sábado, 30 de novembro de 2024

Homem matar filha de 15 anos a facadas e esfaquear ex-esposa e os sogros

PROCURADO
Um homem de 44 anos matou a filha de 15 anos e esfaqueou a ex-companheira, além dos ex-sogros, na noite dessa quinta-feira (28), em São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá. A vítima foi identificada como Talhita Evaristo da Silva. Já o suspeito, identificado como Vanderley Evaristo da Silva, é procurado.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 21h, em uma área rural do município. As vítimas feridas possuem entre 40 e 70 anos. O crime teria sido motivado por desentendimentos relacionados à separação do casal.

Às equipes, a filha do casal informou que o suspeito foi até a casa da ex-mulher e trancou a família dentro da casa, antes do ataque. A filha de 16 anos conseguiu fugir do local. Depois, o suspeito foi até a casa dos ex-sogros e golpeou eles com uma faca. Depois, fugiu por uma janela e se fugiu para uma região de mata.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito já havia ameaçado a família diversas vezes.

Todos foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Cáceres, a 220 km de Cuiabá. A filha de 16 anos saiu ilesa, já a ex- mulher e ambos os ex-sogros tiveram cortes profundos na região do pescoço. A filha, de 15 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Após o crime, o suspeito enviou áudios para o ex-cunhado anunciando a tentativa de chacina.

“Só para te avisar, eu matei seu pai, a dona Ana, a Lucélia, sua mãe, e a Talhita e vai lá manda socorrer vai que pega algum vivo ainda. A minha vida foi pro inferno, tchau!”, diz trecho do áudio.

Um casal foi visto fugindo do local em uma moto, abandonou o veículo, entrou em uma região de mata e fugiu. Segundo testemunhas, o suspeito estaria em uma relação com uma mulher da moto.

A Polícia Civil investiga o caso.

Brasileiro de 19 anos morre ao atuar como soldado voluntário em guerra na Ucrânia

Foto Reprodução/redes sociais
Um jovem brasileiro, de 19 anos, morreu enquanto atuava como soldado voluntário na guerra na Ucrânia. Tiago Nunes, é natural de Rurópolis, no estado do Pará. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade, por meio de nota de pesar esta sexta-feira (29).

Tiago veio a óbito na quinta-feira (28). Segundo publicações de amigos dele, o jovem chegou à Ucrânia para a missão há pouco mais de 15 dias.

"É com muito pesar que a Prefeitura Municipal de Rurópolis lamenta a triste notícia da morte do Jovem ruropolense morto em combate na Guerra da Ucrânia. 

Tiago Nunes tinha 19 anos e morreu na quinta-feira (28), enquanto servia como voluntário no conflito contra a Rússia. Neste momento de profunda tristeza e dor, manifestamos aos familiares e amigos nossas mais sinceras condolências", diz o comunicado do município.

Com informações do Diário do Nordeste.

Camocim-CE: Policial civil que matou quatro colegas em delegacia recebe laudo de insanidade mental e não vai responder pelo crime

O ACUSADO
O crime aconteceu em maio de 2023, na cidade de Camocim - O suspeito chegou a fugir em um carro da própria corporação, mas abandonou o veículo e se entregou no quartel da Polícia Militar
AS VÍTIMAS
O policial civil que matou quatro colegas em uma delegacia de Camocim, litoral do Ceará, não vai ser julgado pelo crime. A decisão judicial se baseou no laudo da perícia forense, que apontou insanidade mental.

O caso aconteceu em maio de 2023. O suspeito, identificado como Antônio Alves Dourado, inspetor da Polícia Civil, estava de folga na data do crime. De madrugada, ele foi até a delegacia onde estavam as outras quatro pessoas e abriu fogo.

Depois de atirar nos colegas, Dourado fugiu em um carro da polícia, mas abandonou o veículo e se entregou no quartel da Polícia Militar da cidade.

O documento feito pelo Núcleo de Psiquiatria da Perícia Forense apontou um quadro de Transtorno Esquizoafetivo, condição classificada na legislação como doença mental a qual implicou em "completo comprometimento da capacidade de entendimento e, por conseguinte, completo comprometimento da autodeterminação".

A defesa do réu se manifestou pela transferência imediata para uma unidade hospitalar, alegando que a unidade prisional em que ele se encontra não possuía estrutura adequada diante do diagnóstico.

Em julho de 2023 a justiça estadual já havia negado pedido de defesa para que ele fosse internado provisoriamente em um hospital psiquiátrico. Isso aconteceu logo após uma nova ação do policial civil, quando ele tentou matar um companheiro de cela na Penitenciária Industrial Regional de Sobral.

Vítimas
 As vítimas foram três escrivães e um inspetor da Polícia Civil. Três foram mortos dentro da delegacia e um do lado de fora. O crime aconteceu na Delegacia Regional de Polícia Civil de Camocim.

Os policiais mortos foram identificados como

Antônio José Rodrigues Miranda

Antônio Cláudio dos Santos

Francisco dos Santos Pereira

Gabriel de Souza Ferreira

Preá: Homem que matou ex estrangulada com toalha na frente da filha é condenado a 26 anos de prisão

Foto do homem condenado ao lado da vítima, quando os dois ainda eram um casal
O crime foi cometido em 2021
O homem matou a ex-companheira em razão do término do relacionamento
Luiz Fernando Domingues do Nascimento, acusado de matar a companheira estrangulada com uma toalha na frente da filha do casal, em Cruz, no interior do Ceará, foi condenado a 26 anos e oito meses de prisão por feminicídio. Ele também perdeu a guarda da criança, fruto do relacionamento com a vítima.

A decisão é do Tribunal do Júri da comarca de Cruz, que acatou as teses do Ministério Público do Ceará (MPCE).

