sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Governos federal e estadual começam a aliciar os prefeitos eleitos em 2024 visando o pleito de 2026

Todos prefeitos cearenses, eleitos neste ano, no Ceará, foram convidados da Caixa Econômica Federal, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, “em parceria com o Governo do Estado do Ceará”, foram convidados para o “1º Encontro Regional- Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos”, realizados nesta sexta-feira (22) no Centro de Eventos de Fortaleza. O convite era individual e cada prefeito poderia levar um só assessor. O encontro não permitia a entrada de qualquer outra pessoa, senão os convidados e representantes do Caixa, e dos governos federal e estadual.

Construtores e outras poucas pessoas que tomaram conhecimento do evento, tentaram conseguir um convite, mas só um ou outro logrou êxito. A não publicização do encontro deixou a classe política convicta de que o evento seria mais político, com vistas às eleições de 2026, do que propriamente um encontro para instrumentalizar os prefeitos a iniciarem os seus governos, a partir de janeiro de 2025, com informações sobre os financiamentos públicos que o banco oficial tem a oferecer. As presenças do ministro das Relações Institucionais e do governador do Ceará, deram força à especulação.

“O evento (dizia o convite), contará com temas como Portal Federativo, transfere.gov e regras de transição, além de discussões sobre financiamento de projetos de infraestrutura, saneamento, habitação, repasses da União e outros serviços essenciais para a gestão pública”.

A Caixa Econômica Federal é quem movimenta os recursos federais para quase todas as obras do Governo Federal, portanto é por ela que os prefeitos se aproximam mais rapidamente do Governo Federal.

Blog do Edison Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.