Um incêndio de grandes proporções, mas sem vítimas graves, atingiu o plenário da Assembleia do Ceará, no início da tarde desta quinta-feira (20). De acordo com informações repassadas por funcionários e deputados, a sessão ordinária do dia não estava sendo realizada no momento do sinistro. Aa quase totalidade dos deputados estava num evento, no Palácio da Abolição, onde estava o presidente Lula. Duas pessoas foram hospitalizadas por inalarem fumaça.
Os trabalhos na Casa Legislativa pelos próximos dias devem ser realizados de forma remota ou em outro espaço adaptado, visto os estragos causados no ambiente do Plenário 13 de Maio.
Segundo assessores que presenciaram o ocorrido, o incêndio teve início próximo da Sala de Imprensa, em que uma cantina funciona para servir os parlamentares. O fogo logo se alastrou e a fumaça invadiu todo o Plenário 13 de Maio e espaços próximos. Em seguida, todas as pessoas que estavam no prédio foram evacuadas.
O deputado Carmelo Neto (PL) informou que parte do teto do Plenário 13 de Maio desabou, o que não foi confirmado pela comunicação da Casa Legislativa. No entanto, imagens disponibilizadas nas redes sociais mostram o teto do local totalmente em chamas.
Essa é a terceira vez em pouco mais de um ano em que o complexo que faz parte da Assembleia Legislativa, no bairro Dionísio Torres, passa por uma situação de incêndio. Em maio de 2023, um princípio de incêndio atingiu a sala de subestação de energia elétrica do anexo 03 da Casa. Em julho do mesmo ano, a sessão plenária foi encerrada após saírem faíscas de fogo debaixo da cadeira do deputado Cláudio Pinho (PDT).
Preocupação
Funcionários já relatavam há muito tempo preocupação com a situação do prédio da Assembleia Legislativa, principalmente, pela quantidade de fiação solta pelos corredores da Casa. O sinistro desta quinta-feira foi o maior já visto no Legislativo Estadual nos últimos anos. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local, além de duas ambulâncias do SAMU.
Com Blog Edison Silva