De acordo com a sentença, Luiz Fernando foi condenado com as qualificadoras de motivo fútil, emprego de meio cruel e utilização de recursos que dificultaram a defesa da vítima. Ele não tem direito de recorrer em liberdade.

Lembre o caso 
O crime aconteceu no dia 5 de setembro de 2021, na praia do Preá, no município de Cruz.

A vítima estava em casa acompanhada da filha, se preparando para o trabalho, quando se iniciou uma discussão com Luiz Fernando motivada, segundo o MPCE, pelo término do relacionamento dos dois.

Com raiva, o homem enrolou a ex com uma toalha de banho e a estrangulou até a morte. Ela foi encontrada depois pelo seu irmão mais novo, ainda com a filha no colo.

Conheça João Batista Torres, vereador eleito de Natal que usou o slogan “eu sou liso”

João Batista Torres é morador do bairro Planalto, há 20 anos, sempre trabalhou em busca de melhorias para a comunidade, ativista social, idealizador do projeto social aconchego do bem, que há 12 (anos) leva mais qualidade de vida aos moradores do bairro Planalto e de Natal, através dos vários projetos na área da saúde com consultas médicas em várias áreas, reabilitação através de fisioterapia e também atua na área da profissionalização ofertando cursos em várias profissões, todo esse trabalho social é realizado através de voluntários que se uniu a fezer o bem e melhorar a vida das pessoas.

Perseverança e determinação, assim também se define João Batista Torres, o mesmo participou de três pleitos eleitorais, 2012, 2016, 2020 e 2024 onde conquistou a tão sonhada cadeira e oportunidade de representar a sua comunidade e a sua cidade.

João Batista Torres, chega à Câmara Municipal em uma renovação de 51% da casa na próxima legislatura, fez uma campanha sem grandes estrutas e sem apoio político, contando apenas com os amigos familiares e a comunidade do Planalto, a qual o mesmo nos falou da sua imensa gratidão ao bairro Planalto, que o abraçou desde o primeiro momento.

” O LISO” obteve 3.565 votos, sendo 1501 votos no bairro Planalto e 1080 no bairro Pitimbu, e os demais votos em vários bairros de Natal, tornando – se assim o vereador mais votado da Zona Oeste de Natal.

Palavras De João Batista Torres

Chego à Câmara Municipal, com o objetivo de trabalhar por nossa cidade e pela minha comunidade, momento também de agradecer a Deus a oportunidade, e naquela casa fazer amizades, aprender com os nossos amigos vereadores e vereadoras e estrei sempre aberto ao diálogo em consonância do que for melhor para aquela casa e para a nossa cidade.

Minha bandeira de luta será o social, pois um trabalho social realizado de forma séria consegue mudar e muito a realidade de qualquer comunidade e da cidade, claro também não irei esquecer as outras pautas de fundamental importância para nossa cidade, como saúde, educação, esporte, cultura e transporte público.

Espero contribuir com o prefeito eleito da nossa cidade Paulinho Freire e com os amigos vereadores e vereadoras.

Que Deus em sua infinita bondade nos conceda uma boa gestão, não só a mim, mais aos 29 vereadores da nossa cidade e ao nosso prefeito, que Deus nos guie na condução dessa cidade.

GPS leva carro a ponte inacabada e deixa três mortos

Três homens morreram no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, após seguirem uma rota indicada por um aplicativo de navegação que os direcionou a uma ponte inacabada. O acidente ocorreu no domingo (24) e vitimou duas pessoas que viajavam de Gurugram para Bareilly para participar de um casamento. Sem conhecer o local, os passageiros seguiram o trajeto até caírem no leito de um rio.

Moradores encontraram o veículo danificado na manhã seguinte e acionaram a polícia. Os corpos foram resgatados e submetidos a exames post-mortem.

Segundo informações do India Today, os familiares das vítimas responsabilizaram as autoridades pelo acidente, criticando a ausência de barricadas ou sinalizações adequadas na ponte desabada.

O caso reacende o debate sobre a confiabilidade de aplicativos de navegação em regiões com infraestrutura precária e a necessidade de ações preventivas para evitar tragédias semelhantes.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Pesquisa Band aponta liderança de Bolsonaro sobre o presidente Lula

Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (27), mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 37,6% das intenções de voto, no cenário estimulado, para as eleições para o governo federal em 2026. O atual presidente, Lula (PT), aparece na sequência, com 33,6% das intenções de voto. Ciro Gomes tem 7,9%.

VEJA OS NÚMEROS
  • Jair Bolsonaro (PL) – 37,6%
  • Lula (PT) – 33,6%
  • Ciro Gomes (PDT) – 7,9%
  • Simone Tebet (MDB) – 7,7%
  • Ronaldo Caiado (União) – 3,7%
Os entrevistados que não sabem ou não responderam somam 3,8%, nenhum, branco e nulo são 5,8%. Vale destacar que Jair Bolsonaro perdeu seus direitos políticos e está inelegível, segundo decisão do TSE.

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2024 eleitores em 26 Estados Distrito Federal em 86 municípios. Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0%. 

As entrevistas foram feitas entre os dias 21 a 25 de novembro de 2024.

Suspensão do BPC por falta de atualização no CadÚnico começa a valer

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que foi iniciada a suspensão dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para quem não realizou a inscrição ou atualização do Cadastro Único (CadÚnico) dentro do prazo estabelecido pela Portaria Interministerial MDS/MPS nº 27/2024, que era de 45 ou 90 dias.

A medida afeta beneficiários que foram previamente notificados, e a regularização deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de suas residências.

Após a atualização no CadÚnico, a reativação do benefício será automática, com pagamentos regularizados em até sete dias úteis, sem necessidade de retorno ao INSS. Beneficiários que tiverem seus pagamentos suspensos com o motivo “Suspensão por não inscrição/atualização CadÚnico – motivo 96” devem procurar o Cras diretamente, já que o Instituto não adotará ações para reativação até que o cadastro seja devidamente atualizado.

