segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Documentos que o eleitor pode apresentar para votar neste ano

As eleitoras e os eleitores que estão com cadastro regular, mesmo que não tenham registrado sua biometria junto à Justiça Eleitoral, poderão votar normalmente nas Eleições 2024. Para verificar sua situação, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou utilizar o aplicativo e-Título.

De acordo com estatísticas oficiais da Justiça Eleitoral, de um total de 6.935.539 eleitoras e eleitores aptos a votar no Ceará, 93,78% possui biometria cadastrada.

Reabertura do cadastro
As eleitoras e os eleitores que ainda não registraram sua biometria poderão realizar o processo, assim como demais atualizações cadastrais, ainda neste ano, a partir do dia 5 de novembro, quando o cadastro eleitoral reabrir pós-eleições.

Documentação para votar
São documentos aceitos para votar: Carteira de Identidade, Passaporte (mesmo vencido) ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteiras de categorias profissionais reconhecidas por lei, como a carteirinha da OAB, o Certificado de Reservista, a Carteira de Trabalho (em formato físico) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo fora da validade. Vale lembrar que o e-Título é válido para votar apenas para quem já tem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.

O Título de Eleitor físico, por não apresentar a foto da eleitora ou do eleitor, não é obrigatório nem necessário para a votação, mas pode ser levado para facilitar o processo, principalmente para a verificação do número da seção eleitoral.

Fonte: TRE-CE

Mais de 460 mil candidatos vão disputar as Eleições 2024 no próximo domingo (6)

a reta final para as Eleições Municipais de 2024, restando apenas oito dias para a votação, levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizado  sexta-feira (27), às 17h, indica um total de 463.367 candidaturas registradas. Desse número, 93,23% (431.980) são para o cargo de vereador, enquanto 3,36% (15.573) são para prefeito e 3,41% (15.814) para vice-prefeito.

O levantamento do TSE também oferece um panorama da distribuição partidária. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lidera com 44.479 candidaturas (9,60% do total), seguido pelo partido Progressistas (PP), com 39.905 (8,61%), e pelo Partido Social Democrático (PSD), com 38.926 (8,40%). O Partido dos Trabalhadores (PT) conta com 30.131 candidatos (6,50%), enquanto o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) registra 22.094 candidaturas (4,77%).

No outro extremo, partidos com menor expressão, como o Unidade Popular (UP), com 111 candidatos, o Partido Comunista Brasileiro (PCB), com 36, e o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), com 160, juntos, representam menos de 0,1% do total de candidaturas. Já agremiações como o Partido Liberal (PL), com 36.032 candidatos (7,78%), o União Brasil, com 36.602 (7,90%), e o Republicanos, com 34.022 (7,34%), têm presença considerável, mas não lideram.

Além da análise partidária, o TSE também divulgou dados sobre candidaturas avulsas, sem federação, que representam 84,10% (389.703) do total. Já a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil – PT, PCdoB e PV) soma 38.110 candidaturas (8,22%), a Federação PSDB/Cidadania tem 27.129 (5,85%) e a Federação PSOL/Rede conta com 8.440 candidaturas (1,82%).

Vale destacar que o número final de candidaturas só será definido após a eleição, uma vez que pode ocorrer variação por causa de situações adversas, tais como falecimentos, renúncias, indeferimentos de registros, entre outras circunstâncias.

DivulgaCandContas
O TSE disponibiliza ao público duas plataformas para consulta de dados eleitorais e perfis de candidaturas. Eleitoras e eleitores de todo o Brasil podem consultar a página de estatísticas eleitorais e o sistema DivulgaCandContas para obter informações detalhadas sobre as Eleições 2024 e sobre as candidatas e os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral. As plataformas estão em constante atualização. No caso do sistema DivulgaCandContas, as atualizações ocorrem a cada 60 minutos.

Partidos políticos
Número de partidos políticos: 29

Registros de candidaturas
Pedidos de registro de candidatura: 463.367
Registros de candidatura julgados: 463.335
Registro de candidaturas cadastradas aguardando julgamento: 32

Candidaturas à reeleição
Quantitativo de candidaturas à reeleição: 45.793

Candidaturas por gênero
Feminino: 158.989 (34,31%)
Masculino: 304.335 (65,68%)
Não divulgável: 43 (0,01%)

Candidaturas por grau de instrução (escolaridade)
Ensino médio completo: 180.647 (38,99%)
Superior completo: 131.046 (28,28%)
Ensino fundamental completo: 51.086 (11,03%)
Ensino fundamental incompleto: 48.374 (10,44%)
Ensino médio incompleto: 21.121 (4,56%)
Superior incompleto: 21.108 (4,56%)
Lê e escreve: 9.928 (2,14%)
Não divulgável: 43 (0,01%)
Analfabeto: 14 (0%)

Fonte: TSE.

Sem obrigação de votar, idosos podem decidir eleições no próximo domingo

Nesta terça-feira, 1° de outubro, serão celebrados o Dia Nacional do Idoso (que comemora os 21 anos do Estatuto do Idoso) e o Dia Internacional da Terceira Idade (instituído pelas Nações Unidas), ambos com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as demandas e necessidades dessa parcela da população.

No Brasil, a mudança do formato da pirâmide etária revelada pelo Censo de 2022, com o aumento da população adulta, tem impacto direto no perfil do eleitorado que vai às urnas no próximo domingo. O voto, aqui, é obrigatório, exceto para quem é analfabeto, tem 16 e 17 anos de idade ou mais de 70 anos. Esses eleitores não precisam justificar ausência nas votações nem sofrem qualquer tipo de penalidade por parte da Justiça Eleitoral caso decidam não participar do pleito.

O candidato a prefeito ou vereador que não dá atenção, principalmente, ao grupo de eleitores da terceira idade, está abdicando de um cesto de votos em que cabem quase 10% do eleitorado brasileiro — 10 vezes mais do que o da faixa etária de 16/17 anos registrada para votar no próximo domingo.

domingo, 29 de setembro de 2024

Carreata 40 graus se torna a maior da história no município de Camocim

Na manhã deste domingo (29), a campanha da candidata Betinha Magalhães mostrou porque é a campanha dos grandes eventos no município de Camocim.

Em mais uma grande demonstração de força política e apoio popular, o grupo da situação foi as ruas de motos, carros, cavalos, de bicicletas e a pé realizando um evento que de longe se tornou o maior da história do município praiano da zona norte do Ceará.

Foram incontáveis os números de pessoas e véiculos que literalmente lotaram ruas e avenidas da cidade, dizendo sim ao nome de Betinha e Monica, para prefeita e vice-prefeita a partir de 2025.

