A estudante ficou surpresa, pois acreditava ter desligado o aparelho
A estudante Maria Eduarda Cavalcante, de 16 anos, foi eliminada do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, neste domingo (3), em Cuiabá, depois de seu celular tocar dentro da sala de exame, o que vai contra as regras do certame.
A aluna, que cursa o segundo ano do Ensino Médio, enfrentou dificuldades desde o início do dia. Essa era sua primeira vez realizando o Enem e, segundo relatou, a tensão já havia começado quando esqueceu de levar a identidade, dispondo apenas de uma foto do documento no celular. Após várias tentativas frustradas de acessar a carteira digital de trabalho, ela conseguiu entrar na sala de prova após apresentar um documento válido.
Estudante é eliminada do Enem em Cuiabá após celular tocar durante a prova
No entanto, durante a redação, o celular tocou, causando sua eliminação imediata. A estudante ficou surpresa, pois acreditava ter desligado o aparelho, e lamentou a situação, destacando que estava justamente começando a desenvolver o tema proposto.
O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” e incluía textos de apoio que faziam referência ao samba da Mangueira “Marielles e Malês”. Além disso, as questões do exame abordaram tópicos como o rompimento da barragem de Fundão, a chegada da pílula anticoncepcional no Brasil nos anos 1960, o movimento Black Lives Matter e a difusão de novelas brasileiras na Rússia e em Angola na década de 1980.
GCMais