Golpes com Inteligência Artificial ameaçam consumidores na Black Friday: saiba como se proteger

A Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros, também se tornou terreno fértil para criminosos que utilizam ferramentas avançadas, como a Inteligência Artificial (IA), para aplicar golpes. Segundo levantamento da Branddi, empresa especializada em proteção de marcas, o Brasil já registrou mais de mil sites fraudulentos relacionados ao evento até o período de “esquenta”. Esse número é três vezes maior do que o observado no mesmo período de 2023.

Entre as táticas mais comuns estão anúncios falsos, sites clonados e até vídeos deepfake com influenciadores, criados para dar veracidade às promoções fraudulentas. Segundo Gustavo Mariotto, CSO da Branddi, essa prática, chamada Brand Impersonation, consiste na réplica digital da identidade de marcas para enganar consumidores.

“Além de prejudicar o consumidor, essas ações afetam as empresas, causando prejuízos financeiros, impacto na reputação e sobrecarga no atendimento ao cliente”, afirma Mariotto.

Como identificar golpes

De acordo com o especialista em segurança Rodrigo Jorge, há sinais que ajudam a identificar anúncios e sites fraudulentos:

• Anúncios pagos com preços irreais: Criminosos costumam promover ofertas muito abaixo do valor de mercado para atrair vítimas.

• Domínios falsos: Endereços de sites maliciosos podem ser semelhantes aos originais, mas com pequenas alterações, como “tribudanorte.io” em vez de “tribunadonorte.com.br”.

• Correntes via WhatsApp e redes sociais: Mensagens compartilhadas em massa com links duvidosos são outra tática comum.

O que fazer em caso de golpe

Se o consumidor for vítima de fraude, é essencial agir rapidamente:

1. Cancelar cartões de crédito: Entre em contato com a instituição financeira para bloquear o uso.

2. Registrar um boletim de ocorrência (BO): Isso é fundamental para formalizar a denúncia.

3. Tentar estorno ou devolução: Para compras via cartão, acione a operadora para solicitar o estorno. No caso de PIX, peça a ativação do Mecanismo Especial de Devolução no banco.

O papel das empresas

Para proteger suas marcas e clientes, as empresas devem monitorar o uso indevido de seus nomes, logotipos e domínios. Além disso, é importante solicitar a remoção de conteúdos falsos assim que forem identificados.

No entanto, plataformas como Google e Meta enfrentam dificuldades para barrar anúncios fraudulentos. “Essas empresas acabam até se tornando cúmplices, já que lucram com anúncios pagos que facilitam a prática de crimes”, critica Jorge, que também defende uma legislação mais rígida para proteger consumidores nesse cenário.

Segmentos mais afetados

O estudo da Branddi aponta que os setores de moda e vestuário (30,2%), e-commerce e marketplaces (25,1%) e suplementos (14,3%) são os mais impactados pelas fraudes.

“Os criminosos replicam layouts e elementos gráficos das páginas oficiais, adicionando preços irresistíveis e vídeos deepfake, o que confunde os consumidores e aumenta o risco de golpes”, alerta Mariotto.

Dicas para evitar fraudes na Black Friday

1. Desconfie de preços muito baixos: Verifique se a promoção está disponível no site oficial da marca.

2. Cheque a URL: Confirme se o endereço do site é legítimo antes de fornecer informações pessoais ou financeiras.

3. Use métodos de pagamento seguros: Priorize cartões virtuais ou sistemas que oferecem proteção contra fraudes.

4. Acesse sites oficiais: Evite clicar em links recebidos por redes sociais ou mensagens de texto.

Com prevenção e atenção, consumidores podem aproveitar as promoções da Black Friday de forma segura e evitar transtornos causados por golpes cada vez mais sofisticados.

Vídeo: Esposa flagra marido com garota de programa, bate carro e filma “barraco”

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
A esposa de um gerente de uma empresa de água engarrafada flagrou o marido com uma garota de programa na noite deste último terça-feira  (26), em um motel da região do Zero km, em Várzea Grande.

Revoltada com a situação, a mulher, que chegou em uma Toyota Hilux, bateu a caminhonete contra o carro do marido, um Toyota Etios, no pátio do motel e ainda filmou toda a situação.

A gravação vazou e viralizou pelas redes sociais.

Nas imagens a mulher mostra o carro da empresa em que o marido trabalha e narra que “a mulher dele flagrou com uma put* num motel do Zero”.

Em seguida, ela mostra a frente da Hilux quebrada e o carro do marido batido contra uma parede do quarto do estabelecimento.

“Foi só um empurrãozinho no carro. Olha o carro que ele estava, da empresa”, explicou.

Ela ainda mostra a ‘suíte’ que o homem escolheu.

Na sequência, ela mostra o ‘gerente’ andando pelo pátio do motel, mostra a criança e diz “Isso com criança. E ele está aqui”.

Ao fundo dá para ouvir ele responder: “Porquê você está fazendo isso?”. E o vídeo acaba.

Prefeito e vereador saem na porrada

O prefeito reeleito de Faro, Paulo Carvalho (PSD) e o vereador eleito de Santarém, David Paiva (Republicanos), protagonizaram uma confusão dentro do Hangar Centro de Convenções, em Belém.

A briga aconteceu na manhã de segunda-feira (25) e gerou repercussão nas redes sociais.

Pessoas que estavam no local relataram que os dois políticos iniciaram uma discussão acalorada, que rapidamente evoluiu para agressões físicas.

O local estava sediando um evento promovido pelo Governo do Estado para qualificar as prefeitas e os prefeitos eleitos para mandatos dos próximos quatro anos.

