sexta-feira, 31 de maio de 2024

Professor inocentado em caso de estupro de aluna descreve o que passou

Foto: Reprodução
Bruno afirmou em entrevista à TV Cidade que está aliviado, mas não ainda o suficiente depois do linchamento moral que sofreu nas redes sociais.
O professor Brunno Wesley teve o nome associado à denúncia de estupro de uma criança de cinco anos, aluna de uma escola municipal no bairro Bonsucesso, em Fortaleza. A Polícia Civil confirmou que o professor não tem relação com o caso. Depois de ser inocentado, Bruno afirmou em entrevista à TV Cidade que está aliviado, mas não ainda o suficiente depois do linchamento moral que sofreu nas redes sociais.

“Eu tive momentos em que a minha mãe foi ameaçada, em que pessoas da família precisaram faltar trabalho, para todo mundo estar ali do meu lado. Bate a sensação de que você é um peso para os outros, de que morrer seria mais fácil”, desaba o professor.

Foram 63 dias de angústia e sofrimento para Brunno e a família. Não bastassem as ameaças, a casa do professor foi invadida por criminosos. “Doeu muito. Até o meu certificado foi roubado. Meus móveis foram roubados bem como material da prefeitura, meus livros de estudo, material de literatura, tudo”, completa Bruno.

“Eu sei cada minuto que eu batalhei para ele ser o que ele é para simplesmente uma pessoa do nada vir e julgar e tirar tudo que meu filho trabalhou tanto pra ter”, disse Maria Sheila, mãe do Brunno.

Defesa de professor o incentivou a colaborar com a investigação
A defesa de Brunno Wesley o incentivou a colaborar com a investigação policial, uma vez que havia indícios de inocência, afirmou o advogado André Quezado, advogado

A análise de imagens de câmeras de vigilância da escola onde Brunno lecionava foi fundamental para excluí-lo do inquérito que apura a denúncia de estupro. Os advogados vão acionar judicialmente divulgadores de informações falsas que associavam Brunno ao caso.

O recomeço ainda é incerto para Brunno. A família tem sido a única âncora para se manter firme e voltar à rotina.  “Se eu estou aqui até agora é porque eu não quero deixar a minha família mais triste, porque eles são o meu combustível e a minha força, finaliza Brunno.

GCMais

Mulher fica em estado grave após pular de ponte no município de Jucás

Segundo informações, a mulher teria tentado suicídio
Uma mulher de 29 anos, identificada por Rosângela Ferreira Nobre, foi transferida em estado grave para a região do Cariri, após pular de uma ponte, localizada entre os municípios de Jucás e Cariús, no centro sul do Ceará.
O fato foi registrado no início da tarde desta última quinta-feira (30). Segundo informações, a mulher teria tentado suicídio.
Ainda de acordo com informações, ela teria sofrido diversas fraturas na parte inferior do corpo, nas pernas e na região do quadril e, por conta da gravidade dos ferimentos, teria sido transferida para a região do Cariri.

Em Tianguá, PRF flagra caminhoneiro com cocaína e anfetaminas

Ao todo, 5 gramas de cocaína e 375 comprimidos de anfetaminas foram encontrados
Na noite da última quinta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou um caminhoneiro com 375 comprimidos de anfetaminas e cinco gramas de cocaína. Segundo o motorista, a droga é para consumo próprio e ele a utiliza para se manter “acordado” por mais tempo. A ação aconteceu na BR 222, no posto da PRF em Tianguá. O material ilícito estava na mochila do condutor que fazia o trajeto Timon, no Maranhão, a Limoeiro do Norte.
Duas “trouxinhas” de cocaína e 25 cartelas de comprimidos de anfetaminas foram encontrados. Dada a grande quantidade de anfetamina, a equipe da PRF conduziu o homem, de 29 anos, para a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, para os procedimentos cabíveis. Os dois tipos de drogas apreendidos nessa ação tem sido utilizados por motoristas profissionais como inibidores do sono para conseguirem dirigir por mais tempo.
Um perigo silencioso que tem reflexos na segurança viária, uma vez que o efeito da cocaína e do “rebite”, como é popularmente conhecida a anfetamina, mascara o cansaço físico e psicológico do condutor que ao se expor a jornadas muito longas de direção podem ocasionar acidentes. Só nessa semana, essa é a sexta ocorrência desse tipo de apreensão nas rodovias federais do Ceará.

