Na noite da última quinta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou um caminhoneiro com 375 comprimidos de anfetaminas e cinco gramas de cocaína. Segundo o motorista, a droga é para consumo próprio e ele a utiliza para se manter “acordado” por mais tempo. A ação aconteceu na BR 222, no posto da PRF em Tianguá. O material ilícito estava na mochila do condutor que fazia o trajeto Timon, no Maranhão, a Limoeiro do Norte.
Duas “trouxinhas” de cocaína e 25 cartelas de comprimidos de anfetaminas foram encontrados. Dada a grande quantidade de anfetamina, a equipe da PRF conduziu o homem, de 29 anos, para a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, para os procedimentos cabíveis. Os dois tipos de drogas apreendidos nessa ação tem sido utilizados por motoristas profissionais como inibidores do sono para conseguirem dirigir por mais tempo.
Um perigo silencioso que tem reflexos na segurança viária, uma vez que o efeito da cocaína e do “rebite”, como é popularmente conhecida a anfetamina, mascara o cansaço físico e psicológico do condutor que ao se expor a jornadas muito longas de direção podem ocasionar acidentes. Só nessa semana, essa é a sexta ocorrência desse tipo de apreensão nas rodovias federais do Ceará.