Em nota, a assessoria de David Paiva informou que o irmão dele, Kevin Paiva, revidou a agressão após ser atacado pelo prefeito. Ele teria ficado com hematomas graves e ferimentos.

A reportagem também procurou o prefeito Paulo Carvalho, mas ainda não havia obtido resposta até a publicação da reportagem.

Vídeo. Radialista quebra tornozeleira e xinga Moraes: “Enfia no c*”

O radialista Roque Saldanha (foto em destaque), que chegou a ser preso por suspeita de tentativa de golpe de Estado, usou as redes sociais para confrontar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. No vídeo, Saldanha mostra a tornozeleira quebrada, fala que Moraes “não é homem” e ainda manda o ministro “enfiar a tornozeleira no cu”.

Saldanha usava o monitoramento eletrônico desde que foi liberado da prisão, em 24 de janeiro de 2023. No vídeo, ele afirma que a tornozeleira estava “cozinhando” a perna dele. Saldanha diz que o ministro “sabia disso e todo dia ficava com essas palhaçadas pedindo documento”.

“Tu deveria era criar vergonha na cara e aprender a virar homem, rapaz. […] O senhor é safado. […] Estado de direito é o cu do senhor. O senhor pega essa tornozeleira, abre seu cu e enfia dentro, rapaz”, completou o radialista.

Em 24 de novembro, o Supremo identificou que, em várias datas, Saldanha violou as medidas cautelares impostas. Além de sair do perímetro delimitado pelo STF, o suspeito teria deixado a bateria da tornozeleira acabar.

Por isso, Moraes pediu a prisão preventiva de Saldanha. O pedido teria sido o estopim para o radialista gravar e publicar o referido vídeo.

Veja o vídeo de Saldanha afrontando Moraes:s:

Homem sangra até a morte após ser atacado pelo próprio gato

Na Rússia, um homem morreu após ser atacado pelo próprio gato. Dimitry Ukhin, de 55 anos, era diabético e tinha problemas de coagulação sanguínea.

De acordo com o Portal Ric, o animal estava fora de casa há dois dias e foi encontrado na rua pelo tutor. O homem foi atacado pelo próprio gato enquanto estava sozinho em casa.

Ele teria pedido ajuda para um vizinho, que chamou a equipe de emergência. Entretanto, Dimitry já estava morto na chegada dos socorristas, de acordo com autoridades locais.

Segundo o vizinho, a equipe de emergência demorou para chegar ao local. A causa da morte está sendo investigada pela polícia. O gato não foi encontrado pelos peritos forenses.

Ônibus da Guanabara capota em rodovia e deixa 12 feridos na PB

Um ônibus da companhia Guanabara capotou, no início da noite desta quinta-feira (28), na PB-400 entre as cidades de São José de Piranhas e Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. O acidente aconteceu próximo do Motel Império.

A barra de proteção lateral da pista cedeu devido ao impacto da batida. Segundo testemunhas, foi possível ouvir os gritos de socorro dos passageiros que estavam dentro do veículo.

De acordo com o tenente Delunardo, do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, o ônibus seguia com 11 passageiros e o motorista. O oficial afirmou que quatro pessoas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Cajazeiras, sendo que uma delas apresentava um estado mais grave. Não houve nenhum óbito no local.

A assessoria do Hospital informou que as equipes médicas já estão de prontidão e convocou os profissionais que não estavam de plantão nesta quinta-feira (28) para reforçar no atendimento das vítimas.

Mulher descobre ‘talaricagem’ e mete chinelada na ‘pir1quita’ da amiga

Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (27) mostra um caso de agressão envolvendo duas mulheres em Feira de Santana, interior da Bahia. A confusão teria começado quando a esposa descobriu que sua amiga estava envolvida com seu marido, resultando em um desfecho violento e humilhante.

Nas imagens, a agressora, visivelmente irritada, obriga a suposta amante a confessar o caso extraconjugal. Em meio a insultos e ameaças, a vítima é forçada a tirar a roupa e, em um ato de humilhação extrema, a mulher agride a “rival” com chineladas em suas partes íntimas.

A agressora, que não economiza nas palavras, desabafa sobre a traição enquanto aplica o castigo. Entre suas falas de revolta, ela solta: “Você não tem fogo na boceta? Então é nela que você vai apanhar! Tome, vagabunda descarada. Me respeita, desgraça!”.

O vídeo, que rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerou uma enxurrada de comentários, dividindo opiniões. Alguns internautas apoiaram a agressora, enquanto outros criticaram a violência e a exposição pública. O caso levanta debates sobre os limites da vingança e as consequências emocionais de uma traição.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a abertura de um boletim de ocorrência, mas o vídeo continua sendo amplamente compartilhado.

Pistoleiros de “novo Marcola” chacinaram 3 do PCC em 15 segundos

A guerra entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e uma quadrilha local, conhecida como Bando do Magrelo, transformou as ruas de Rio Claro, no interior paulista, em um front de batalha entre criminosos.

Imagens captadas por câmeras de monitoramento mostram o momento em que cinco criminosos executam a tiros três membros da maior facção do país, na noite de sábado (23/11).

Eles são “soldados” de Anderson Ricardo de Menezes, o Magrelo, que está atrás das grades desde 23 de maio do ano passado. Ele se intitulou “o novo Marcola” e segue como principal líder do bando que leva o seu nome.

As mortes dos três membros do PCC foi uma resposta ao assassinato de Daniel de Paula Sobrinho, de 29 anos, o Vovô, executado dentro no salão de cabeleireiro que era dono, no bairro Jardim Palmeiras. A vingança por sua morte ocorreu cerca de 12 horas depois.

Imagens, obtidas pelo Metrópoles, mostram Gabriel Lima Cardoso, de 26 anos, Marcelo Henrique Ferreira, 27, José Cláudio Martins Nunes, 50, e um suspeito, de 35 anos, conversando em frente a um terreno, no bairro das Nações.