Agora todas a atenções da campanha se voltam para o novo evento que vão acontecer no próximos dias e da última carreata que aconteceerá no dia (05), de outubro e fechará a campanha do 40 no município.

Cidade no Rio Grande do Norte, se prepara para ter o mesmo Prefeito pela 7ª vez; Veja vídeo

Atualmente em seu 6° mandato, o prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira (MDB), busca o seu sétimo mandato nas Eleições deste ano.

Aníbal foi eleito pela primeira vez em 1988, o segundo em 1996, o terceiro em 2000, o quarto em 2008, o quinto em 2012 e por último em 2020.

Na noite deste sábado (28), Aníbal promoveu uma mobilização política que reuniu um mar verde de bacuraus nas ruas.

Caso seja reeleito, Aníbal, será o prefeito com mais mandatos no Brasil em apenas um município, superando Tião Biazzo (MDB), que por seis vezes foi eleito prefeito do município de Aguaí (SP).

Igual à Aníbal, Tião Biazzo, ocupou por seis vezes o cargo de prefeito no município de Aguaí (SP) e nunca sofreu uma derrota, e mantém o maior número de mandatos no Brasil.

O mais interessante, que como Aníbal, ambos nunca trocaram de partido.

“Tive uma crise de choro”, diz policial que prendeu o assassino do pai 25 anos após o crime

A escrivã Gislayne Silva de Deus, 36, teve uma crise de choro ao ver que o assassino do pai dela estava preso, 25 anos depois do crime. “Parecia que esse dia nunca chegaria”, disse a policial que participou da operação da Polícia Civil de Roraima que prendeu o acusado. A entrevista foi concedida ao g1.

Mais velha de cinco irmãs, Gislayne tinha 9 anos quando perdeu o pai, Givaldo José Vicente de Deus, por causa de uma dívida de R$ 150 que ele tinha com o criminoso. Raimundo Alves Gomes deu um tiro à queima roupa na vítima em 1999. O homem estava foragido desde 2016 e foi preso na última quarta-feira (25) em Boa Vista.

Raimundo foi julgado e sentenciado pelo Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em 2013. Condenado a 12 anos de prisão pelo homicídio, ele foi localizado mais de duas décadas depois do crime em uma região de chácaras, no bairro Nova Cidade, na zona Oeste de Boa Vista.

Diário do Nordeste

Delegada atira em pai suspeito de estuprar a filha de 14 anos

A delegada Aline Lopes, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Anápolis, precisou atirar em um homem suspeito de estuprar a própria filha, um garota de 14 anos de idade. O disparo foi para conter o indivíduo após ele tentar atrapalhar uma testemunha que denunciou o caso. A cena aconteceu na tarde desta sexta-feira (27) na delegacia, localizada no Bairro Jundiaí.

Aline Lopes disse que, antes dela chegar na delegacia, uma policial entrou em conflito com o homem e conseguiu retirar a menor dos braços dele, a encaminhando para outra sala. Quando chegou ao local, a titular da DPCA viu o homem na praça em frente à delegacia. Na sequência, a testemunha que denunciava o caso precisou ir até o carro para pegar alguns documentos, momento em que foi acompanhada pela delegada, devido ao medo que estava.

Aline conta que, assim que viu a testemunha, o homem já foi em direção dela, mesmo sendo advertido para ficar longe. “Quando ele chegou bem próximo de nós, ele falou para eu atirar nele, seguindo na direção da testemunha. Depois de muito verbalizar, efetuei um disparo na região da perna dele para fazer com que ele não agredisse nem a mim e nem a ela”, disse a delegada ao G1. Segundo ela, o socorro foi acionado e a Corregedoria da Polícia Civil também.

De acordo com a titular da DPCA, o homem foi autuado em flagrante por coação no curso do processo. O indivíduo foi encaminhado para o hospital e, após ter alta, será preso. As informações são do Portal PE10.

Menino de 2 anos solta a mão do pai, sai correndo de restaurante e morre atropelado; Veja vídeo

Um menino de 2 anos morreu após ser atropelado ao sair correndo de um restaurante na Avenida Santos Dumont, em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesse sábado (28/9). O momento foi captado pelas câmeras de segurança do local 

O acidente aconteceu por volta das 11h. O pai da criança relatou que o filho soltou sua mão, ainda dentro do estabelecimento, e saiu correndo na direção da rua, sendo atingido por um veículo.

No vídeo é possível ver o menino andando, já solto de seu pai, pelo restaurante. O outro ângulo, mostra exatamente o momento em que ele sai correndo pela porta e vai direto para a rua. Diversas pessoas, tanto as que estavam dentro do estabelecimento, quanto outras na rua, saíram correndo atrás para tentar socorrer a criança.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o menino chegou a ser encaminhado ao pronto-socorro de Vicente de Carvalho, onde passou por reanimações, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada.

“A ocorrência foi registrada como homicídio culposo na direção de veículo automotor na delegacia da cidade, que requisitou perícia ao veículo”, disse a SSP em nota.

Candidato a prefeito em Roraima morre após ser atingido por 4 tiros

O candidato a prefeito de Amajari (RR), Antônio Etelvino Almeida, conhecido como Toinho da Aderr (PRD), morreu na última sexta-feira (27), aos 66 anos, depois de um atentado a tiros. Ele chegou a ser socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Toinho estava internado desde a última terça-feira (24), quando foi baleado em um sítio próximo de Amajari. Ele foi atingido por ao menos quatro disparos. Além dos ferimentos pelos projéteis, hipercalemia (excesso de potássio no sangue) e acidose metabólica refratária também estão entre a causa da morte.

Em suas redes sociais, a prefeita de Amajari e candidata à reeleição, Núbia Lima (PP-RR), prestou solidariedade à família do adversário.

“Nossos sentimentos à família e aos amigos do Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, neste momento difícil. Que Deus conforte o coração de todos que estão sofrendo com essa perda”, postou.

O caso

A esposa de Toinho contou que o ataque aconteceu enquanto Toinho dormia no sítio de amigos. Um homem teria invadido a propriedade, chamado por ele e efetuado pelo menos 12 disparos.

Apesar de ter sido atingido pelos disparos, o candidato ainda conseguia conversar com a esposa antes de ser levado a um hospital em Boa Vista, onde passou por uma cirurgia.

O caso foi registrado na Polícia Militar como tentativa de homicídio. Até o momento ninguém foi preso. A esposa de Toinho diz ter suspeitas sobre o autor do crime. No entanto, o responsável ainda não tenha sido identificado.