Dupla em moto finge que vai abastecer e assalta posto de combustíveis no interior do Ceará

Um deles aproveitou que o funcionário virou as costas, foi para o interior do estabelecimento e praticou o crime na noite dessa quinta
Um posto de combustíveis foi alvo de assalto na noite dessa quinta-feira (30), no município de Porteiras, Interior do Ceará. Dois homens chegaram em uma moto e fingiram que iam abastecer, mas um deles aproveitou que o funcionário virou as costas e foi para o interior do estabelecimento e praticou o crime. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que eles fogem, e é possível ver ainda um casal de clientes com um bebê de colo que percebem a ação criminosa e se afasta. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga a ocorrência.

VEJA O VÍDEO

Adolescente que estava desaparecida é encontrada morta em São Benedito

As investigações ficarão a cargo da Delegacia de Tianguá
Um jovem de 18 anos foi preso e duas adolescentes, de 14 e 16 anos, apreendidas suspeitos de envolvimento na morte de Lizandra Bandeira Saraiva, de 16 anos
Na última quinta-feira (30), o corpo da adolescente Lizandra Bandeira Saraiva, de 16 anos, foi encontrado em um penhasco da localidade de Sítio Espadeiro, na Zona Rural de São Benedito (Serra da Ibiapaba). Ela estava desaparecida desde o último dia 24, quando saiu de casa para ir à escola. Após diligências da Polícia Militar, um jovem de 18 anos foi preso e duas adolescentes, de 14 e 16 anos, apreendidas suspeitos de envolvimento na morte de Lizandra. Em depoimento na Delegacia Regional de Tianguá, também na Serra da Ibiapaba, José Lucas Ferreira dos Santos confessou que matou a vítima a tiros, após pedir que as duas adolescentes a atraíssem para o local do crime.
As garotas disseram que assim fizeram porque se sentiram ameaçadas por José Lucas, o que ele nega. Conforme o depoimento das adolescentes, elas chamaram Lizandra afirmando que haveria uma festa em uma região onde há piscinas naturais.
A vítima ainda estava de costas quando foi atingida pelos disparos. Como a adolescente não morreu de imediato, José Lucas disse ter matado-a a pedradas. O corpo de Lizandra foi encontrado em uma área de difícil acesso e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para realizar o resgate. O crime teria sido motivado por Lizandra namorar um jovem que seria integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV), enquanto José Lucas diz ser integrante da facção Terceiro Comando Puro (TCP). A arma usada no crime seria do "patrão" e "padrinho" de José Lucas no TCP. Este homem ainda não foi localizado. 

Menino de 8 anos leva arma para a escola no Ceará para ameaçar colega

A Polícia apreendeu um simulacro de pistola e um aparelho celular com os suspeitos
A ocorrência foi registrada no município de Aiuaba e o Conselho Tutelar acionou a Polícia Militar
Na última quarta-feira (29), uma criança de oito anos foi flagrada com um simulacro de arma de fogo em Aiuaba, no interior do Ceará. A criança levou o objeto para a escola onde teria ameaçado outros alunos. O Conselho Tutelar acionou a Polícia Militar. A criança que portava o simulacro foi contida por funcionários e a diretora de ensino pediu para que a mãe comparecesse à escola. No local, a mãe da criança, identificada com as iniciais de S.A.S, argumentou que a pistola era uma réplica.
A arma e a mulher foram levadas à Delegacia Regional de Tauá, onde foi realizado o flagrante por posse irregular. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Regional de Tauá, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que instaurou um procedimento para investigar o caso.

Indonésio descobre que noiva com quem se casou era homem

Um indonésio de 26 anos descobriu que a noiva com quem se casou era, na verdade, um homem. O noivo, identificado como AK, suspeitou da parceira porque ela evitava intimidade.

AK se casou com Adinda Kanza e acreditava que ela era uma mulher, no entanto, se tratava de um homem que gostava de crossdressing, que a prática de se vestir com roupas do gênero oposto. As informações são do Extra.

Os dois se conheceram por meio do Instagram. Após o relacionamento evoluir afetivamente, decidiram se casar. A cerimônia foi em 12 de abril. O farsante, após a revelação, contou que se casou para roubar os bens da família.

