Para o fortalezense Ediberto Viana, de 60 anos, idade não é problema. Ele está fazendo pela quarta vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de ingressar na graduação em Agronomia. O primeiro dia de provas deste ano é realizado neste domingo (3) em todo o Brasil.
O g1 conversou com Ediberto enquanto ele esperava a abertura dos portões do campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. Mais de 4 mil candidatos vão fazer a prova no local.
Ediberto trabalhava como auxiliar de serviços gerais, mas está desempregado há dois anos. Ele encara o Enem como uma possibilidade de voltar a trabalhar, além de realizar um sonho.
"[Meu objetivo] É fazer uma faculdade que eu sempre sonhei, que é agronomia, e voltar ao mercado de trabalho", disse Ediberto. "[Estou] Sempre procurando coisa nova, atrás de conhecimento, de prática de trabalho. Sempre gostei de mexer com planta, com animal. É isso que eu pretendo".
Neste ano, Ediberto está indo para sua quarta tentativa de ingressar no ensino superior. Ele costuma estudar em casa, por conta própria.
Em uma das tentativas, ele conseguiu nota para ser aprovado, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no curso de Filosofia, mas não se inscreveu.
Desta vez, ele afirmou que vai focar em Agronomia, mas se passar em outro curso, como Filosofia, vai aproveitar a oportunidade para entrar na universidade.
Com informações do G1 Ceará.