2025 terá nove feriados prolongados; veja datas

Em 2024, poucos feriados caíram em dias úteis, mas o cenário mudará em 2025. A maioria dos feriados nacionais será durante a semana, o que promete mais folgas prolongadas. No total, serão 13 feriados nacionais, e nove deles cairão em dias úteis, permitindo emendas de feriados para os trabalhadores.

Além disso, outras seis datas serão consideradas ponto facultativo, como o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, que dependem de acordos com os empregadores.

Isso significa mais oportunidades de descanso e lazer para quem tem carteira assinada.

Os feriados nacionais de 2025 incluem datas tradicionais como Ano-Novo, Sexta-Feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e Natal.

Já as datas de ponto facultativo serão o Carnaval, Quarta-feira de Cinzas, Corpus Christi, além das vésperas de Natal e Ano-Novo, conforme a prática habitual no Brasil.

Primeira-dama de João Pessoa é presa pela Policia Federal

A Polícia Federal prendeu, com apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, a primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, e a secretária Tereza Cristina Barbosa Albuquerque, conhecida como Cris, em nova fase da Operação Território Livre. A ação está sendo realizada neste sábado (28), como obtido pelo ClickPB.

A terceira fase é denominada “Sementem” e tem o objetivo de investigar os crimes de aliciamento violento de eleitores e organização criminosa nas Eleições 2024.

Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nessa terceira fase da Operação Território Livre. Os mandados são contra Lauremília e a secretária dela, a Cris.

Ainda conforme a PF, as diligências realizadas neste sábado são resultado da análise do material arrecadado nas duas fases anteriores da Operação Território Livre e buscam complementar as provas de materialidade, autoria e circunstâncias dos crimes investigados.

”Sou mais perigoso que Fernandinho Beira-Mar”: Preso ameaça Juiz em audiência de custódia no RN; Vídeo

Créditos: Reprodução
Fonte: Portal Grande Ponto
Em vídeo da audiência de custódia, Alisson da Silva Andrade ameaça o juiz Felipe Barros em diversos momentos. Ele chega a chamar a autoridade de “cachorro” ao ser informado que continuará preso por furto, ocorrido em Natal nesta semana.

O suspeito foi pego em flagrante pela população e, segundo ele, agredido.

“Sou mais perigoso que Fernandinho Beira-mar. Sou de Afonso Bezerra, onde toquei fogo numa viatura sem nem tocar nela, só dando a ordem. Com um estalar de dedo eu boto fogo no fórum da sua casa se você me der uma cadeia”, diz o rapaz logo nos primeiros minutos da audiência.

Aneel aciona bandeira vermelha 2 em outubro e conta de luz no Brasil ficará mais cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha 2, nesta sexta-feira (27), em meio à redução no nível de água dos reservatórios brasileiros. Com isso, a energia elétrica ficará mais cara a partir de outubro, com um aumento de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

Conforme a Aneel, esta é a primeira vez em cerca de três anos que esta bandeira é acionada. A última vez tinha sido em agosto de 2021.

"Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto".

O aumento no valor da energia ocorre devido à seca no Brasil e a previsão de chuvas abaixo da média em outubro. A expectativa é "de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média)".

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Mulher vira policial e prende assassino do próprio pai 25 anos após o crime em Roraima

Mais de duas décadas após perder o pai, assassinado com um tiro à queima roupa, a escrivã Gislayne Silva de Deus, de 36 anos, participou da operação da Polícia Civil de Roraima que prendeu o acusado pelo assassinato.

Foragido desde 2013, o homem, de 60 anos, foi preso nessa quarta-feira em Boa Vista. “A sensação que eu e a minha família temos hoje é de que a justiça foi feita e que a gente finalmente vai ter paz”, disse Gislayne Silva em entrevista ao g1.

Raimundo Gomes foi julgado pelo Tribunal do Júri 14 anos depois do crime. Ele foi condenado a 12 anos de prisão pelo homicídio — e o caso transitou em julgado (teve a tramitação concluída) no mesmo ano.

Nesta quinta-feira, ele passou por audiência de custódia, que manteve a prisão, e foi encaminhado para o sistema prisional do estado.

O crime aconteceu em 16 de fevereiro de 1999, quando Gislayne, então com 9 anos, perdeu o pai, Givaldo José Vicente de Deus, aos 35.

Ele estava em um bar quando foi assassinado com um tiro, durante uma briga por uma dívida de R$ 150 que tinha com o agressor: Raimundo Alves Gomes.

As informações são do g1

Janja gastou mais de R$ 280 mil com seguranças em viagem ao Qatar

A primeira-dama Janja Lula da Silva gastou ao menos R$ 283,3 mil com seguranças para viagem ao Qatar no início de setembro. A ida mobilizou 8 policiais federais e outros 12 assessores. A informação foi publicada pelo jornalista André Shalders no jornal O Estado de S. Paulo.

As passagens dos policiais federais que viajaram com Janja custaram R$ 186,2 mil por terem sido compradas de última hora. Já as diárias pagas aos agentes da PF somaram R$ 42.200, variando de R$ 4.200 a R$ 6.300.

Segundo o Estadão, em um documento interno da PF, uma agente responsável pela viagem justifica que a compra das passagens estaria sendo feita com pouca antecedência pelo convite ter chegado na mesma data do voo, 6 de setembro.

No entanto, segundo a reportagem, a PF se contradiz nessa informação. Outro agente da corporação já teria viajado para Doha em 3 de setembro para realizar atividades de reconhecimento, como é de praxe na área de proteção de autoridades.

Janja levou outros 4 assessores ao Qatar. No painel de viagens do MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), a ida do grupo custou R$ 52.000, entre diárias e passagens.

Foram com Janja:

Cláudio Adão dos Santos Souza, fotógrafo;
Edson Antônio Moura Pinto, ajudante de ordens;
Júlia Camilo Fernandes Silva, assessora do Gabinete Pessoal da Presidência da República; e
Taynara Pretto, assessora de imprensa da primeira-dama.

Janja foi convidada pela sheika do Qatar, Moza bint Nasser al-Missned, uma das 3 mulheres do sheik Hamad bin Khalifa. O evento foi realizado pela organização Education Above All. Ela discursou no painel “Educação em Perigo: o custo humano da guerra”. No país, teve reuniões bilaterais com autoridades e visitou uma escola para crianças refugiadas.

Na reunião, a primeira-dama brasileira e a sheika Moza bint Naser discutiram suas atuações em prol do direito à educação, a presidência brasileira no G20 e na COP 30. Moza é presidente da Fundação Qatar, uma ONG voltada para educação, ciência e o desenvolvimento de comunidades. O embaixador do Brasil no Catar, Marcelo Dantas, também esteve presente.

Poder 360

Atualização do e-título está disponível para quem quer votar com o aplicativo

Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é mais uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasileiro. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 75 milhões de downloads e mais de 46 milhões de contas cadastradas.

