O governador Elmano de Freitas (PT) informou, na tarde deste domingo (14), que a polícia prendeu um dos suspeitos de matar o policial militar David dos Santos Silva, em Caucaia, no último sábado (13). O soldado foi morto a tiros no bairro Marechal Rondon, no município da Região Metropolitana.
“Que esse criminoso pague severamente na Justiça pela barbaridade cometida. Minha solidariedade aos familiares e amigos do soldado David”, disse ele, em publicação nas redes.
O policial, conforme nota da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi atingido também por um objeto cortante durante o ataque. O homem, que na ocasião estava de folga, morreu no local.
Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) se solidarizou pela morte do agente, destacando que ele ingressou em junho de 2022 e “desempenhou seu trabalho em prol da segurança do povo cearense. Atualmente, o soldado estava lotado no Comando de Policiamento da Capital (1º CRPM).” “O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição”, pontua ainda a PM.
O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), para tentar identificar e capturar os responsáveis pela execução.
Outras ocorrências
Na mesma mensagem, Elmano falou ainda sobre diligências das forças de segurança relacionadas a casos registrados nos municípios de Limoeiro do Norte e Itarema, nos últimos dias.
“Nosso secretário da Segurança, Roberto Sá, monitora pessoalmente esses casos. Lamento muito pelas vidas perdidas, mas reforço que nossas forças de segurança irão para cima desses criminosos e prenderão todos os envolvidos, um a um. Não descansaremos um dia nesse enfrentamento à criminalidade, para garantir mais segurança para nossa população. Pelo contrário, reforçaremos cada vez mais nossas forças de segurança, que contarão com meu mais irrestrito apoio. Podem ter absoluta certeza disso.”
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Com GCMais