quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Sobrevivente do acidente de avião no Cazaquistão relata momentos de terror antes da queda; veja vídeo

Foto: Divulgação/Reuters
A aeronave, um Embraer 190 fabricado no Brasil partiu de Baku, capital do Azerbaijão
Um sobrevivente do acidente aéreo envolvendo um avião comercial da companhia Azerbaijan Airlines, próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão mostrou momentos de terror antes da aeronave cair, na madrugada desta quarta-feira (25). O voo estava com 67 passageiros e cinco tripulantes.

A aeronave, um Embraer 190 fabricado no Brasil partiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na região da Chechênia, na Rússia. Entre os sobreviventes, dois são crianças e estão hospitalizadas. Até o momento, são 38 mortos e 29 sobreviventes.

A aeronave desviou da rota original e caiu na costa do Mar Cáspio, supostamente após uma emergência envolvendo uma colisão com pássaros, conforme informou o órgão regulador da aviação da Rússia. Imagens fortes divulgadas nas redes sociais mostram o avião descendo rapidamente e explodindo ao atingir o solo. Sobreviventes relataram momentos de pânico, com passageiros ensanguentados caminhando sobre parte da fuselagem que permaneceu intacta após o impacto.

O Ministério de Emergências do Cazaquistão confirmou que os bombeiros conseguiram apagar o incêndio gerado pela explosão e que os corpos das vítimas estão sendo resgatados. Os sobreviventes foram levados para hospitais na região, e alguns deles encontram-se em condições críticas, de acordo com o líder checheno Ramzan Kadyrov, que expressou suas condolências e afirmou estar rezando pela rápida recuperação dos feridos.

A Embraer, fabricante do jato, emitiu uma nota lamentando o ocorrido e se colocou à disposição para ajudar na investigação das causas do acidente. “Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas, assim como entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, declarou a companhia.

O presidente russo Vladimir Putin e o presidente azeri Ilham Aliyev expressaram suas condolências às famílias das vítimas. Aliyev, que estava na Rússia para participar de uma cúpula, cancelou seus compromissos e retornou ao Azerbaijão. Autoridades locais informaram que as causas do acidente ainda não foram totalmente esclarecidas. Inicialmente, a Azerbaijan Airlines declarou que o avião colidiu com um grupo de pássaros, mas a informação foi posteriormente suprimida.

Entre os ocupantes, havia 37 cidadãos do Azerbaijão, seis cazaques, três quirguizes e 16 russos, conforme o Ministério dos Transportes do Cazaquistão. A Azerbaijan Airlines também afirmou que o avião fez um pouso de emergência a três quilômetros do aeroporto de Aktau antes de colidir com o solo. Imagens de marcas de fuzilagem na fuselagem da aeronave aumentaram os questionamentos sobre as circunstâncias do acidente.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.