Para votar nas Eleições Municipais de 2024, basta apresentar um documento oficial com foto na seção eleitoral ou usar a versão digital do título de eleitor, que é o e-Título.

Entretanto, para que você possa se identificar somente pelo aplicativo, o seu perfil no app precisa estar com a foto cadastrada, o que só ocorre se você tiver feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

Caso não tenha feito, não há problema. Basta levar um desses documentos oficiais com foto para votar: a carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis); o passaporte; o certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva); a carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei; ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atualização recomendada
Atualmente, mais de 46 milhões de brasileiros têm contas cadastradas no e-Título. No entanto, a Justiça Eleitoral verificou que mais da metade das eleitoras e dos eleitores cadastrados precisam fazer a atualização do app. Essas contas estão desativadas devido à modernização do sistema do aplicativo. Assim, para reativar a sua conta, o TSE recomenda a atualização.

Isso é muito fácil. Olha só: o primeiro passo é acessar a aba de atualização de aplicativos do seu dispositivo (nas lojas virtuais Google Play e Apple Store) e clicar em “Atualizar”.

Com a atualização feita, basta informar os dados pessoais e realizar a conferência biométrica – para quem tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral –, entre outros itens. Prontinho! Fazendo isso, o seu app estará ativado e com a versão mais recente disponível.

A última atualização do aplicativo trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além da melhoria no desempenho.

Outras funções
Além de permitir obter a versão digital do título de eleitor, o e-Título propicia o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastrados na Justiça Eleitoral. Desde que foi lançado, o aplicativo ganhou diversas funcionalidades e atualizações.

Nele, é possível, além de consultar o local de votação, emitir certidões – para quem tem a biometria cadastrada –, justificar a ausência no pleito, acessar e emitir guias para o pagamento de multas, autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral, entre outros serviços, tudo sem a necessidade de se deslocar a um cartório eleitoral.

Baixe e atualize o e-Título com antecedência
A Justiça Eleitoral recomenda, ainda, que as eleitoras e os eleitores baixem ou atualizem o e-Título antecipadamente para evitar eventuais filas virtuais nos dias que antecedem o pleito de 6 de outubro. Essas filas podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.

Acessar o aplicativo com antecedência traz outro benefício: permite que as eleitoras e os eleitores possam preencher com calma e atenção os dados que o app solicita. Vale destacar que a versão virtual do título de eleitor não poderá ser emitida no dia da eleição.

Fonte: TSE

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Compradores de votos envergonham a humanidade – Djalma Pinto

A notícia de prisões de pessoas suspeitas e acusadas de envolvimento em crimes de compra de voto e/ou captação ilícita de sufrágio, infração descrita no art.41-A da Lei das Eleições, comprava a predisposição de muitos candidatos para a prática de ilícitos graves para conquistar o poder em seus municípios.

Não pode haver atestado maior de desqualificação para o exercício da cidadania do que ser um político identificado como comprador de voto. É muito mais nocivo do que aquele que frauda a prova em um concurso público, sendo retirado da sala e preso pelos responsáveis pela fiscalização do certame. Trata-se, na verdade, de um explorador da carência de pessoas. Conscientemente, as manterá ele na miséria para que continuem reféns de suas migalhas. É, em última análise, o grande responsável pela pobreza e pela violência no seu município.

Ao exigir a prisão, por até quatro anos, do comprador e do vendedor de voto, a legislação eleitoral evidencia a nocividade desse delito para a coletividade. É, como se numa disputa pelo título de um campeonato, com o estádio lotado, um jogador fizesse o gol da vitória com a mão, enganando o árbitro. Ninguém o perdoará pela fraude. Carregará para sempre a fama de trapaceiro, indigno do respeito dos torcedores que amam o futebol.

O comprador de voto envergonha a humanidade por ludibriar a boa-fé dos cidadãos. Deslocam-se estes ao local de votação para escolher os governantes de sua cidade, desconhecendo a astúcia do concorrente que, criminosamente, paga eleitores para ser votado.

Quem compra voto não deseja ser governante do município para fazer o melhor pelo seu povo. Quer ter acesso ao dinheiro da população para desviá-lo. Por isso, as ruas ficam esburacadas, os hospitais não oferecem bons atendimentos nem há educação de qualidade para as crianças. A verba desembolsada para aliciar eleitores é considerada investimento. Será retirada por ele indevidamente dos cofres públicos, logo após a conquista ilícita do mandato.

Merecem, por isso, aplauso e todo o respeito da sociedade os magistrados, policiais e membros do Ministério Público que, sem distinção da coloração político-partidária, atuam contra esses infratores para impedir a contaminação do processo eleitoral.

Eleição com compra de voto, abuso do poder político ou econômico é, na verdade, simulacro de eleição. Nela inexiste o requisito básico para a sua normalidade: a lisura. Esta é substituída pela farsa. É soterrada a essência da soberania popular, que deve ser expressa pela manifestação de pessoas sem aliciamento, sem coação de quaisquer postulantes ao cargo em disputa.

Por isso, é necessária toda a vigilância da sociedade e do aparato repressor do Estado para conter a ação dos compradores de voto. Sejam eles de esquerda, de direito ou de centro. São indignos para o exercício do mandato. São nocivos porque destroem a normalidade das eleições, comprometendo a própria legitimidade de sua eventual “vitória” pela mancha dessa abominável ilicitude. Envergonham sua própria família e ferem de morte a democracia.

Advogado, autor de diversos livros, entre quais Ética na Política, Pesquisas Eleitorais e a Impressão do Voto, O Direito e o Comprovante Impresso do Voto, Distorções do Poder e Cidade da Juventude.

Por Djalma Pinto

Quase 100 candidatos morreram durante a campanha eleitoral de 2024, registra TSE

Pelo menos 99 candidatos morreram durante a campanha para as eleições municipais de 2024, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os números são referentes às candidaturas já julgadas pela corte, e ainda podem aumentar, já que cerca de mil candidaturas aguardam julgamento. São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram os estados com o maior número de mortes durante a campanha, enquanto o MDB foi o partido mais afetado por esses casos.

Dois candidatos que morreram disputavam o cargo de prefeito, seis vice-prefeito e 91 disputavam o cargo de vereador. Em 27 de agosto, o prefeito da cidade de João Dias (RN), Marcelo Oliveira, morreu em um atentado a tiros. O pai dele, Sandi Alves de Oliveira, também estava no local e morreu na hora, após ser atingido com tiros na cabeça. O prefeito chegou a ser socorrido, mas teve a morte confirmada pelo hospital horas depois. Marcelo Oliveira era filiado ao União Brasil e estava em campanha pela reeleição.