A então esposa evitava intimidade e dizia estar menstruada e que não se sentia bem. Ela ainda usava um niqab muçulmano, um peça que cobre parte do rosto, relacionado à fé islâmica.

AK descobriu a farsa ao se encontrar com os pais da noiva. Ele descobriu o endereço de ambos e os procurou. O casal contou que a noiva fazia crossdressing desde 2020.

ESH, que se passou por noiva, foi presa na Indonésia com a descoberta da mentira. O casamento foi anulado.

Metrópoles

Família do Pernambuco sente falta de caminhoneiro e descobre que ele morreu em acidente na RN-188

De acordo com a 3ª CIPRV/Caicó, um acidente do tipo “choque” ocorreu próximo à cidade de Jucurutu, na “Curva do Recanto da Tapera”, onde o condutor foi socorrido para o hospital local e em seguida para o Hospital Regional (Caicó) em estado grave.

“Ao chegarmos no regional, o paciente estava sendo submetido a procedimento cirúrgico com suspeita de hemorragia interna e não teve como prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Toda a ocorrência foi registrada sob o BOAT nº 04435. E no BO nº 97866/2024, ambos na 3ªDRP”, disse o comandante, major Medeiros.

Ao sentir falta do motorista, a família do mesmo fez contato com a PRF em Caicó, que iniciou levantamento de ocorrências na região até chegar ao ocorrido, que foi registrado pela 3ª CIPRV. José Marcos da Silva residia na rua Doutor Amaury de Medeiros, na cidade de Gravatá-PB.

Vídeo: Luiz Bacci deixa programa ao vivo ao saber que familiares estavam envolvidos em acidente marítimo no RN

O jornalista Luiz Bacci assustou os telespectadores na noite de quinta-feira (30) após deixar às pressas o ‘Cidade Alerta’, programa que apresenta na Record TV. Horas depois do ocorrido, o comunicador postou um vídeo no Instagram para esclarecer a situação e revelou que precisou abandonar o jornal ao vivo devido a um sério acontecimento em sua família.

Bacci explicou no pronunciamento que alguns membros da família sofreram um acidente marítimo no Rio Grande do Norte. Enquanto apresentava normalmente o programa, sua irmã enviou um pedido de socorro por mensagem e, depois disso, ele não conseguiu dar continuidade ao jornal.

Radialista morre no interior do Ceará após sofrer quatro Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O radialista R Souza morreu nesta quinta-feira (30) em Icó, no interior do Ceará. Ele apresentava o programa de rádio Bom dia Cidade, na Brasil FM. Bastante conhecido pela carreira no rádio, R Souza teve quatro Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tinha 40 anos.

Familiares, amigos e ouvintes lamentaram a morte do comunicador.

Irmão tenta matar a irmã a facadas no Ceará por conflitos sobre herança

Homem de 40 anos foi preso na cidade de Cruz
Homem foi preso oito dias após o crime na cidade de Cruz, no interior do Ceará
Um homem, de 40 anos, tentou matar a própria irmã, de 42 anos, a facadas na cidade de Cruz, no Ceará, por conta de desavença na partilha do patrimônio da família. O homem foi preso na quarta-feira (29), por tentativa de feminicídio.

Câmeras de segurança registraram o momento que policiais civis capturaram o suspeito, que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.

Segundo a Delegacia Municipal de Cruz, o crime aconteceu no dia 21 de maio deste ano. A vítima embarcou em uma topique na Praia do Preá, onde mora, em direção a sede de Cruz, quando o irmão dela entrou no veículo durante o trajeto e a atacou com vários golpes de faca.

Durante a ação, outros passageiros conseguiram retirar o homem do transporte coletivo e socorreram a mulher. Já o suspeito, fugiu em uma moto e passou oito dias foragidos, até ser preso.

Irmão tenta matar a irmã a facadas no Ceará por conflitos sobre herança

Homem de 40 anos foi preso na cidade de Cruz
Homem foi preso oito dias após o crime na cidade de Cruz, no interior do Ceará
Um homem, de 40 anos, tentou matar a própria irmã, de 42 anos, a facadas na cidade de Cruz, no Ceará, por conta de desavença na partilha do patrimônio da família. O homem foi preso na quarta-feira (29), por tentativa de feminicídio.

Câmeras de segurança registraram o momento que policiais civis capturaram o suspeito, que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.

