quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Pelo menos 34 faccionados foragidos do Ceará receberam abrigo em comunidade do Rio de Janeiro

Operação da Polícia Civil do Ceará deflagrada no Complexo da Rocinha nesta terça,  é oriunda de investigação que apontou chefe do Comando Vermelho (CV) como braço logístico para acolher criminosos do Ceará no Rio de Janeiro
A facção criminosa Comando Vermelho (CV) forneceu apoio logístico a mais de 34 foragidos da Justiça cearense da região Norte do Ceará. O responsável pelo "acolhimento" dos criminosos seria José Mario Pires Magalhães, de 29 anos, conhecido como ZM. Nesta terça-feira (17), foi deflagrada uma operação da Polícia Civil do Ceará na Rocinha para o cumprimento de 34 mandados de prisão e nove de busca e apreensão. Os criminosos, entretanto, conseguiram fugir.

Mario é apontado pela Polícia como chefe do CV no Ceará e teria disponibilizado moradia, "empregos no crime" e translado para os faccionados foragidos, que estariam escondidos na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia, ZM mora em uma mansão na comunidade, em uma rua no alto do morro. As casas onde os cearenses estavam teriam piscinas, sinucas e banheiras de hidromassagem. Mais de 30 policiais civis cearenses participaram da operação desta terça, que teve o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Foram cumpridos os mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de drogas e de armas. 

Região Norte do Ceará
De acordo com o chefe do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte, delegado Marcos Aurélio, houve a identificação sobre um elevado número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região, que compreende as áreas de Sobral, Canindé, Camocim e Crateús. As investigações apontavam que os crimes seriam oriundos de ações orquestradas pelo Comando Vermelho e que, após o cometimento dos crimes, os autores fugiam para o Rio de Janeiro.
Os criminosos são naturais do Ceará, de municípios como Santa Quitéria, Baturité e Sobral.

Quem é o chefe do CV no Ceará que mora em mansão na Rocinha (RJ)
José Mário Pires Magalhães, conhecido como ZM ou Flamengo, de 37 anos, é apontado como a maior liderança da facção criminosa do CV no Ceará. Ele entrou para a lista dos mais procurados do Ceará e responde a dois homicídios. As investigações da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) identificaram áudios de um integrante da facção afirmando que ZM era o "número um", da organização criminosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.