quarta-feira, 20 de novembro de 2024

“Não há ainda essa comunicação (de rompimento)”, diz Cid; senador pede paciência para que “ritos sejam cumpridos”

Apoiado por Eudoro Santana, o senador Cid Gomes participou da reunião do diretório estadual do PSB na noite desta terça-feira (19). Foto: Fernando Barbosa/ Opinião CE
Presidente do partido, Eudoro Santana, frisa que o senador não deixará a legenda e que relação entre o parlamentar e Elmano de Freitas é pessoal, porém espera que haja pacificação
O Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) reuniu-se na noite desta terça-feira (19) para avaliar a vitória da legenda nas eleições municipais deste ano, quando foram eleitos 65 prefeitos, 54 vices e 480 vereadores. Cid Gomes, no entanto, chegou à sede do PSB, no bairro de Fátima, tetando evitar falar sobre o rompimento com o PT no Estado. Na tentativa de descontrair o ambiente, ele falou sobre o desempenho do Ceará Sporting Club na Série B do Campeonato Brasileiro, mas falou muito pouco sobre o posicionamento político dele quanto ao apoio a Elmano de Freitas (PT).

“Só dá pra comemorar a elevação do Ceará à Série A após completada a 38ª rodada. A gente precisa aguardar o final das etapas”, disse Cid Gomes antes de participar da reunião com o Diretório Estadual do PSB.

Ao final da reunião, Cid Gomes voltou a falar sobre o posicionamento político dele em relação ao que teria dito sobre a concentração de poder do PT no Ceará. Indagado sobre a decisão de romper politicamente com o governador Elmano de Freitas, o senador tangenciou e não confirmou o rompimento, tendo em vista que nada foi comunicado oficialmente.

“Decisão é decisão. Quando se decide, se comunica. Não há, ainda, essa comunicação. Qualquer ação na sua vida deve ser feita sempre ouvindo o coração. Sempre colocando a cabeça como grande regrador da sua fala, das suas decisões. Se está em curso isso, vamos ter paciência, pois tem ritos que precisam ser cumpridos. Não é razoável que a gente comunique uma coisa sem que algumas prévias possam ter acontecido. Como as prévias não aconteceram todas, não pode haver comunicação”, declarou o senador.

Ao ser questionado de ter falado com Elmano de Freitas sobre as insatisfações, Cid Gomes, mais uma vez, tentou desconversar, ressaltando que nos últimos dias tem conversado com muita gente do meio político. “Eu tenho conversado com muita gente, isso faz parte do rito. Comunicação, nota, não tenham dúvida que acontecerá no momento certo. Não coloquem na minha boca, palavras do outros. Eu converso com as pessoas e [as pessoas] não estão submetidas a um sigilo ou a uma interpretação do que eu possa ter falado. O momento é de entendimentos, conversas internas. Eu sou o maior interessado em dizer como é que me comportarei no futuro”, destacou.

Perguntado sobre o que esperar sobre o comportamento dos políticos aliados sobre o rompimento com o PT, o senador insistiu que ainda não decidiu nada, apesar das declarações da deputada estadual Lia Gomes (PDT), irmã dele, ter confirmado que Cid está insatisfeito com algumas tomadas de posicionamento dos petistas no Estado.

 “Como é que eu vou falar em possível decisão. A minha [decisão], que será sucedida de uma nota pública, só acontecerá após cumpridos alguns ritos que ainda estão acontecendo. Ninguém pode colocar o carro na frente dos bois”, declarou.

Ainda sobre o que o estava deixando insatisfeitos com relação às posições de Elmano de Freitas, o senador garantiu que em breve tudo será comunicado. Em nenhum momento, Cid Gomes citou o nome do Governador nem do ministro da Educação, Camilo Santana, que é filho do presidente estadual do PSB.

Eudoro Santana afirma que Cid deve ficar no partido

Segundo o presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, o senador Cid Gomes foi ouvido sobre o rompimento político com o PT.

“Ele [Cid Gomes] não declarou. Falou pra mim e para outros deputados e isso vazou [sobre a conversa com Elmano]. Ao final, o Governador foi taxativo que não aceitava a mudança, ele disse que não contasse com ele. Mas eu quero afirmar aqui que ele vai ficar no partido. Não há nenhuma possibilidade dele sair. Pórem, o que ele falou é uma declaração pessoal dele. O partido não está tomando nenhuma posição. O projeto Ceará Cada Vez Mais Forte, vai continuar. Esperamos que esse fato ainda seja resolvido”, disse o presidente estadual do PSB.

Eudoro Santana salientou que o PT não conversou com nenhum partido da base. “Nem com o PSD, que elegeu a vice [Gabriella Aguiar em Fortaleza]”, salientou. O presidente estadual do PSB confirmou a indicação do deputado Fernando Santana (PT) para a sucessão de Evandro Leitão (PT), eleito prefeito de Fortaleza no segundo turno do pleito municipal. Eudoro, porém, acredita que haverá pacificação, pelo bem do projeto de governo iniciado em 1º de janeiro de 2023. “Nosso caminho é tentar encontrar a pacificação”, concluiu.

Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.