quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Quatro cidades do Ceará terão apenas mulheres candidatas à Prefeitura

Apesar de representarem mais da metade do eleitorado brasileiro, as mulheres correspondem a apenas 35% das candidaturas cearenses nas eleições deste ano
O debate sobre a participação política das mulheres continua a ganhar destaque no Brasil, e em 2024, pelo menos quatro cidades do Ceará terão apenas candidatas mulheres disputando as Prefeituras. Os municípios são: Icó, Altaneira, Paraipaba e Redenção.

Apesar de representarem mais da metade do eleitorado brasileiro, as mulheres correspondem a apenas 35% das candidaturas cearenses nas eleições deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, 4.614 mulheres se registraram para concorrer aos cargos de prefeito e vereador no Ceará.

ICÓ - Icó se destaca como o município com o maior número de candidatas, com três mulheres disputando o cargo de prefeita: Cristiana Viana (Republicanos), Professora Aurineide (PT) e Senia (MDB). Cristiana foi candidata a vice-prefeita em 2020, Aurineide já tentou uma vaga na Câmara Municipal em 2008 e 2016, enquanto Senia concorre pela primeira vez.

ALTANEIRA - Em Altaneira, Kesia (PSB) e Silvania (PT) são as candidatas. Embora os partidos sejam aliados em diversas localidades, na cidade elas se enfrentarão nas urnas. Kesia já foi candidata a prefeita em 2020, enquanto Silvania é vereadora reeleita por dois mandatos.

PARAIPABA - Na cidade de Paraipaba, Ariana Aquino (Republicanos) e Joana Batista (PSD) são as únicas candidatas. Ariana busca a reeleição, após ter sido eleita prefeita em 2020, enquanto Joana, que já ocupou o cargo por dois mandatos, tenta retornar à Prefeitura.

REDENÇÃO - Em Redenção, Ângela Pinheiro (MDB) e Selma Marinho (PSB) disputam a Prefeitura. Ângela, que já foi vereadora, tenta o cargo executivo pelo MDB, enquanto Selma, conhecida como Selma Benevides, participou da gestão do prefeito Davi Benevides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.