Segundo a resolução do TSE, partidos podem substituir candidatos que morreram ou tiverem o registro cancelado mesmo após o prazo final para apresentação das candidaturas, que neste ano foi em 15 de agosto. O pedido de substituição deve ser feito em até 10 dias, e, em casos de morte, a troca pode ocorrer até 20 dias antes da eleição. As informações são do R7.

Bronquiolite: vacina para gestantes e que protege o bebê começa a ser vendida. Veja preços

Clínicas particulares começaram a oferecer nesta semana a vacina que protege bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de doenças como bronquiolite e pneumonia. Produzido pela Pfizer, o Abrysvo é o primeiro imunizante aprovado no Brasil para os dois grupos populacionais mais vulneráveis às infecções por VSR, idosos e bebês, estes a partir da imunização das mães, durante a gestação.

Com a imunização, os anticorpos gerados pela mãe conseguem migrar para o bebê pela placenta e protegê-lo durante os primeiros meses de vida – no estudo de fase 3, a vacina se mostrou capaz de prevenir 82% das formas graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR em crianças de até três meses de idade. Para bebês até seis meses, a porcentagem foi de 69%.

“Como nós ainda não dispomos de uma vacina contra VSR para crianças, é extremamente importante a chegada desse imunizante para a gestante. É a forma mais importante que temos, neste momento, de prevenir (formas graves de doenças respiratórias)”, afirma José Geraldo Leite Ribeiro, pediatra e epidemiologista do Fleury Medicina e Saúde.

A orientação, para mulheres grávidas, é receber uma dose de Abrysvo entre a 24ª e a 36ª semana de gestação. Segundo a infectologista Rosana Richtmann, integrante da Sociedade Brasileira de Imunologia e consultora de vacinas da Dasa, é necessário um intervalo entre a imunização e o parto, pois estima-se que o corpo necessite de duas semanas, em média, para produzir os anticorpos. “Antes disso, a mãe pode não ter anticorpos suficientes para mandar ao bebê”, explica.

Transmissão da bronquiolite ocorre após contato direto 
A transmissão do vírus ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva ou secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada. 

Em geral, as primeiras manifestações da infecção são coriza, tosse leve e, em alguns casos, febre. No período de um a dois dias, pode haver piora da tosse, dificuldade para respirar, aumento da frequência respiratória e chiado no peito.

O último boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traz o VSR como causa de internações e óbitos de crianças e adolescentes de 2 a 14 anos. Em todo o mundo, estima-se que o vírus seja responsável, anualmente, por 66 mil a 199 mil mortes de crianças menores de 5 anos.

O VSR também é apontado como razão de parte dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos. Nesse público, a Abrysvo alcançou 85,7% de prevenção contra quadros graves durante os testes.

Outra opção, para os idosos, é a vacina Arexvy, produzida pela GSK e disponível nas clínicas particulares desde março.

Quanto custa a vacina contra a bronquiolite?
Dasa: A Abrysvo está disponível nos laboratórios da Dasa, como Alta Diagnósticos (SP e RJ), Delboni e Lavoisier (SP), Sérgio Franco e Bronstein (RJ), Cerpe e Boris Berenstein (PE), Exame (DF), Leme (BA), Frischmann-Aisengart (PR), Lustosa e São Marcos (MG), entre outras marcas da rede. Preço médio: R$ 1.650.

Fleury: O imunizante está disponível no Grupo Fleury por valores que variam de R$ 1.620 a R$ 1.950, a depender da localidade.

Clínica de imunização Einstein: A vacina está disponível por R$ 1.598.

Padre cai na risada com versão Calypso de música religiosa em missa no C...

O pároco não conseguiu conter a risada ao escutar a versão diferente do louvor
O pároco de Uruburetama foi surpreendido pelo coral da comunidade Bananal, na zona rural de Uruburetama
O padre Ránis Dias, da Paróquia São João Batista de Uruburetama, no Interior do Ceará, tomou um susto e não conseguiu segurar a risada ao ouvir uma versão calypso da música religiosa "Hosana nas Alturas". O fato inusitado aconteceu durante a celebração da 1ª Eucaristia de crianças na comunidade Bananal, na zona rural, no último domingo (22), e chamou a atenção nas redes sociais.

O pároco disse que foi um "susto grandioso". Ele comenta que a mudança no ritmo musical foi uma ideia da comunidade, e que foi "algo bem cultural, sem maldade".

O tecladista é natural do município e tem costume de tocar em serestas e eventos noturnos, além de trabalhar na capela.

"Eu fiquei olhando de um lado para o outro e uma criança me viu assustado e começou a rir, e aí eu tentei me segurar, mas a risada extravasou. Mas, claro que não deveria ter acontecido, porque isso é contra a liturgia", avalia o padre.

Momento de divulgar a comunidade 
Com a repercussão, mesmo que com alguns comentários negativos, o padre Ránis espera que o momento sirva para que as pessoas aproveitem para voltar o olhar à comunidade: "Que as pessoas reconheçam que não só tem coisas ruins, tem muitas coisas boas na nossa comunidade. Inclusive a fé de um povo perseverante, de um povo sofredor, mas muito devoto".

O coral do dia da Eucaristia foi feito por crianças da zona rural de Bananal. Segundo o religioso, elas ficaram preocupadas com a repercussão negativa sobre o trabalho delas.

"Eles me disseram que ficaram um pouco tristes porque eles se esforçaram para dar o melhor, e muita gente criticou. Mas eu disse que a gente tem que aprender com as coisas ruins e tirar somente o bom", disse o padre.

Confira o momento

Influenciador é preso por divulgar 'jogo do tigrinho' e documentos sigilosos

Influenciador Irlan Francisco de Souza Fidelis, de 31 anos, foi preso em Fortaleza por divulgar "jogo do tigrinho"
Um influenciador digital foi preso em Fortaleza, nesta quinta-feira (26), por suspeita de divulgar em suas redes sociais o jogo de azar popularmente conhecidos como "Jogo do Tigre", e documentos sigilosos da Justiça. O jogo do tigrinho é ilegal no Brasil.

O influenciador capturado é Irlan Francisco de Souza Fidelis, de 31 anos. Ele foi localizado em um imóvel na capital cearense.

A prisão de Irlan Fidelis foi em cumprimento um mandado de prisão preventiva pelo crime de violação de sigilo e contravenções penais. As investigações foram conduzidas pela Delegacia Municipal de Quixeramobim.

Ele foi autuado por crimes cibernéticos. Depois de analisada suas redes sociais a polícia verificou que ele também promovia a questão do jogo de azar.

