quarta-feira, 26 de junho de 2024

Pais precisam redobrar os cuidados com as crianças dentro de casa durante as férias escolares

Foto: Reprodução
Especialistas recomendam que crianças entre 0 e 5 anos estejam sempre acompanhadas de um adulto
Com a proximidade das férias escolares, pais e responsáveis devem redobrar os cuidados e ficar atentos aos riscos de acidentes domésticos envolvendo as crianças. Segundo especialistas, esse período é crítico para lesões por quedas, especialmente entre crianças de até cinco anos.

Para os pais, a conscientização é essencial. “A gente procura dizer pra ele o que é que ele pode fazer, o que é que ele não pode fazer, quais são os perigos de certas ações, e assim a gente vai tentando levar. E aí a gente às vezes também tem a nossa rede de apoio, que são as avós, tias”, explicou a advogada Camille Cavalcante, mãe de duas crianças, uma de 5 e outra de 2 anos.

Especialistas recomendam que crianças entre 0 e 5 anos estejam sempre acompanhadas de um adulto. “A gente não vai poder evitar que a criança brinque. Então o que a gente tem que fazer é trabalhar na proteção”, orienta Davi Moshe, ortopedista pediátrico.

Além disso, medidas preventivas como o uso de equipamentos de proteção em atividades esportivas são fundamentais. “Assim, praticar esporte sempre com todos os aparelhos de proteção, joelheiras, cotoveleiras, capacetes, isso é fundamental”, destacou o profissional da saúde.

No estado do Ceará, o Instituto José Frota já atendeu este ano mais de 3 mil crianças e adolescentes por traumas, sendo cerca de 30% delas lesionadas por quedas. Nesses casos, a recomendação é chamar um atendimento móvel de emergência.

E em caso de acidente, há orientações específicas para os primeiros socorros. “E se a criança eventualmente cair e tiver uma deformidade, você não tenta corrigir essa deformidade. Você imobiliza com o que você tiver, como papelão ou espuma, e procura ajuda médica”, explica Moshe.
GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.