Essa foi a primeira de três solenidades de promoção que ocorrerão até o fim de 2024, contemplando ao todo 2.459 policiais e bombeiros militares no estado
Nesta segunda-feira (23), 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos em uma solenidade realizada pelo Governo do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); do secretário da SSPDS, Roberto Sá; do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; e do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto, entre outras autoridades.
Essa foi a primeira de três solenidades de promoção que ocorrerão até o fim de 2024, contemplando ao todo 2.459 policiais e bombeiros militares no estado. Durante a cerimônia, o governador Elmano de Freitas destacou o significado da ascensão profissional para os homenageados. “Tenho certeza que passa um filme na cabeça de cada um. Seja daquele que estudou e aguardou pela oportunidade, ou daquele que, a partir de hoje, ocupa uma posição de maior responsabilidade. Essa promoção é um reconhecimento do Estado e da sociedade”, afirmou.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, reforçou a importância do momento. “A promoção valoriza o tempo de serviço, habilidades e condutas. Contudo, ela também representa um aumento de responsabilidade. É gratificante contar com o apoio da família, nosso pilar, enquanto seguimos firmes protegendo a população”, disse.
A cabo da PMCE Karine Monteiro, promovida durante a solenidade, descreveu a experiência como indescritível. “É o sonho de todo policial militar. Foram sete anos como soldado e, hoje, celebro esse momento especial com gratidão a Deus, aos meus comandantes e à minha família”, relatou.
Além da cerimônia em Fortaleza, outras 278 promoções serão realizadas ainda nesta segunda-feira (23) no Centro de Eventos de Sobral. Na quinta-feira (26), um dia após o Natal, mais 278 policiais e bombeiros serão promovidos no Ginásio da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato. Com todas as promoções de 2024, o impacto financeiro anual estimado é de R$ 17,3 milhões.
O comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo, destacou a importância do reconhecimento. “A promoção é um estímulo ao policial militar. A reestruturação das Forças de Segurança demonstra o compromisso do Governo com nossas corporações e com a sociedade”, afirmou.
Por sua vez, o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, ressaltou o papel essencial dos bombeiros militares. “A nova patente é um reconhecimento pela dedicação e compromisso com a sociedade. Esse momento também carrega a responsabilidade de inspirar e liderar”, declarou.
Entre 2023 e 2024, o governador Elmano de Freitas promoveu 4.994 policiais e bombeiros no Ceará. Desde a implementação da Lei das Promoções, em maio de 2015, 34.454 militares foram promovidos. A legislação, sancionada pelo então governador Camilo Santana, estabeleceu um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças.
Na última semana, a Assembleia Legislativa aprovou projetos de lei para reestruturar as Forças de Segurança, iniciativa sancionada pelo governador. Em uma transmissão nas redes sociais, Elmano também anunciou um novo concurso para delegado da Polícia Civil do Ceará (PCCE), ampliando ainda mais os investimentos em segurança pública no estado.
GCMais