Na ocasião, a polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o influenciador e apreendeu um notebook, pendrives, celular e outros objetos do suspeito.

Deputados federais candidatos a prefeito e vereadores

As eleições municipais de outubro terão a participação direta de 82 deputados e deputadas federais, concorrendo a prefeituras ou a câmaras de vereadores. São 22 a mais do que na eleição passada, em 2020.

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados registra 73 candidatos a prefeito, dois a vice-prefeito e sete a vereador. Ao todo, 23 parlamentares buscam assumir a prefeitura de 16 capitais.

Entre os partidos, PT, com 18, e PL, com 15, dominam a lista de deputados federais na disputa das eleições municipais.

Influência
Mesmo aqueles parlamentares que não concorrem diretamente costumam participar de forma ativa das campanhas em suas bases eleitorais. “Aquele parlamentar que se elege basicamente pela força de um município, esse, com certeza, interfere no resultado daquela cidade, na eleição municipal”, explica o vice-líder da Federação PT-PCdoB-PV, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

“Se é um deputado muito famoso, ele pode não ter uma base municipalizada, mas ele tem prestígio muito reconhecido e esse também tem um grau de interferência”, acrescenta.

Inspiração
O vice-líder do PL, deputado General Girão (RN), lembra que só entrou na política em 2017, quando as pessoas passaram a conhecê-lo e admirá-lo. “Hoje, parte dessas pessoas, resolveram se candidatar. Elas chegam para nós e dizem assim: ‘queria que o senhor fizesse um vídeo demonstrando o apoio à nossa candidatura, por defendermos os mesmos princípios e valores’. Então, isso nos orgulha”, afirma Girão.

Assuntos locais
Já o líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões (AL), avalia que a eleição municipal reaporxima os deputados federais dos temas locais.

“É fundamental, principalmente para alguns, como eu, que fazem uma política municipalista, muito próxima da comunidade e trazendo os pleitos e a realidade que eles vivem para que a gente busque solução. Isso faz com que esse entrelaçamento seja total.”

Ao todo, quase 156 milhões de brasileiros estão habilitados para ir às urnas no dia 6 de outubro, quando ocorrerá o primeiro turno das eleições municipais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Duas mortes de botulismo têm contaminação associada à mortadela de frango; entenda

Seis pessoas foram diagnosticadas com botulismo na Bahia em 2024. Segundo o Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), duas destas pessoas morreram. A investigação epidemiológica constatou que quatro dos pacientes diagnosticados ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas.

Entre as seis notificações, três são relativas a pacientes que estão internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Um quarto o paciente já recebeu alta hospitalar e outros dois morreram. As mortes foram registradas em Campo Formoso e na capital baiana.

Apesar de não ser contagiosa, o botulismo é uma doença considerada grave e de alta letalidade. Causada toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, o contágio é feito através do contato com ferimentos ou ingestão de alimentos contaminados, que independente da quantidade pode intoxicar o paciente.

Dentre os sintomas causados pela intoxicação, estão as complicações motoras e respiratória, que leva à morte do paciente. Outras complicações são:

A prevenção da doença está nos cuidados com os alimentos, já que a maioria dos casos notificados são relacionados à contaminação alimentar.

Tribuna do Norte

Anvisa alerta sobre uso seguro de formulas infantis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) soltou um alerta sobre o uso seguro de fórmulas infantis. Entre as recomendações está a de que os consumidores evitem comprar fórmulas infantis importadas por meio de comércio eletrônico, devido à dificuldade para saber a origem e a regularização do produto.

Fórmulas infantis são produtos, em forma líquida ou em pó, especialmente fabricados para satisfazer as necessidades nutricionais de públicos específicos. Esses produtos precisam ter registro na Anvisa, conforme determina a legislação, e somente devem ser utilizados sob prescrição por profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista.

As fórmulas infantis podem ser classificadas como alimentos destinados à alimentação de lactentes (0 a 6 meses de idade) e/ou de seguimento para lactentes (6 a 12 meses de idade) e/ou crianças de primeira infância (1 a 3 anos de idade).

Regularização de fórmulas infantis
As fórmulas infantis são alimentos que necessitam de registro na Anvisa antes da sua importação, fabricação, comercialização ou dispensação. O consumidor deve ficar atento e adquirir somente produtos com procedência conhecida.

O rótulo do produto deve informar o número de registro. Para confirmar o registro do produto, a Anvisa sugere uma consulta à base de dados disponível no portal da agência.

Uso de maneira segura
A agência pede que o consumidor só utilize fórmulas infantis com orientação de um profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os seis meses de vida.

É preciso ler todas as instruções de preparação presentes no rótulo. A correta higienização de utensílios que entram em contato com a fórmula, como mamadeiras, copos e colheres, também é fundamental para garantir a segurança do produto.

O órgão alerta ainda para que a diluição seja feita na quantidade adequada, conforme informado pelo fabricante, e na temperatura segura (70ºC), que garante o menor risco de contaminação por microrganismos perigosos, como bactérias do gênero Cronobacter e Salmonella.

Eventos adversos
De acordo com a Anvisa, os eventos adversos relacionados ao uso de fórmulas infantis devem ser relatados à empresa responsável, conforme contato disponível no rótulo do produto, e podem ser notificados à Anvisa.

A notificação de eventos adversos relacionados ao consumo de alimentos industrializados, inclusive fórmulas infantis, deve ser realizada em formulário específico.

Quem pode comunicar um problema?
Todo cidadão, consumidor, fabricante, profissional de saúde ou empresa responsável pode comunicar suspeitas de irregularidades envolvendo a segurança de alimentos industrializados, inclusive fórmulas infantis.

Dados para notificação
Para notificar uma suspeita de evento adverso relacionado ao consumo de alimentos industrializados, é importante informar o nome do produto, a marca, o fabricante, o lote, a data de fabricação, a data ou prazo de validade e o número do registro (se houver).

É possível anexar ao formulário de notificação documentos de imagem, por exemplo, foto do produto, do rótulo ou da embalagem do produto. Além disso, é importante descrever em detalhes os eventos adversos apresentados.

Agência Brasil

Proibida de divulgar jogos, Deolane pede ajuda a fãs: “mãe tá dura”

Proibida de divulgar jogos após deixar a prisão, Deolane Bezerra, de 36 anos, pediu ajuda nas redes sociais nesta quarta-feira (25). Na ocasião, ela afirmou: “a mãe tá dura”

Deolane exibiu print dos stories com mais de 12 milhões de visualizações e pediu ajuda. “Chama na Publi, que a mãe tá dura”.

A mensagem foi postada horas depois da influenciadora ostentar uma viagem de jatinho de Pernambuco até São Paulo. O momento do reencontro com os filhos foi exibido por ela nas redes sociais.

