quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Deputados criticam indicação de Onélia Santana ao TCE: “é votar para a raposa cuidar do galinheiro”

”Alcides Fernandes disse que votará contra, caso a indicação da Casa seja no nome de Onélia Santana. Foto: ALECE
Deputados da bancada de oposição voltaram a criticar a indicação da secretária Onélia Santana, esposa do ministro Camilo Santana (PT), para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Ceará. Os parlamentares sugeriram aos líderes políticos a repensar o ato e apontaram que a família de Camilo já teria sido beneficiada com cargos no Governo Elmano de Freitas.

Em pronunciamento feito na terça-feira (10), o deputado Sargento Reginauro (União) chegou a chamar Camilo Santana de “imperador” pelo estilo de política implementada pelo petista no Ceará. Ele chegou a dizer que mudanças foram feitas no conselho da Cagece para inserir o pai de Camilo, Eudoro Santana, no cargo de conselheiro, e criaram o Instituto Mirante para que o irmão do ministro, Tiago Santana, pudesse administrar a cultura do Estado.

Na sessão desta quarta-feira (11), Reginauro destacou que o caso está estampado em todos os veículos de comunicação do Estado e do País. Ele disse não ter nada contra a figura de Onélia Santana, mas contra o mecanismo que está sendo adotado por outros ministros do Governo Lula.

“É o quinto ministro do Governo Lula que está indicando a mulher para um cargo que trata das contas dos municípios. A grande maioria dos prefeitos é aliada do governador e do ministro, esposo da possível conselheira do TCE, Onélia Santana. Quem está colocando Onélia numa situação constrangedora não somos nós da oposição, é , de fato, quem está indicando o nome dela para esta vaga, e quem está chancelando essa indicação”, disparou.

Ainda de acordo com Reginauro, como Onélia terá isenção ao analisar contas de municípios administrados pelo PT, partido de seu esposo.  Segundo ele, caso um dia seu líder político Capitão Wagner chegue a ser governador e o indicar para conselheiro do TCE, ele seria cobrado, visto a intimidade que existe entre os dois. “Isso é ruim para o Estado, para o Governo. Repensem. Ainda há tempo de voltar atrás nessa indicação”.

“Mulher do Camilo”

Alcides Fernandes (PL) foi para um ataque mais frontal, afirmando que indicar Onélia para o TCE seria o mesmo que “colocar o rato para cuidar do queijo, e a raposa para cuidar do galinheiro”. O parlamentar afirmou, ainda, que a secretária não tem conhecimento jurídico, contábil ou financeiro para a função. “Entretanto, a senhora Onélia tem apenas um requisito: ser mulher do Camilo”.

O bolsonarista afirmou que votará contra, caso Onélia seja o nome indicado pela Assembleia Legislativa. Ele também disse que outros familiares de Camilo “têm tomado uma série de cargos com salários exorbitantes”. “Alguém conhece Tiago Santana? É o irmão do Camilo. O presidente do Instituto Mirante, que foi criado no último ano do mandato do Camilo, e em menos de um ano, recebeu R$ 150 milhões. E hoje, em 2024, recebeu um montante de R$ 250 milhões”.

Blog do Edison Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.