Às 20h55, um Fiat Mobi branco para abruptamente em frente aos quatro membros do PCC. Do veículo, desembarcam quatro homens, já atirando. O carro é acompanhado por uma moto, da qual o garupa desembarca e se une aos pistoleiros.

Mortos com 15 tiros

Marcelo correu pela calçada e foi morto com um tiro na cabeça e outro na nuca, morrendo na rua. No meio do terreno estava o corpo de José Cláudio, com cinco tiros no peito, dois na cabeça e um na nuca.

Gabriel conseguiu ir um pouco mais longe, não por muito tempo, pulando o muro do terreno – no qual José foi morto – mas foi alcançado e executado com cinco tiros na cabeça e um no joelho direito. Ele foi encontrado em uma rua, usada pelos pistoleiros para fugir. Um dos alvos dos tiros, de 35 anos, foi hospitalizado e sobreviveu. Ele ainda irá prestar depoimento à polícia.

Em frente ao terreno no qual as vítimas conversavam, policiais encontraram – após a chacina – munições intactas de calibre 9 milímetros e um carregador prolongado.

Até o momento nenhum pistoleiro foi preso.

No Ceará, prefeito manda retira poço de localidade onde seu candidato perdeu para o adversário

 
A Prefeitura de Poranga, a 350 quilômetros (km) de Fortaleza, tentou mover de local um poço de água potável que fica localizado no distrito de Cachoeira Grande, bem próximo à divisa do Ceará com o Piauí. O local fica a cerca de 48 km da sede do município.⁠

Segundo informações, máquinas da Prefeitura foram ao local, com a presença de um secretário da gestão, para iniciar os trabalhos para fechar o poço e levar os equipamentos para outro lugar. O caso gerou alarde na população e mobilizou o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).⁠

Circulam vídeos, gravados na região, com acusações de que a mudança teria motivações políticas. A principal alegação é que, apesar de o candidato do partido do prefeito, Roberto Uchôa, ter sido eleito, o distrito teria dado “votos” para o adversário, o vice-prefeito Igor Pinho (PSD).⁠

Polícia Civil prende 16 pessoas envolvidas com o crime organizado

Ofensiva cumpriu 67 mandados de busca e apreensão
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (29), a 14ª fase da operação "Demote". 16 mandados de prisão preventiva foram cumpridos. 13 pessoas foram capturadas na Capital e municípios da Região Metropolitana; outros três alvos já estavam presos e tiveram os mandados cumpridos nas respectivas unidades prisionais. A Polícia Civil ainda solicitou o bloqueio de 67 contas bancárias, todas com saldo superior a R$: 250 mil.

O objetivo é combater e desaparelhar grupos criminosos com atuação no Ceará. Os alvos são investigados por Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico de drogas.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Ceará registra duas novas subvariantes da ômicron e aumento de casos de coronavirus

Foto: Thiago Gadelha
Duas novas subvariantes do vírus causador da Covid-19 estão em circulação no Ceará e são responsáveis pelo aumento de casos da doença registrados nas últimas semanas. As sublinhagens denominadas XEC e LP.8.1 foram identificadas em 12 das 30 amostras coletadas entre 26 de agosto e 5 de novembro e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Até a publicação do documento, a LP.8.1 ainda não havia sido identificada no Brasil, enquanto a XEC já tinha sido identificada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

As informações foram divulgadas em nota técnica publicada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no último dia 20 de novembro.

As duas sublinhagens são oriundas da linhagem JN.1, que continua sendo predominante no estado do Ceará. A LP.8.1 estava presente em amostras de Fortaleza, Sobral, Quixeré, Caucaia e Maracanaú. Já a XEC foi identificada na Capital e em Caucaia.

"A XEC, oriunda da combinação do material genético de duas outras variantes: KP.3.3 e KS.1.1, em 24 de setembro deste ano foi classificada pela OMS como uma variante sob monitoramento – Variant Under Monitoring (VUM). Isso ocorre quando uma linhagem apresenta mutações no genoma que são suspeitas de afetar o comportamento do vírus", informa a nota técnica.

Ainda segundo o documento, essa recombinação pode tornar a XEC mais adaptável e transmissível, embora até o momento não haja evidências de que cause sintomas mais graves do que outras variantes da Ômicron.

Com informações do Diário do Nordeste.

Relatório revela pacto entre facções contra secretário de Administração Penitenciária do Ceará

Logo após a posse de Albuquerque, em 2019, uma onda de ataques marcou o estado, atingindo ônibus, prédios públicos e propriedades privadas
Um relatório organizado pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Ceará trouxe à tona detalhes sobre um suposto pacto estabelecido entre facções dentro do sistema prisional contra o secretário da SAP, Mauro Albuquerque. Essa trégua teria sido assegurada por meio de um “salve”, após uma série de ações criminosas desencadeadas no início da gestão do secretário.

Logo após a posse de Mauro Albuquerque, em 2019, uma onda de ataques marcou o estado, atingindo ônibus, prédios públicos e propriedades privadas. De acordo com o relatório, os ataques foram uma reação ao endurecimento das medidas de controle nas unidades prisionais.

Uma carta apreendida com um preso revelou uma convocação de uma facção criminosa a outras organizações, tanto dentro quanto fora das prisões. No documento, os internos expressavam insatisfação com a atual administração da SAP, alegando que projetos educacionais e de trabalho prolongavam a permanência do secretário no cargo. O bilhete também trazia uma lista de reivindicações, como o aumento na quantidade dos itens autorizados para a entrega pelas famílias, a segmentação das facções por presídios e o retorno das visitas íntimas. Os detentos ameaçavam retomar os ataques caso as exigências não fossem atendidas.

