Os candidatos apoiados por Jair Bolsonaro ou por Lula nas capitais brasileiras têm alta rejeição, mostra o levantamento do instituto 100% Cidades e Futura sobre as eleições municipais deste ano. A pesquisa aponta que 45,4% e 45,7% do eleitorado não votaria de jeito nenhum na candidatura apoiada por Lula ou Bolsonaro, respectivamente.
Apesar do alto número de rejeição, o levantamento, divulgado nessa segunda-feira (8/7), mostra que 87,2% dos entrevistados nas capitais consideram que o posicionamento político do candidato é importante na decisão do voto.
Entretanto, ao serem perguntados sobre a preferência ideológica, 44,6% dos participantes da pesquisa disseram que não têm nenhuma orientação específica no espectro político. Em segundo lugar, ficaram os eleitores de direita, com 32,5%, e os de esquerda, com 14,6%.
Quando questionados sobre a influência dos possíveis apoios de Lula e de Bolsonaro, 23% dos entrevistados das capitais afirmam que votariam com certeza em um candidato apoiado pelo ex-presidente, enquanto 18,3% afirmam que votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 20 de junho, com eleitores maiores de 16 anos de todas as capitais do país. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.