As composições foram informadas que homens armados estariam na Travessa Maria Nogueira, bairro Colibris, em Tauá, se preparando para um confronto com outra organização criminosa, além disso estavam espalhando o medo entre os moradores do Bairro.
Segundo a PM, quando os policiais chegaram ao local, houve troca de tiros e os rapazes foram atingidos, colocados na viatura e levados para o Hospital, mas ninguém resistiu.
As vítimas foram identificadas como, João Vítor Soares, 18 anos, Carlos Daniel Nogueira, 16 anos, Antônio Iarlei Castro Dias, 20 anos, e Antônio Melque Alves de Sousa, 22 anos.
Após deixarem o Hospital, os policiais foram à Delegacia Regional de Polícia Civil onde prestaram esclarecimentos e apresentaram as armas utilizadas pelo grupo, dois revólveres calibres 32 e 38, uma espingarda calibre 20, munições de vários calibres (intactas e deflagradas), porções de cocaína, maconha e um telefone celular.
Disputa entre facções na região
Fontes da Polícia Militar informaram que a região onde aconteceu a abordagem policial era dominada pela facção cearense Guardiões do Estado (GDE), mas foi tomada nos últimos dias por integrantes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).
Os novos ocupantes do território teriam começado a andar pelas ruas armados e a ameaçar moradores, segundo informações recebidas pela Polícia Militar, o que desencadeou a ação policial.