Em outubro de 2023, familiares de presos realizaram uma manifestação em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua, cobrando as mesmas demandas citadas na carta. O relatório da SAP aponta que o protesto foi articulado pelos próprios detentos, reforçando a capacidade de organização das facções mesmo sob vigilância.

Além disso, as investigações revelaram imagens de uma reunião que teria envolvido membros de três grandes grupos criminosos: uma cearense, outra do Rio de Janeiro e uma terceira de São Paulo. Entre os participantes estava um preso identificado como membro do “conselho final”, a cúpula de uma facção, e apontado como mandante dos ataques de 2019.

A revelação de um pacto informal entre facções e as ameaças de novos ataques ressaltam os desafios enfrentados pela gestão prisional do Ceará. A SAP reforça que medidas de inteligência e controle continuam sendo priorizadas para garantir a segurança dentro e fora das unidades prisionais, mas a influência das organizações criminosas segue sendo uma preocupação constante.

Viatura da Polícia Penal que transportava prisioneiro se envolve em acidente e deixa seis feridos no Ceará

A colisão foi causada por uma manobra imprudente de um veículo que atravessou de uma faixa a outra ao tentar realizar um retorno
Um acidente envolvendo uma viatura da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) do Ceará, que transportava um prisioneiro, deixou seis feridos na última quarta-feira (27) no município de Jardim, na região do Cariri. Segundo informações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), a colisão foi causada por uma manobra imprudente de um veículo que atravessou de uma faixa a outra ao tentar realizar um retorno.

Na sequência, a viatura da Polícia Penal colidiu com o veículo e acabou atingindo também outro carro que estava saindo da garagem de uma residência próxima.

O acidente deixou ao todo seis pessoas feridas, sendo dois policiais penais que sofreram lesões na cabeça e foram atendidos no Hospital Municipal de Jardim, recebendo alta após avaliação médica. E quatro passageiros dos outros veículos envolvidos. Duas das vítimas foram transferidas para o Hospital Regional do Cariri com suspeita de politraumatismo, fratura nas costelas e lesões nas costas. Elas seguem internadas sob cuidados médicos.

A viatura da SAP estava em deslocamento para conduzir um interno até a cidade de Jati, onde ele participaria de uma audiência de júri popular. A Secretaria da Administração Penitenciária informou que os policiais penais envolvidos no acidente já foram liberados após atendimento médico.

Vendas de CNH no Piauí: Operação interdita autoescolas e prende servidores do Detran

A operação Cribelo, realizada na manhã desta quinta-feira (28) pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) com a Polícia Civil e Militar, desmantelou um esquema de corrupção envolvendo servidores do Detran-PI e funcionários de autoescolas na emissão de CNHs. Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão, com a suspensão de atividades de dois Centros de Formação de Condutores e o afastamento de seis servidores.

A investigação revelou vídeos e áudios que comprovam o pagamento a examinadores e despachantes para facilitar a aprovação de candidatos no exame. A fraude também incluía marcas específicas nas mãos dos candidatos, garantindo sua aprovação. Os suspeitos responderão por corrupção ativa, passiva e associação criminosa.

Em nota, o Detran informou que tem colaborado com as investigações e que é um dos principais interessados em combater esse tipo de prática criminosa.

Saiba o que é a Nova Okaida, facção que aterroriza estados do Nordeste, diz jornal

As polícias Civil e Militar de Pernambuco deflagaram, nesta quinta-feira (28/11), a Operação Maré Alta, que tem como alvo a facção criminosa Nova Okaida. O grupo é da Paraíba, mas domina o estado de Pernambuco e também atua no Ceará.

A facção escolheu seu nome como referência à organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda. Apesar da inspiração, a facção brasileira não tem nenhum aspecto religioso.

A Nova Okaida utiliza como símbolo a imagem de Osama Bin Laden, um dos fundadores da Al-Qaeda, inclusive em grupos de membros da organização criminosa na rede social WhatsApp, segundo revelado pela Polícia Civil.

De acordo com a instituição, a Nova Okaida é a maior facção criminosa da Paraíba. “É resultado de dissidências das antigas Facções Okaida e Okaida RB, e comanda o tráfico de drogas em todo o estado”, define a Civil.

A quadrilha cresceu em paralelo com sua maior rival, a facção Estados Unidos, criada, também, em meados dos anos 2000. No começo da década, a Nova Okaida dominava bairros de João Pessoa como a Ilha do Bispo, São José e Alto do Mateus. Já os membros dos Estados Unidos estavam presentes nas regiões de Mandacaru, Bola da Rede e Novais.

Segundo a tese de mestrado do tenente-coronel da Polícia Militar, Carlos Eduardo Santos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os dois grupos se diferenciam pelas tatuagens de seus integrantes. Quem pertence à Okaida marca a pele com palhaços ou com o personagem Chucky Brinquedo Assassino. Enquanto os membros da Estados Unidos tatuam a bandeira dos EUA ou um peixe.

Ao longo dos anos, a Okaida superou sua rival em número e força. Atualmente, a facção Estados Unidos contina a ocupar alguns poucos bairros e pavilhões de cadeias de João Pessoa.

Com informações do Metrópole

Instituto Paraná aponta crescimento na desaprovação do governo Lula

O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de novembro
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta-feira (27) um levantamento que aponta um crescimento na desaprovação do governo Lula. Segundo o levantamento, 51% dos eleitores desaprovam a administração do petista, enquanto 46,1% aprovam.

A diferença entre os índices supera a margem de erro do estudo, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. Ao todo, 2.014 pessoas foram entrevistadas.

Mandante de assassinato que se passava por policial é preso no Ceará

William de Oliveira Silva, conhecido como "Ceguinho", é suspeito de ser mandante de um homicídio e se passar por policial
Suspeito estava de posse de uma arma, além de farda da polícia e uma carteira funcional falsa
Um homem que se passava por policial militar e é suspeito de ser mandante de um assassinato no Bairro Joaquim Távora, em Fortaleza, em outubro deste ano, foi preso na última segunda-feira (25), na capital.
William de Oliveira Silva, conhecido como "Ceguinho", foi capturado em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por homicídio.

