Um advogado e o cliente dele foram flagrados tentando enganar um juiz durante uma audiência virtual, com o cliente tendo se escondido embaixo de uma mesa para fingir que não estava no mesmo ambiente. O caso aconteceu durante uma audiência da 18ª Vara do Trabalho de Curitiba, em meio a um processo trabalhista.
Na ocasião, o juiz pede que o advogado certifique que o cliente não está no mesmo ambiente que ele – o que não é permitido, pois assim escutaria o depoimento da outra parte. O advogado chega a virar a câmera, para mostrar o restante do ambiente, mas o cliente aparece na própria tela se escondendo debaixo da mesa.
O juiz chega a perguntar se o cliente está na mesma sala que o advogado, o que é negado, pontuando que ele estaria na sala de baixo. Após o flagra, no entanto, o juiz questiona a postura dos dois: “por que que o Ricardo entrou debaixo da mesa, doutor? Vocês estão de brincadeira com o juiz aqui. Só pode ser piada, mesmo. Doutor, eu vou oficiar a OAB, é uma palhaçada e uma falta de respeito”, disse ele, ainda durante a audiência, sublinhando que o ocorrido foi gravado em vídeo. Em seguida, a audiência foi interrompida pelo magistrado, afirmando que é inviável continuar naquelas condições.
A proibição de que o cliente esteja presente com o advogado nesse tipo de ocasião está prevista no artigo 385 do Código de Processo Civil (CPC), de modo que não haja interferência nas oitivas.
O caso diz respeito a uma açõa trabalhista em que uma mulher exige que seja reconhecido vínculo e diferença de comissão por parte do cliente do advogado.
GCMais