Prisão

Deolane foi detida pela primeira vez em 4 de setembro, juntamente com a mãe, Simone. A prisão ocorreu no bairro Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

A influenciadora passou cinco dias presa na Colônia Penal Feminina do Recife, assim como o mãe, até que conseguiu habeas corpus e pôde cumprir prisão domiciliar. No entanto, ela foi presa novamente no dia 10 de setembro após descumprir “medidas cautelares”.

Logo depois, Deolane foi levada para a Colônia Penal Feminina de Buíque, que fica no Agreste do estado.

Marcas de azeite e coco ralado são proibidas pela Anvisa; veja quais

A importação e distribuição de azeites das marcas Serrano e Cordilheira – extra virgem, com 0,5% de acidez – por empresas de procedência desconhecida no Brasil levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibir a venda dos dois produtos no país.

A resolução nº 3.508, de 20 de setembro, foi publicada ontem (24) no Diário Oficial da União, e trouxe também a suspensão da comercialização de um lote de coco ralado da marca Coco & Cia.

A proibição da fabricação, da propaganda e do uso dos azeites ocorreu porque os produtos foram importados por empresas sem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), portanto, desconhecidas no país. De acordo com a Anvisa, a falta de identificação não permite garantir a segurança e a qualidade dos produtos.

A Anvisa também suspendeu a comercialização e determinou o recolhimento do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia. Conforme a agência, foi registrada no produto a presença de dióxido de enxofre, um conservante, acima do permitido.

A Coco & Cia, em nota, afirmou ter sido surpreendida pela decisão da Anvisa. A fabricante disse que já havia recolhido o pedido por conta própria, em 29 de julho, assim que recebeu o comunicado da agência.

“A inconformidade estava presente apenas no lote já citado, que foi recolhido e não circula mais no mercado. Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê da Resolução – RE Nº 3.508 ter sido divulgada meses após o ocorrido ser resolvido”, destacou o comunicado da empresa.

A Agência Brasil não conseguiu contato com as marcas Serrano e Cordilheira, mas mantém o espaço aberto para inclusão do posicionamento. 

Agência Brasil

Brasileiro foragido da Justiça de SP por abuso sexual contra a própria filha é preso em Portugal

Brasileiro foragido da Justiça de SP por abuso sexual contra a própria filha é preso em Portugal
Homem foi condenado a 20 anos de prisão - Abusos contra a filha aconteceram entre os anos de 2013 e 2017, em São Paulo
A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal prendeu, nesta quarta-feira (25), um cidadão brasileiro foragido da Justiça de São Paulo por abusar sexualmente da própria filha de 8 anos. O homem de 54 anos, que não foi identificado, foi condenado em 2021, mas fugiu para o país europeu.

Em nota, a PJ afirmou que os abusos contra a filha aconteceram entre os anos de 2013 e 2017, quando a menina visitava quinzenalmente o pai, que era divorciado da mãe.

O acusado foi encontrado em Setúbal, na Região Metropolitana de Lisboa, e detido por agentes da corporação portuguesa.

Ele está à disposição do Tribunal da Relação de Évora e aguarda as próximas movimentações das autoridades.

Mães investigadas em operação que prendeu 7 suspeitos de estuprar crianças das próprias famílias sabiam dos abusos

Sete acusados de estuprar crianças e adolescentes são presos no Ceará
Além dos sete detidos, também foram cumpridos dois mandados para colocação de tornozeleira eletrônica contra duas mães de crianças abusadas, acusadas de serem coniventes com os crimes
Além dos sete homens presos acusados de estupro de vulnerável na última segunda-feira (23) em Boa Viagem, no interior do Ceará, duas mães estão sendo investigadas por saber dos abusos que as filhas sofriam pelos companheiros e serem coniventes com os crimes.

Conforme informação apurada, todos os homens presos na operação eram parentes das vítimas: pais, padrastos ou tios das crianças e adolescentes abusados.

No caso das duas mulheres, os abusos eram cometidos pelos companheiros delas e com o consentimento delas. Conforme a investigação, em alguns casos, elas teriam oferecido as filhas aos companheiros.

Contra essas mulheres, a polícia cumpriu dois mandados para colocação de tornozeleira eletrônica.
Os mandados de prisão contra os sete suspeitos de estupro e de colocação da tornozeleira eletrônica contra as duas mães fazem parte da Operação "Infância Perdida", da Promotoria de Boa Viagem.

Os nove acusados - os homens presos e as mães - agiam separadamente e eram de famílias diferentes, mas tinham em comum o fato de abusar de pessoas do próprio grupo familiar. Além disso, alguns deles filmavam as cenas de estupro.

Segundo o Ministério Público do Ceará, os sete homens vão responder pelos crimes de estupro de vulnerável e produção de cena de sexo explícito envolvendo adolescente.

Já as duas mães serão acusadas por estupro de vulnerável por omissão imprópria, já que tinha ciência dos abusos, mas não denunciaram nem fizeram nada para evitá-los.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Ciro Gomes acusa ministro de Lula de fazer acordo que permitiu fortalecimento de facções criminosas

O ex-ministro Ciro Gomes afirmou no Instagram que o ministro da Educação, Camilo Santana, fez um acordo com grupos criminosos quando era governador no Ceará. 

Segundo Ciro Gomes, para colocar um fim na matança nos presídios, o ministro separou os membros de facção e as distribuiu pelos presídios de maneira que a facção A ficasse nos presídios 1, 2 e 3; a facção B nos presídios 4 e 5 e assim por diante. 

“De lá para cá as mortes nos presídios praticamente acabaram, mas a região metropolitana de Fortaleza passou a ser uma das primeiras do Brasil em violência e crimes dolosos contra a vida. Claro que reclamei dessa providência estúpida (de Camilo Santana)! De nada adiantou. O acordo permanece em vigor ainda hoje”, escreveu.

O relatório do Ministério da Justiça na qual Ciro Gomes comentou, apontou que já são 70 facções atuando no Brasil. E 65 delas estariam atuando no sistema prisional.

Sex shop faz sucesso com kit erótico para acompanhantes de candidatos: “Me f** meu vereador”; Vídeo

Acriatividade do sex shop caicoense doces.egredo1 explodiu as vendas da empresa desde o lançamento de um kit erótico para as eleições municipais.

A economia dos municípios em época de eleição gira bem, mas alguns comércios ficam no esquecimento, mas esse não será o caso do doces.egredo1.

Luana Saraiva, CEO de negócio, já comemora os lucros com a vitalização do kit erótico para acompanhantes de políticos, especialmente para vereadores.