Segundo a Delegacia Municipal de Cruz, o crime aconteceu no dia 21 de maio deste ano. A vítima embarcou em uma topique na Praia do Preá, onde mora, em direção a sede de Cruz, quando o irmão dela entrou no veículo durante o trajeto e a atacou com vários golpes de faca.

Durante a ação, outros passageiros conseguiram retirar o homem do transporte coletivo e socorreram a mulher. Já o suspeito, fugiu em uma moto e passou oito dias foragidos, até ser preso.

Suspeito de matar advogado e policial militar, morre em confronto com a Polícia Militar

 
Murilo era acusado de vários crimes
Murilo era acusado de vários crimes no Cariri
Mais uma morte por intervenção militar no cariri, na noite desta quinta-feira (30). Por volta das 19 horas, no Conjunto Minha Casa Minha Vida no bairro Barro Branco em Crato, Murilo Massaranduba Januário, de 26 anos, morreu num confronto com militares do BEPI. Ele é acusado de vários crimes no Cariri e os PMs tentaram prendê-lo quando ocorreu o confronto resultando na morte do mesmo que residia no Sítio Apanha Peixe em Mauriti e ainda foi socorrido ao hospital.

Ele morreu exatamente na data da missa de trigésimo dia pela morte do advogado Bruno Yarlley dos Santos Duarte, de 33 anos, que ele matou a tiros no dia 30 de abril. O crime aconteceu perto da sua casa no Distrito de Belmonte e a escopeta calibre 12 usada no crime chegou a ser apreendida. Murilo usava tornozeleira eletrônica e rompeu a mesma para fugir por um matagal próximo sem ser monitorado após matar o advogado que vinha sendo ameaçado.

Murilo respondia vários procedimentos por assaltos, danos, homicídios, rebelião no cárcere, porte de drogas, perturbação à ordem pública e era membro de organização criminosa de origem paulista. Dia 12 de maio de 2022 ele matou a golpes de pau e pedradas o Soldado PM José Samuel Bezerra Janoca, de 35 anos. O militar trabalhava em Barro, mas o crime aconteceu em Mauriti. Murilo e o coautor foram presos em flagrante em Caririaçu. Outro crime atribuído a ele foi em setembro de 2021, em Brejo Santo, quando roubou a moto de uma garota.

PM acusado de matar vizinho adolescente tem júri marcado no Ceará

O adolescente estava prestes a entrar dentro da própria casa
O crime aconteceu no ano de 2021 - Outra pessoa também ficou ferida
O subtenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Reginaldo Alves da Silva, irá, em breve, sentar no banco dos réus. O julgamento contra o policial acusado por assassinar um jovem está agendado para acontecer no próximo dia 19 de junho, em Fortaleza.

O Tribunal do Júri deve começar às 8h30, na 2ª Vara do Júri de Fortaleza. Anteriormente, a sessão estava programada para o dia 24 de abril de 2024, mas foi adiada a pedido da defesa, que alegou não ter ainda acesso nos autos às mídias referentes ao laudo pericial.

A acusação concordou com o pedido, "visando evitar possível nulidade absoluta". O subtenente segue detido no presídio militar, desde o ano de 2021, data do crime.

VÍTIMA ERA VIZINHO DO PM
 O homicídio aconteceu no bairro Paupina, em Fortaleza. A vítima, Diogo Lima dos Santos, tinha 18 anos e era vizinho de Reginaldo Alves. Outro jovem ficou ferido devido aos disparos, mas sobreviveu.

Diogo estava chegando em casa quando foi assassinado
Vítima: Diogo Lima Santos

Em dezembro de 2021, o Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou o PM. Na acusação, o órgão expôs que o acusado teria alegado legítima defesa, mas que "a versão do policial não se sustenta na prova até então produzida: as vítimas disseram o motivo pelo qual estavam no local e levantaram a camisa para mostrar que estavam desarmadas".

Quando policiais militares em serviço chegaram para atender a ocorrência, o suspeito teria ameaçado se matar, mas depois se entregou, enquanto vestia um colete balístico.

Populares chegaram a contar que o subtenente era conhecido como 'valentão' na rua e já teria tentado cometer outros homicídios. "O acusado cometeu crime por motivo torpe, eis que decidiu que as vítimas se pareciam com criminosos sem direito de viver".