Na ocasião, os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão contra ele e apreenderam uma arma, dezenas de munições de vários calibres, seis celulares, 402 gramas de cocaína, balanças de precisão, medicamentos e R$ 2.242 em espécie.

O suspeito também foi flagrado em posse de um fardamento da Polícia Militar, uma carteira com brasão da corporação e uma carteira funcional da polícia falsificada no nome dele.

Além do cumprimento do mandado por homicídio, William foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, posse de munições de uso restrito e uso de documento falso.

Nesta quarta-feira (27) o suspeito passou por Audiência de Custódia, ocasião em que teve a prisão em flagrante dos outros crimes convertida em preventiva.

Mais três PMs vão a júri pela Chacina do Curió - Um deles teria iniciado o ataque

Não há data para este júri acontecer
Em 2023, 20 policiais militares foram julgados pela chacina
Mais três policiais militares devem sentar no banco dos réus devido à Chacina do Curió. Os acusados: soldado Marcílio Costa de Andrade, soldado Eliézio Ferreira Maia e o cabo Luciano Breno Freitas Martiniano devem ser julgados pelo conselho de sentença formado por populares. Ainda não há data para o julgamento.

Nos autos, Marcílio é apontado como um dos autores que deu início a série de ataques na Grande Messejana, em 2015.

Por nota, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) disse que "o juízo da 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza determinou, no dia 20 de novembro de 2024, a intimação do Ministério Público, do Assistente de Acusação (Rede Acolhe – Defensoria Pública) e da defesa do réu para que apresentem o rol de testemunhas a serem ouvidas em plenário e demais diligências do Art. 422 do Código de Processo Penal".

Os PMs foram pronunciados em 1º grau, no ano de 2017. As defesas do trio recorreram da sentença de pronúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto de 2023. Em setembro de 2024 o recurso foi negado, com decisão do ministro e relator André Mendonça.

ACUSAÇÕES - O soldado Eliezio Ferreira disse em depoimento que esteve na área do Curió no momento das mortes, porque soube que havia uma ameaça de invasão à casa do soldado Serpa, mas apenas ele falou da suposta invasão.

Sobre Luciano, ele foi indiciado após a investigação concluir que alguns policiais tentaram adulterar as placas de seus veículos para não serem flagrados transitando no local. Perícias foram realizadas e constataram divergências entre números, que haviam sido propositadamente mudados naquela noite, segundo os promotores de Justiça.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Marcílio Costa de Andrade teria sido o estopim de uma confusão que antecedeu à chacina e teria executado uma pessoa no bairro Curió.

SEQUÊNCIA DE CRIMES - A propagação de um boato de traição teria sido o primeiro acontecimento de uma série de outros mais violentos e sangrentos, que culminaram na chacina que deixou 11 pessoas mortas.

Conforme testemunhas relataram no processo, os bairros Curió e São Miguel estariam vivendo um momento de "tranquilidade" após um "acordo de paz" feito entre os traficantes de drogas da região. No entanto, no dia 25 de outubro de 2015, a "paz teria sido quebrada".

Marcílio junto com um comparsa, teriam efetuado vários disparos contra dois homens. Na ocasião, um dos tiros atingiu Francisco de Assis Moura de Oliveira Filho, o “Neném”, que não resistiu e morreu. A outra vítima chegou a ser ferida, mas conseguiu escapar. O crime teria ocorrido após discussão entre a vítima sobrevivente e a irmã de Marcílio. A situação gerou um grande problema na região.

Parentes de 'Neném' prometeram vingança e os familiares do policial Marcílio abandonaram suas casas.
Um grupo de "justiceiros" entrou em ação, conforme as testemunhas. Gravações da Ciops no dia da execução sumária de 'Neném' e do pai dele Francisco de Assis Moura de Oliveira indicaram como os policiais agiram. O homem que era deficiente físico teve a casa invadida no dia 29 de outubro por bandidos encapuzados, supostamente policiais militares, e morto a tiros. Pai e filho teriam envolvimento com o tráfico de drogas da região.

CONDENAÇÕES - Em 2023, 20 policiais militares foram julgados devido à chacina. O primeiro julgamento aconteceu de 21 a 25 de junho, com os quatro PMs condenados a penas que, somadas, ultrapassam 1.100 anos de prisão.

O segundo júri ocorreu de 29 de agosto a 6 de setembro, e os oito agentes acusados foram inocentados. Já no terceiro júri popular, de 12 a 16 de setembro, dois PMs foram condenados e seis absolvidos.

Advogada acusada de chefiar facção criminosa vai para prisão domiciliar no Ceará

Integrantes da organização criminosa foram presos em operação da Polícia Civil, em junho de 2024
Justiça Estadual acatou o pedido da defesa para extensão do benefício de prisão domiciliar concedido a outra advogada, que também estava presa em um setor que irá passar por reforma no Instituto Penal Feminino
A advogada Maria Érica Damasceno Rabelo, acusada de comandar uma célula de uma facção criminosa no Ceará e presa em uma operação policial em junho deste ano, foi transferida para prisão domiciliar, por decisão da Justiça Estadual, no último dia 19 de novembro.

A Vara de Delitos de Organizações Criminosas acatou o pedido da defesa de Maria Érica para extensão do benefício de prisão domiciliar concedido a outra advogada, que estava em situação idêntica: presa nas dependências da creche do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), no Complexo Penitenciário de Aquiraz.

A creche do IPF - que foi igualada à Sala de Estado Maior (um direito dos advogados presos, previsto no Estatuto da Advocacia), segundo o processo criminal - irá passar por reforma. Mesmo com a situação suspensa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mária Érica mantém o direito.

