quarta-feira, 26 de junho de 2024

Roberto Cláudio cobra que Elmano busque apoio federal nas políticas de segurança

Foto: GCMAIS
RC lembra que a campanha do governador, em 2022, destacava as vantagens de um apoio do governo federal no Ceará
O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) defendeu que o governador Elmano de Freitas (PT) busque apoio do governo federal para fortalecer as ações de segurança pública no Ceará. Em entrevista para a Rádio Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (26), ele lembrou o mote da campanha do atual chefe do Executivo estadual.

“Como é que foi a eleição do governador? Prometendo que essa aliança com o governo federal iria ajudar o povo a ter mais recurso e oportunidade, não foi? […] Sabe o que eu faria? Se fosse do partido do presidente: ‘presidente, fortaleça a nossa Polícia Federal do Ceará, tá sobrecarregada, tá precisando de mais efetivo, de mais condição de trabalho, de mais estrutura’. Falar que, se não vai resolver o problema do Brasil inteiro, faça isso pelo Ceará. Ajude a nossa Polícia Federal, apoie a estrutura da Polícia Federal no estado do Ceará e consiga, por favor, mais recurso pra inteligência”, pontuou.

Colaboração

Durante a entrevista, Roberto Cláudio ainda defendeu uma colaboração entre as diferentes esferas de governo no campo da segurança pública, com um “sistema” unificado entre as gestões municipal, estadual e federal. Ainda segundo RC, a iniciativa em torno disso deveria partir do governo estadual, principal responsável pela área.

Segundo o pedetista, em meio a isso, a Prefeitura de Fortaleza, tocada por José Sarto (PDT), tem dado um “passo a mais” nas políticas de segurança, frente à situação delicada da capital cearense nesse quesito. “No limite, a Prefeitura está atuando”, pontua, atribuindo ao Governo do Estado “omissão” e “ineficiência” nesse campo. O prefeito vem, ao longo das últimas semanas, anunciando medidas para fortalecer a área da segurança, como o anúncio de reforço da Guarda Municipal feito nesta terça-feira (25).

Roberto Cláudio destacou, no entanto, que deveria haver um esforço conjunto. “O papel do governador é liderar esse esforço, saindo de casa. Alguém viu o governador visitar Viçosa [do Ceará] depois do incidente?”, questionou ele, em alusão à chacina registrada na última semana, no município cearense, em que sete pessoas foram mortas a tiros em uma praça pública, uma oitava vítima veio a óbito no hospita. “Alguém viu o governador em algum local das chacinas e os locais de crimes mais importantes do estado do Ceará?”

Elmano cogita reforço federal na segurança após ataques violentos no Ceará
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), fez um pronunciamento, no último sábado (22), sobre os últimos ataques violentos ocorridos nas últimas horas. O gestor cogita solicitar reforço federal na segurança para frear a escalada da violência no estado, que registrou uma chacina em Viçosa do Ceará, com 8 mortos na quinta-feira da semana passada (20), e uma tentativa de chacina que terminou com duas mortes na Areninha do Barroso, em Fortaleza, na noite da sexta-feira (21).

“Como cearense, acompanhei com imensa indignação as ações de criminosos contra nossa população nas últimas horas. Dessa vez, atacando de forma covarde algumas pessoas inocentes,” declarou o governador em comunicado oficial. Ele expressou solidariedade às famílias das vítimas.

Apesar da gravidade da situação, o governador foi enfático ao afirmar que esses ataques não intimidarão as Forças de Segurança do Ceará. “Pelo contrário, as ações e operações policiais serão ainda mais intensificadas e todos esses criminosos serão identificados e presos,” garantiu ele.

“Se necessário, não hesitarei em solicitar reforço de apoio federal nesta missão. Inclusive, liguei há pouco para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, relatando a situação”, afirma o chefe do Executivo.

Ele assegurou aos cearenses que o combate ao crime organizado continuará com firmeza e determinação. “Os cearenses podem ter certeza de que não descansaremos neste combate ao crime organizado. Lamentamos muito as perdas ocorridas, mas não nos abalaremos jamais neste enfrentamento. Estaremos cada vez mais fortes e unidos nesta luta,” concluiu.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.