Junho tem feriados - Veja calendário do mês em 2024

Em junho de 2024, não se tem nenhum feriado ou ponto facultativo
Em 2024, no Ceará, o mês de junho, marcado pelas festas juninas, transcorrerá sem nenhum feriado, apesar da tradição cultural das celebrações
Popularmente conhecido como o "mês das festas juninas", junho de 2024 não terá nenhum feriado ou ponto facultativo no Ceará, com exceção das celebrações de aniversário em algumas cidades. Oito municípios cearenses terão feriado municipal decretado durante o mês: Alto Santo (1º de junho), Ererê (4 de junho), Quiterianópolis (4 de junho), Tabuleiro do Norte (8 de junho), Crato (21 de junho), Eusébio (23 de junho), Itapiúna (23 de junho) e Salitre (30 de junho).

No mês subsequente a maio, que contou com um feriado (Dia Mundial do Trabalho) e um ponto facultativo (Corpus Christi), junho, além de sediar os festejos juninos, também precede as famosas férias escolares que ocorrem em julho.

Feriados restantes em 2024 no Brasil

7 de setembro > Independência do Brasil (sábado) - Feriado Nacional

12 de outubro > Nossa Sra. Aparecida - Padroeira do Brasil (sábado) - Feriado Nacional

28 de outubro > Dia do Servidor Público (segunda-feira) - Ponto facultativo nacional

2 de novembro > Finados (sábado) - Feriado Nacional

15 de novembro > Proclamação da República (sexta-feira) - Feriado Nacional

20 de novembro > Dia da Consciência Negra - Feriado Nacional

25 de dezembro > Natal (quarta-feira) - Feriado Nacional

Namorado matou ex da companheira a mando da própria mulher. Ele está foragido

Luiz Davi Nunes Dias é procurado pela Polícia suspeito de matar o ex da namorada
A mandante do crime pediu que o atual namorado matasse o ex-companheiro dela após descobrir que ele mantinha outro relacionamento quando estava com ela
Um homem de 23 anos, identificado como Luiz Davi Nunes Dias, está foragido da polícia suspeito de matar um homem do Maranhão, de 37 anos. O homem assassinado era ex-namorado da atual companheira de Luiz Davi, identificada como Layane Pessoa da Silva. A Polícia Civil informou, nesta quinta-feira (30), que o crime ocorreu a mando da própria mulher, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

A morte foi encomendada após Layane, de 23 anos, descobrir que ele mantinha um relacionamento no Maranhão quando estava com ela. Eles haviam terminado o relacionamento, mas a mulher armou uma emboscada para a vítima. No local, o maranhense teria sido morto por Luiz Davi, conforme a Polícia Civil.

O crime aconteceu no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, no último dia 11 de março. Layane está presa desde o dia 10 de maio, apontada como mandante do crime.

O caso é investigado pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. Ambos os suspeitos foram indicados pelo crime de homicídio qualificado.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Brigadeirão envenenado: câmeras mostram vítima com prato que teria causado morte e fuga de suspeita

Imagens cedidas à Itatiaia
As imagens foram pelas câmeras de monitoramento do prédio onde o casal morava, na Zona Norte do Rio; namorada da vítima segue foragida
Câmeras de segurança flagraram Júlia Andrade Cathermol Pimenta, suspeita de envenenar o namorado Luiz Marcelo Antônio Ormond, no dia da morte do empresário até sua fuga. A jovem é acusada de envenenar o companheiro com medicamentos colocados dentro de um brigadeirão.

As imagens, gravadas pelas câmeras de monitoramento do prédio onde o casal morava, no bairro Engenho de Dentro, na Zona Norte da capital, flagraram a vítima com o doce em mãos, dentro do elevador. 


A primeira imagem é do dia 17 de maio, dia da morte do empresário. Às 17h04, o casal aparece no elevador do prédio com duas cervejas e um prato em mãos. Os dois descem até a portaria e voltam 40 minutos depois. Às 17h46, o casal aparece novamente no elevador já sem as cervejas, mas ainda com o prato. Para a polícia, existe a possibilidade do prato conter o brigadeiro envenenado. Neste mesmo dia, Luiz Marcelo come o brigadeirão e morre.

