O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou que o Bolsa Família será bloqueado para milhares de brasileiros em junho. Os depósitos de maio continuarão até esta sexta-feira (31), mas muitos beneficiários deixarão de receber os valores a partir do mês que vem.
O Bolsa Família, programa de distribuição de renda para a população em vulnerabilidade social, paga no mínimo R$ 600 mensais, valor que pode variar conforme a composição familiar. Segundo o governo, 67 mil beneficiários terão o pagamento suspenso no próximo mês.
As principais razões para o bloqueio são a necessidade de atualização dos dados no Cadastro Único (CadÚnico) e a baixa frequência escolar das crianças. Outros fatores que podem levar à suspensão incluem:
*Renda familiar acima do permitido (R$ 218 por pessoa);
*Carteira de vacinação desatualizada;
*Falta de acompanhamento nutricional para crianças até 7 anos;
*Falta de acompanhamento pré-natal para gestantes.
Bolsa Família bloqueado em junho
Os beneficiários que tiverem o benefício bloqueado terão a oportunidade de resolver os problemas apontados para voltarem a receber o pagamento. Além disso, 68 mil famílias foram excluídas do pagamento de junho, mas poderão ser reintegradas ao programa em julho. Por outro lado, 298.317 famílias receberam notificações, mas não terão o pagamento suspenso neste mês.
O Ministério reitera a importância de manter os dados atualizados e cumprir as condições exigidas para garantir a continuidade do benefício.
GCMais