De acordo com pôsteres da empresa, os kits eróticos sempre saem acompanhados de frases picantes, e “me f*de meu vereador” é a que mais sai. Campeã das campeãs.

Confira como viajar de graça entre cidades do Ceará no dia das eleições

Foto Thiago Gadelha/SVM
Eleitores de todo o Ceará terão transporte gratuito em metrôs e ônibus que viajam entre municípios do estado no dia das eleições 2024. O projeto que garante a gratuidade foi aprovado pelos deputados estaduais na terça-feira (24).

O benefício vale para viagens no transporte metroviário, rodoviário intermunicipal e metropolitano. O objetivo, conforme o Executivo Estadual, autor do projeto, é facilitar o deslocamento para pessoas votam em cidades diferentes do local onde vivem, reduzindo a abstenção nas eleições.

A proposta agora segue para sanção do governador, que deve oficializar a lei para vigência já nas próximas eleições.

As eleições 2024 ocorrem em 6 de outubro. Se houver segundo turno - em Fortaleza e em Caucaia, cidades cearenses que podem ter a segunda do pleito -, a votação será em 27 de outubro.

Como obter a passagem gratuita

Serviço Regular Interurbano Convencional (viagens entre cidades):

O reconhecimento da gratuidade nos deslocamentos será garantido mediante a apresentação do Título de Eleitor ou outro documento que comprove o local de votação no município de destino.

Não será cobrada tarifa do usuário entre 17h da sexta-feira anterior à eleição e 8h da segunda-feira imediatamente seguinte.

O eleitor deve o eleitor solicitar a reserva das passagens de ida e volta com pelo menos dois de antecedência da data prevista para a viagem ao município de votação.

Quando não houver oferta de linhas interurbanas entre a origem da viagem e o local de votação, serão permitidas reservas de passagens sem cobrança de tarifas para o município polo próximo ao local de votação de acordo com relação de municípios.

Serviço Regular Metropolitano Convencional Complementar (viagens na região metropolitana):

Gratuidade das 5h às 18h do dia da eleição.

O reconhecimento da gratuidade nos deslocamentos será garantido mediante a apresentação do Título de Eleitor ou outro documento que comprove o local de votação no município de destino.

Com informações do G1 Ceará.

Multidão lota centro e ruas de Camocim em apoio à reeleição de Betinha e Monica

No último sábado (21), Camocim presenciou um dos maiores atos políticos da atual campanha eleitoral: o grande Visitaço 40, realizado no centro de Camocim. Uma verdadeira multidão tomou as ruas em apoio à reeleição de Betinha e Monica, mostrando que a chapa tem o respaldo popular para continuar à frente da administração municipal.

O evento, repleto de energia e entusiasmo, contou com a presença de lideranças locais, emptrdarios, militantes e, principalmente, da população trabalhadora, que demonstrou sua confiança nas propostas e realizações da atual gestão.
Diferente do mesmo evento que foi promovido anteriormente pela oposição, que em alguns momenttos  do percurso foi recebida com vaias e até objetos que foram jogados nos membroos do grupo, neste sábado (21), bandeiras, faixas e palavras de ordem ecoaram no centro, no comércio e no mercado público, reforçando o compromisso da campanha com o progresso e o bem-estar de Camocim. A grande liderança da região e filho da cidade. deputado Sérgio Aguiar, se emocionou com o público que o acolheu com muito carinho, assim como os seus seus aliados em um local que a oposição imaginou comandar.

Com a crescente adesão da população, a campanha de Betinha e Monica se consolida de maneira expressiva, sendo apontada como sendo a mais fortes desta eleição. As expectativas indicam que a vitória da chapa será histórica, com um número de votos que pode superar qualquer outro resultado já registrado na cidade nos últimos tempos.

A força e a união demonstradas nos visitaços, comícios e passeatas evidenciam que a população quer dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, apostando em uma administração que prioriza o desenvolvimento econômico e social, especialmente para os trabalhadores.

Sete acusados de estuprar crianças e adolescentes são presos no Ceará

Funceme aponta que as mesmas regiões onde o calor será mais severo terão índices de umidade mínima entre 20% e 30%
Os termômetros no interior do Ceará devem registrar temperaturas entre 36ºC e 40ºC até a próxima quinta-feira (26), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão abrange especialmente as macrorregiões de Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte, onde o calor será mais intenso. Estado também enfrentará baixa umidade do ar.

A pouca nebulosidade e a alta incidência de radiação solar são fatores que contribuem para esse cenário, típico nesta época do ano. A falta de nuvens permite maior insolação, o que eleva as temperaturas durante o dia e, ao mesmo tempo, reduz a umidade relativa do ar.

Além das altas temperaturas, a Funceme aponta que as mesmas regiões onde o calor será mais severo terão índices de umidade mínima entre 20% e 30%. Nas demais áreas do estado, a umidade relativa deve variar entre 30% e 50%. Esses níveis, considerados baixos, podem aumentar o risco de desidratação e problemas respiratórios, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

A baixa umidade do ar pode causar ressecamento das mucosas, irritação nos olhos, nariz e garganta, além de aumentar o risco de incêndios em áreas de vegetação seca. Por isso, é importante adotar medidas de precaução para amenizar os efeitos do clima seco e do calor.

Dicas para enfrentar altas temperaturas e a baixa umidade no Ceará

Para proteger a saúde e o bem-estar durante esses dias de calor intenso e baixa umidade, é essencial seguir algumas orientações:

Hidrate-se Regularmente
 Beba muita água ao longo do dia, mesmo que não sinta sede. O ideal é consumir pelo menos 2 litros de água por dia para manter o corpo bem hidratado.

Evite a Exposição ao Sol nos Horários de Pico 
Evite sair entre 10h e 16h, quando o sol está mais forte. Se precisar sair, use protetor solar, chapéus, óculos de sol e roupas leves, preferencialmente de cores claras.

Mantenha Ambientes Arejados 
Em casa ou no trabalho, mantenha os ambientes ventilados. Se possível, utilize umidificadores de ar ou deixe recipientes com água nos cômodos para melhorar a umidade do ambiente.

Alimente-se de Forma Leve > Dê preferência a alimentos leves, como frutas, saladas e vegetais, que ajudam na hidratação e fornecem nutrientes essenciais para o corpo.

Evite Atividades Físicas Intensas
Reduza a prática de atividades físicas extenuantes durante o período mais quente do dia. Se for necessário se exercitar, prefira o início da manhã ou o final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas.

Atenção Redobrada com Crianças e Idosos
Cuide para que eles estejam sempre bem hidratados e protegidos do sol. Crianças e idosos são mais suscetíveis aos efeitos do calor extremo e da baixa umidade.