Segundo a decisão judicial, a acusada deve cumprir medidas cautelares por 12 meses, como: monitoramento por tornozeleira eletrônica; proibição de manter contato com outros réus do processo; e informar o endereço que será cumprida a prisão domiciliar.

A defesa de Maria Érica argumentou, no pedido feito à Justiça, que a advogada estava "segregada há mais de 120 (cento e vinte), no cárcere comum", com "tratamento totalmente desigual, e o que é ainda pior, expondo sua integridade física e psíquica as mazelas do cárcere".

O Ministério Público do Ceará (MPCE) se posicionou contrário à concessão da prisão domiciliar à advogada e defendeu que ela fosse transferida para outro presídio.

Para o MPCE, vale mencionar "a reprovabilidade da conduta da requente, que é advogada, sendo seu ofício disciplinado sob o cumprimento da lei e demais ditames jurídicos, deveres esses que não foram respeitados ao atuar de forma a favorecer a organização criminosa em comento".

Polícia prende membros de grupo especializado em furto a veículos de luxo

Bando furtava pneus e acessórios
A Polícia Militar do Ceará (PMCE), prendeu na última quarta-feira (27), uma dupla apontada como responsável pela prática de vários furtos de veículos de luxo, em bairros da área nobre de Fortaleza. A prisão foi realizada por equipes do 8º batalhão da PM. Ediglê da Costa Oliveira de 36 anos e José Erbem da Silva Nogueira de 51, foram abordados no cruzamento das ruas Torres Câmara com Joaquim Nabuco. No veículo em que estavam a polícia encontrou pneus de estepe e ferramentas usadas no furto dos objetos.

A ação é resultado de um trabalho realizado pela subagência de inteligência do Batalhão, que mapeou a rotina dos criminosos e repassou a geolocalização dos suspeitos para composições do policiamento ordinário que realizaram a prisão e condução ao 2º Distrito policial, para adoção dos procedimentos cabíveis.

Segundo a polícia, a dupla faz parte de uma quadrilha que atua na capital, interior e até em outros estados do nordeste.

As vítimas eram, preferencialmente clientes de bares e restaurantes dos bairros Aldeota e Varjota. Com ficha criminal extensa, Ediglê e Erbem foram novamente autuados por furto qualificado e encaminhados a delegacia de capturas, onde aguardam audiência de custódia.

MPCE denuncia membro de facção por tentativa de homicídio de policiais

Agentes cumpriam determinação judicial quando foram atacados
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) denunciou, nessa última quarta-feira (27), um integrante do crime organizado por tentativa de homicídio de três policiais civis atacados a tiros durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na cidade de Boa Viagem, no Sertão Central do estado. O crime ocorreu no dia 19 de novembro deste ano.

Evaldo Vieira de Sousa, já está preso preventivamente por decisão da Justiça.
A denúncia foi oferecida pela 2ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem. Indícios colhidos durante a investigação, apontam que o acusado estaria envolvido em uma facção criminosa e seria jurado de morte por um grupo rival. Ele atirou na direção dos policiais, alvejando a viatura usada pelos agentes.

O Ministério Público também requereu na Justiça que ele pague indenização de 100 salários mínimos como reparação de danos às vítimas.

Sucessão na Alece: "Vou pagar pra ver", diz Sérgio Aguiar sobre escolha de Romeu Aldigueri

Deputado estadual Sérgio Aguiar faz visita institucional à sede do O POVO. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo)- Crédito: Samuel Setubal -     
Apesar de serem do mesmo partido, Aguiar e Aldigueri são adversários políticos históricos na região do Litoral Oeste
A eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) tem gerado discussões nos bastidores desde a confirmação da saída do atual presidente Evandro Leitão (PT). Um dos deputados da base governista que já foram cotados para assumir o comando do Parlamento Estadual, Sérgio Aguiar (PDT) sempre deixou explícito o desejo de liderar a Casa.

Após a confirmação da indicação de Romeu Aldigueri (PDT) como nome governista para o posto, Aguiar afirmou que iria “pagar para ver” essa gestão. Em entrevista à Rádio O POVO CBN na manhã desta quarta-feira, 27, o deputado deu detalhes sobre a escolha de Romeu, confirmando que o nome foi escolha do governador Elmano de Freitas (PT).

Apesar de serem do mesmo partido, Sérgio Aguiar e Romeu Aldigueri são adversários históricos em seus berços políticos do Litoral Oeste do estado.

“Vou pagar pra ver. Todos sabem que eu, nas minhas bases políticas, sou concorrente do deputado Romeu. E tenho a expectativa de que a Assembleia não tem um presidente, ela tem 46 presidentes. Então todos nós somos iguais. Esperamos que a nova mesa diretora possa tratar a todos por igual”, argumentou.Sérgio Aguiar disse ainda que após a escolha de Romeu Aldigueri para a presidência, preferiu se ausentar das negociações e agora foca em novos projetos como deputado.Romeu foi alçado a candidato da base à presidência da Alece após tensão e quase ruptura do senador Cid Gomes (PSB) com o governo Estadual. O cenário de crise fez com que Fernando Santana (PT), escolhido anteriormente, desistir da candidatura.  

Durante a entrevista, Sérgio Aguiar também fez críticas ao governo de Elmano de Freitas. Mesmo integrando a base do governador, não hesitou ao falar que é necessário mais avanços na gestão estadual e defendeu mudanças na equipe para os próximos dois anos de mandato.“Não digo que [a gestão] está fraca, mas pode melhorar. Pode avançar. E a nossa expectativa é essa. O governador Elmano, que nós conhecemos como deputado estadual que tinha uma marca própria, ele precisa sim avançar muito mais porque o cearense precisa muito dele”, finalizou.

O POVO