terça-feira, 17 de setembro de 2024

Aliado de Elmano denuncia perseguição de secretário a servidores da SAP

Renato Roseno levou o tema à tribuna da Assembleia Legislativa. 
Foto: ALECE
O deputado Renato Roseno (PSOL) criticou, na manhã desta terça-feira (17), uma suposta perseguição que servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) estariam sofrendo por parte do gestor da pasta, o secretário Mauro Albuquerque. Ele apresentou um documento assinado por 45 entidades que denunciam a ação praticada por Mauro a alguns agentes penitenciários.

De acordo com a denúncia, as perseguições teriam sido iniciadas após protesto feito por alguns servidores, ligados a sindicatos, durante manifestação na Assembleia Legislativa onde pediam a saída de Albuquerque da gestão da pasta. Segundo Roseno, ele mesmo, quando do início do Governo Elmano de Freitas, já havia solicitado ao governador que o atual secretário fosse trocado, o que não foi feito.

Na semana passada, o deputado Sargento Reginauro (União) já havia feito denúncia semelhante, apontando que servidores estariam sendo perseguidos pela gestão do Governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo Roseno, 45 entidades sindicais cearenses assinaram nota de repúdio ao Governo do Estado e à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará contra as supostas perseguições à categoria.

“Conquistamos o direito à proteção sindical para que esses movimentos possam desenvolver suas atividades sem perseguições. Vemos que em alguns casos a negociação está sendo substituída pelos procedimentos disciplinares. É uma prática repudiável e que não podemos naturalizar”, disse Renato Roseno.

Ele também comentou sobre o aumento da tensão no município de Jaguaruana, em razão da presença de trabalhadores sem terra na ocupação Gregório Bezerra. “São pequenos produtores que estão tentando conquistar pequenos pedaços de terra para trabalhar e estão sofrendo ameaças de pessoas encapuzadas, que não se sabe se são seguranças ou não”.

Servidores

Sargento Reginauro corroborou com o colega e se solidarizou com a situação dos servidores penais do Estado. “A pauta sindical historicamente é uma pauta da esquerda, sendo estranho que em um governo de esquerda tenhamos representantes de uma classe sindical sendo punidos por fazerem manifestações legais, legítimas e ordeiras. É um absurdo o que acontece”.

A deputada Martinha Brandão (Cidadania) também lamentou o caso, afirmando que práticas de assédio moral existem no Governo do Estado, e que essa foi a denúncia feita por dirigentes do sindicato dos agentes penitenciários. Segundo ela, também há denuncia de algo semelhante acontecendo na Secretaria Estadual de Educação. “Quero deixar minha solidariedade aos servidores públicos do Estado, que trazem esse pedido de apoio e articulação dos deputados para levar essa discussão ao governador Elmano”.

Blog Edison Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.