O laudo da necrópsia não determinou a causa da morte. No entanto, os peritos identificaram uma pequena quantidade de líquido achocolatado no sistema digestivo. De acordo com o laudo, Luiz morreu três ou seis dias antes do corpo ser localizado. Com isso, a polícia acredita que Júlia chegou a dormir na mesma casa onde estava o cadáver durante todo o fim de semana dos dias 18 e 19 de maio.

No dia 19, as câmeras do prédio filmaram Júlia dentro do elevador, vestida com uma roupa de academia. Às 10h53, ela volta para o apartamento sozinha e parece mandar um áudio ainda dentro do elevador. No dia seguinte, em 20 de maio, Júlia aparece deixando o prédio com uma mala.

Na fuga, a suspeita teria levado os pertences do empresário e o carro dele. Nesse tempo, ainda segundo a polícia, ela chegou a enviar mensagens pelo celular do empresário se passando por ele. No mesmo dia, após Júlia fugir, o corpo do empresário foi encontrado no apartamento. Júlia segue foragida.

Pertences do empresário foram vendidos
Durante as investigações, a polícia descobriu que o veículo da vítima foi levado para Cabo Frio, na Região dos Lagos, após supostamente ter sido vendido por uma quantia de R$ 75 mil. O homem que comprou o carro chegou a apresentar um documento escrito à mão, que ele disse ter sido assinado pelo empresário, transferindo o bem.

Com o mesmo homem que comprou o veículo foram encontrados o telefone celular e o computador do empresário. Ele foi preso em flagrante por receptação. A partir daí, os policiais chegaram à cigana Suyane Breschak que confessou ter ajudado a dar fim aos pertences de Luiz.

Contra Suyane, foi cumprido um mandado de prisão temporária por homicídio qualificado nessa quarta-feira (29). A Polícia Civil segue com as buscas pela namorada da vítima, principal suspeita de cometer o crime.

Suyany Breschak se apresentava como Cigana Esmeralda na internet e fazia sucesso nas redes sociais, em uma delas a mulher tinha quase 700 mil seguidores. Na descrição do seu perfil, ela dizia ser “cigana legítima de berço”. Suyany chegava a cobrar até R$ 1.000 para fazer uma “amarração do amor”. À polícia, a mulher disse que Júlia estaria devendo uma quantia a ela por isso a ajudou.

Rádio Itatiaia

Pastor evangélico procurado por assassinatos, roubos e sequestro em Alagoas é preso antes de culto no CE

Pastor é preso dentro de igreja no Ceará - Ele é suspeito de assassinatos e assaltos em AL
Ele liderava uma tradicional igreja de Juazeiro do Norte e estava há 16 anos foragido - Segundo a polícia, o pastor agia de forma violenta durante os assaltos e aliciava menores para participar dos crimes
Um pastor evangélico foi preso, na última quarta-feira (29), dentro de uma igreja no Ceará, minutos antes de um culto começar. Ele estava há 16 anos foragido por assassinatos, roubos e sequestro em Alagoas.
A prisão aconteceu em Juazeiro do Norte. Segundo a Polícia Civil de Alagoas, Aloizio dos Santos do Nascimento, de 36 anos, agia de forma violenta e aliciava menores para participar dos crimes.
"Ele foi preso dentro da igreja, estava aguardando os fiéis para a realização do culto. Ele confessou os crimes e alegou que era muito jovem e andava com pessoas que não prestavam".
O suspeito é apontado como o autor dos disparos de dois latrocínios, que aconteceram em 2008 em Maribondo e em Anadia.
"Ele matou duas pessoas, roubou três motos e um carro e se tornou pastor de uma das maiores igrejas evangélicas de Juazeiro do Norte".
Segundo a polícia, Jaílson Correia da Silva, 29 anos, foi uma das vítimas de Aloizio. Ele teve a moto roubada e foi assassinado com um tiro na nuca em Maribondo.
Em Anadia, o pastor teve a ajuda de dois adolescentes para sequestrar e matar José Reinaldo da Silva, 41anos, durante um roubo de carro.
O pastor vai responder pelos crimes de latrocínio, sequestro, corrupção de menores e formação de quadrilha.

