Os profetas da chuva da Região dos Inhamuns prevêem inverno acima da média em 2025. Os prognósticos foram apresentados na última quarta-feira (18), durante o VII Encontro dos Profetas da Chuva realizado no campus do Instituto Federal do Ceará, na cidade de Boa Viagem.
Um dos profetas da chuva, conhecido por Totonho, disse que fez suas previsões observando principalmente o comportamento dos cupins e das formigas no Distrito de Barra Nova, onde reside, haverá um bom inverno, mas as chuvas só deverão começar a partir da segunda quinzena do mês de fevereiro, no entanto, a quadra invernosa deverá se prologar até o mês de junho.
Um outro profeta da localidade de Pitombeira (Parambu), observou o comportamento da umburana-de-cheiro em 2024, espécie nativa do sertão nordestino. Segundo ele, quando a planta apresenta um forte carrego é sinal de bom inverno e nesse ano, as umburanas da sua localidade de origem ficaram muito carregadas. "A nossa expectativa é de bom inverno nessas regiões".
O Diretor do IFCE - Campus de Tauá, profº José Alves Neto, que também participou do evento, disse que praticamente a unanimidade dos profetas da chuva dos vários municípios da Região dos Inhamuns, Sertões de Crateús, Centro-sul e Cariri, presentes ao Encontro, também apontaram um inverno dentro ou acima da média no ano de 2025.
Os prognósticos apresentados no evento dos Profetas da Chuva, coincidem com as previsões meteorológicas apresentadas durante Encontro dos Produtores, promovido pela FAEC, no mês de novembro, durante o FestBerro em Tauá.
Na ocasião, os 3 meteorologistas contratados pela Federação de Agricultura do Estado do Ceará, disseram que o inverno no Ceará em 2025 será dentro ou acima da média histórica.