domingo, 27 de outubro de 2024

Ex-PM e policial civil alvos da Operação Gênesis no CE não devem responder por organização criminosa

A 'Operação Gênesis' permanece tendo desdobramentos e já conta com 12 fases
O Ministério Público recorreu da decisão, que acabou sendo mantida em 2º Grau
Um ex-policial militar e um policial civil aposentado, ambos alvos de uma das fases da Operação Gênesis, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), foram denunciados pelo órgão por integrar organização criminosa, mas não devem responder pelo crime.

Os juízes da Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decidiram não aceitar a denúncia em todos os termos. O MP recorreu da decisão e, desembargadores da 2ª Câmara Criminal votaram, de forma unânime, para negar o recurso do órgão acusatório.

Fabiano Gomes de Brito, ex-policial militar; Valberto Evangelista da Costa, policial civil aposentado; e Daniel Barbosa da Costa, são acusados de participar de um esquema de extorsão. Fabiano também foi denunciado por tráfico de drogas.

Como a negativa do caso envolve organização criminosa, agora, o processo do trio deve ser distribuído por sorteio a uma das Varas de Delitos de Tráfico de Drogas.

OPERAÇÃO GÊNESIS 
A 'Operação Gênesis' já teve 12 fases. A mais recente foi deflagrada em maio deste ano, quando foram cumpridos cinco mandados de prisão em desfavor de policiais militares. Eles são acusados de cometer os crimes de organização criminosa, extorsão, tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio irregular de arma de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.