Pai mata filho de cinco anos envenenado para se vingar da ex-esposa em Alagoas

Imagens de segurança mostram Matheus indo deixar o filho Anthony Levy na escola após ter envenenado o menino
O pai descartou o frasco do veneno na escola do filho, com objetivo de incriminar funcionários do local
O menino Anthony Levy, de apenas 4 anos, morreu após ser envenenado pelo próprio pai. Matheus Omena Soares dos Santos confessou, na quarta-feira (29), ter matado o filho para se vingar da mãe do menino, de quem tinha se separado há seis meses. Anthony Levy morreu na última segunda-feira (27), apenas um dia antes de completar 5 anos de idade. O caso aconteceu em Maceió, capital do estado do Alagoas.

Neste dia, antes de ir para a escola, Anthony tomou um mingau, que tinha sido misturado com chumbinho. Logo depois, o pai levou o menino para a escola. No local, o menino passou mal, foi socorrido na unidade de saúde mais próxima, mas não resistiu.

Imagens da escola mostram o pai andando pelos corredores com o menino e descartando o frasco do veneno em uma lixeira no local.

CRIME PREMEDITADO
Na confissão, Matheus Omena Soares dos Santos contou que o crime foi premeditado. O veneno foi obtido de forma ilegal oito dias antes do assassinato.

Ele pagou com o próprio cartão de crédito, um total de R$ 13. Após a morte da criança, Matheus chegou a comparecer ao velório e enterro. No dia seguinte, ele foi preso e confirmou a autoria do crime.

"Ele foi muito frio. Mas confessou que teve um relacionamento de 8 anos com a mãe do menino e que estavam há 6 meses separados. Foi quando resolveu se vingar da mulher, tirando a vida do próprio filho", segundo informação da Polícia Civil de Alagoas.

A intenção dele era incriminar os funcionários da escola pelo envenenamento de Anthony Levy.

Policial Militar desaparece depois de sair para comprar refrigerante

O PM Alexandre Silva de Lima desapareceu nesta quinta em Maricá
Agente é morador da cidade e atua na UPP da Nova Brasília, no Rio de Janeiro
O cabo da Polícia Militar, Alexandre Silva de Lima, de 33 anos, está desaparecido desde o início da madrugada desta quinta-feira (30), em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. O agente disse à mulher que iria comprar um refrigerante e não voltou mais.
Estranhando a demora, ela chegou a procurar pelo marido em um bar do bairro, e recebeu a informação de que tinham acabado de executar um policial na comunidade do Risca Faca.
A mulher, que está grávida, procurou então os policiais militares da cidade para comunicar o caso. A polícia ainda não confirma a morte do agente e faz buscas pela cidade. Desde às 5h os policiais realizam buscas dentro da comunidade do Risca Faca.
O policial é lotado na UPP de Nova Brasília, no Rio de Janeiro, e morador do bairro Itapeba, em Maricá.

Sanfoneiro morre numa colisão de carros que deixou mais três pessoas feridas, no interior do Ceará

Mais um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na última quarta-feira (29), no Cariri. Uma colisão de carros aconteceu na CE-060 que liga Barbalha e Jardim mais precisamente no Sítio Serra Gravatá. Um veículo Fiat Pálio de cor verde subia na direção de Barbalha quando colidiu num Fiat Uno prata que viajava em sentido contrário. No local, morreu o motorista do primeiro carro Francisco André Miguel, de 77 anos, o conhecido sanfoneiro Edilzo.

Ele era agricultor, residia no Sítio Serra Gravatá e ficou preso às ferragens. Já no Fiat Uno estavam dois homens e uma mulher também residentes na zona rural de Jardim. Os três foram socorridos pelo SAMU a hospitais de Jardim e Barbalha. Os veículos ficaram bem estragados e a ocorrência foi atendida por militares do RAIO de Jardim. Foi a quarta morte em acidente de trânsito esta semana no Cariri. As outras foram em Santana do Cariri, Lavras da Mangabeira e Farias Brito.

Com informações do Site Miséria 

Trump se torna 1º ex-presidente dos EUA condenado criminalmente

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se pronunciou após ser considerado culpado em julgamento sobre fraude e suborno à atriz pornô Stormy Daniels.

O político falou com a imprensa por três minutos depois do resultado da corte de Nova York.

“Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto”, disse o ex-presidente.

Trump foi condenado nesta quinta-feira (30) por 34 acusações criminais. Esta é a primeira vez que um ex-presidente americano é acusado e condenado criminalmente.

“O real veredito virá em 5 de novembro pelo povo”. “Não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. Estou lutando pelo nosso país”, completou.

