menos de 1%.

Além dos novos apoios, Evandro Leitão teria sido beneficiado, admitem alguns políticos, com uma manifestação pública, estapafúrdia de um aliado do André Fernandes, o vereador de Fortaleza, chamado Inspetor Alberto. Ele apareceu maltratando um porco que ele dizia ser o Evandro, além de ter feito ameaça de morte ao candidato do PT. Houve uma relação de indignação imediata, algo parecido com o que aconteceu na campanha eleitoral de 1986, quando Aquiles Peres Mota, já falecido, era candidato a vice-governador, na chapa encabeçada pelo ex-governador Adauto Bezerra, contra Tasso Jereissati. As declarações de Aquiles, atribuindo a Tasso crimes que se dizia só serem praticados por comunistas da época. As falas de Aquiles anteciparam a consolidação da vitória de Tasso.

Se os efeitos do tresloucado gesto do vereador Inspetor Alberto, teve o mesmo efeito do episódio Aquiles, em 1986, só a Ciência Política explicará, mas, não se pode dissociá-la do resultado final da eleição, motivando os questionamentos feitos no título deste texto. Os principais líderes do PT não deram a votação necessária para o Evandro ganhar no primeiro turno, nem sequer para liderar a disputa na votação primeira, teriam sido eles os responsáveis pela virada no segundo turno? Quantos votos levaram para o Evandro os vereadores eleitos, e os suplentes de vereadores do PDT que tiveram aproximadamente 150 mil votos de legenda no primeiro turno? Evandro Leitão, que administra uma cidade, que quase a metade do eleitorado votou contra ele (49,62%), precisa considerar significativamente essa realidade.

Blog do Eliomar

Jovem é assassinado a tiros pelo próprio irmão

Um jovem de 26 anos foi morto a tiros na cidade de Livramento, na Paraíba, nessa quarta-feira (1) e o suspeito de cometer o crime é o próprio irmão da vítima.

De acordo com a Polícia Civil, os dois teriam brigado e durante a confusão, um irmão atirou no outro, mas os tiros não acertaram o jovem, que conseguiu fugir.

Horas depois, os dois se encontraram novamente e dessa vez, o irmão conseguiu acertar os disparos contra Rafael de Brito, que não resistiu e morreu,

Após cometer o crime, o suspeito fugiu e ainda não foi localizado.

A Polícia Civil informou que ambos já tinham antecedentes criminais por roubo e homicídio. 

Mulher mata marido com uma facada no pescoço na noite de Ano-Novo

Vítima
Na noite da virada do Ano Novo, uma discussão entre um casal resultou na morte de Denildo José de Moraes, de 44 anos, após ele ser atingido por uma facada no pescoço. O crime ocorreu no bairro Barramares, em Vila Velha, na Grande Vitória, e foi cometido pela esposa, Sabrina Gomes Botelho, de 28 anos.

De acordo com a Polícia Militar, o casal estava reunido na casa de uma cunhada, celebrando a chegada do ano com familiares e os três filhos, de 10, 8 e 7 anos. Durante uma discussão, Denildo teria arremessado uma lata de cerveja na cabeça de Sabrina. Em depoimento às autoridades, ela afirmou ter agido em legítima defesa, pegando uma faca e desferindo o golpe fatal.

Após o crime, Sabrina voltou para casa com os filhos e acionou o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) pelo telefone 190, entregando-se voluntariamente. Ao ser abordada pelos policiais, relatou o ocorrido e foi conduzida, junto com os filhos, à 2ª Delegacia Regional de Vila Velha. O Conselho Tutelar foi acionado para definir as medidas relacionadas às crianças.

Ações policiais e processo legal

Na delegacia, Sabrina foi autuada em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil e encaminhada ao Centro de Triagem de Viana (CTV). Seus pertences pessoais, incluindo R$ 140 em dinheiro, foram entregues às autoridades.

O corpo de Denildo José de Moraes foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Científica para o processo de necropsia antes de ser liberado à família.

Polícia confirma mais uma morte no caso da família envenenada no Piauí; Uma criança, de 1 ano e 8 meses

Uma criança, de 1 ano e 8 meses, e um adolescente, de 17, morreram sob a suspeita de envenenamento em Parnaíba, litoral do Piauí. Além deles, sete familiares, incluindo outras três crianças, foram hospitalizados, segundo o delegado responsável pelo caso, Renato Pinheiro.

A morte da criança foi confirmada no início da noite desta quinta-feira (2/1).

O delegado informou ao Metrópoles que a família começou a passar mal na quarta-feira (1º/1), após comer peixes recebidos na noite anterior (31/12).

Os familiares foram socorridos e levados ao Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda). O adolescente morreu a caminho do Heda. A criança de quase dois anos morreu no hospital nesta quinta-feira (2/1).

Ainda segundo a Polícia Civil, o adolescente que morreu era parente dos meninos de 8 e 7 anos mortos em 2024, depois de comerem cajus envenenados. Já a criança de 1 ano e oito meses, que também morreu, é irmã dos dois meninos mortos.

A perícia da Polícia Civil coletou material genético do estômago, sangue e da urina do adolescente falecido. Também foram coletados sangue e urina das vítimas internadas no Heda. Os peixes que sobraram foram levados pelas autoridades para análise. Os resultados serão incorporados à investigação.

Segundo a Polícia Civil do Piauí, as vítimas são:

Adolescente de 17 anos (morto);
As duas irmãs do adolescente;
O padrasto do adolescente;
Uma mulher e seu filho, que moravam na casa;
Três crianças, filhas das irmãs do adolescente. (uma morta)

Fonte: Metrópoles