Foto: Divulgação / TSE
Ficar com o título irregular limita o acesso a direitos como tomar posse em concursos públicos e a emissão de passaporte
Ficar com o título irregular limita o acesso a direitos como tomar posse em concursos públicos e a emissão de passaporte
Os eleitores só têm mais uma semana, até a próxima quarta-feira (8), para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral – o prazo compreende também aqueles que ainda precisam tirar o título de eleitor, no caso de quem completou 18 anos de idade desde o último pleito.
A regularidade no título é necessária para votar na eleição deste ano, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores. Além disso, quem não estiver com situação eleitoral regularizada também deixa de ter acesso a diversos outros direitos e oportunidades, como a posse em concursos públicos e a emissão de passaporte.
O TRE-CE sugere que, antes de buscar a unidade de atendimento presencial, o cidadão consulte a situação no site do Tribunal, neste link, ou no aplicativo e-Título. Em determinados casos de irregularidade, o canal de Autoatendimento, também no site oficial, possibilita a resolução online e gratuita de pendências pelo próprio eleitor.
Ainda assim, sendo necessário ou de preferência o serviço presencial, o eleitor deve realizar o agendamento (neste link) e, na ocasião do atendimento, portar documento de identificação oficial (RG, Carteira de Trabalho, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou certidão de nascimento/casamento) e comprovante de endereço atualizado.
GCMias