As articulações para a escolha dos membros da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2025/2026 ocorrem num ambiente de conversas e reuniões.
Com a eleição do atual presidente, Evandro Leitão, para a Prefeitura de Fortaleza, as discussões em torno dos nomes que vão compor a mesa foram antecipadas.
A indicação do nome do deputado Fernando Santana (PT) como candidato do grupo governista tem mexido com as articulações políticas na Casa. O parlamentar largou na frente dos outros cinco pretendentes ao cargo.
Nas conversas de bastidores a informação é que há descontentamento pela indicação de Fernando Santana por parte de Cid Gomes (PSB). O senador não estaria disposto a aceitar que o PT se torne uma legenda hegemônica no Estado, ocupando o Governo, a Presidência da Assembleia e a Prefeitura de Fortaleza.
Segundo interlocutores, numa reunião ocorrida neste feriado de 15 de novembro, entre Elmano e Cid, o assunto da eleição da mesa diretora da Alece teria entrado na pauta das conversas e Cid Gomes teria demonstrado insatisfação com a indicação do nome de Fernando Santana.
O fato é que o governador Elmano não abre mão da indicação de Santana ao cargo e Cid já estaria pensando em romper, indicando um nome do deputado Salmito Filho para disputar o cargo contra Fernando Santana.
Há quem diga que Cid poderia estar fazendo uma espécie de chantagem para obter dividendos políticos junto ao governo.