Entenda acusação

Os jurados entenderam que o político comprou o silêncio de Daniels para evitar que o vazamento do escândalo prejudicasse a sua imagem durante a campanha presidencial de 2016.

Segundo as denúncias, o empresário teria pago US$ 130 mil (equivalente a pouco mais de R$ 669 mil na cotação atual) para Stormy Daniels nas semanas prévias às eleições de 2016. O objetivo era de que ela mantivesse silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal entre os dois.

Ao todo, foram 34 acusações contra Trump. Cada uma delas pode gerar até quatro anos de reclusão.

A partir de agora, o juiz do caso, Juan Merchan, emitirá sua sentença com base no veredito dos jurados. Ele pode decidir pelo cumprimento ou não da pena na prisão. O julgamento da sentença acontecerá no dia 11 de julho.

Cultura

Governador Elmano nomeia parte dos secretários que havia anunciado

Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Foto: Carlos Gibaja/Gov-CE.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), somente ontem (29) exonerou secretários e chefe de órgãos e nomeou os novos titulares de sua equipe administrativa. No entanto, só parte começa a exercer imediatemente suas funções, do total de exonerações que o gestor tinha anunciado na segunda-feira (27), em comunicado pelas redes sociais.

Na edição de ontem (29) do Diário Oficial do Ceará, veiculado à noite, foi publicado o Decreto 36.042 que designa agente público para o expediente que indica. No documento, o governador designou retroativamente, a partir de 4 de maio, o vogal Edigar Belchior Ximenes Neto, para responder interina e cumulativamente, a presidência da Junta Comercial do Ceará; exonerar Francisco Antônio Martins Barbosa do cargo de diretor de Relacionamento e Negócio da Empresa de Tecnologia da Informação – Etice; exonerar José Valdeci Rebouças do cargo de presidente da Etice; exonerar Samuel Elânio de Oliveira Júnior do cargo de secretário da Segurança Pública e Defesa Social; exonerar Antônio Nei de Sousa do cargo de secretário da Infraestrutura; exonerar Francisco Quintino Vieira Neto do cargo de superintendente da Superintendência de Obras Públicas – SOP; exonerar Sandra Maria Olimpio Machado do cargo de secretária do Planejamento e Gestão.

No mesmo Decreto, o governador resolve nomear Alexandre Sobreira Cialdini para exercer as funções de secretário do Planejamento e Gestão; nomear José Valdeci Rebouças para o cargo de superitendente da Superintendência de Obras Públicas; nomear Hélio Winston Barreto Leitão para o cargo de secretário da Infraestrutura; nomear Antônio Roberto Cesário de Sá para o cargo de secretário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; e nomear Francisco Antônio Martins Barbosa para exercer o cargo de presidente da Etice.

Leia a íntegra da publicação:

DECRETO Nº 36.042, de 29 de maio de 2024.
DESIGNA AGENTE PÚBLICO PARA O EXPEDIENTE QUE INDICA. O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 88, inciso IV e VI, da Constituição Estadual, e CONSI- DERANDO a necessidade de conferir continuidade à gestão administrativa de órgão/entidade estadual enquanto não nomeado o dirigente que ficará, em definitivo, responsável pela respectiva Pasta; DECRETA:
Art. 1º Fica designado, a partir de 4 de maio de 2024, EDIGAR BELCHIOR XIMENES NETO, vogal da Junta Comercial do Ceará, para responder, interina e cumulativamente, pelo expediente do cargo em comissão de Presidente da referida entidade.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa. GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, FRANCISCO ANTÔNIO MARTINS BARBOSA, do cargo de provimento em comissão de DIRETOR DE RELACIONAMENTO E NEGÓCIO, integrante da estrutura organizacional da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, JOSÉ VALDECI REBOUÇAS, do cargo de provimento em comissão de PRESIDENTE, integrante da estrutura organizacional da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, SAMUEL ELÂNIO DE OLIVEIRA JÚNIOR, do cargo de provimento em comissão de SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, ANTÔNIO NEI DE SOUSA, do cargo de provimento em comissão de SECRETÁRIO DA INFRAESTRUTURA, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Infraestrutura, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, FRANCISCO QUINTINO VIEIRA NETO, do cargo de provimento em comissão de SUPERINTENDENTE, integrante da estrutura organizacional da Superintendência de Obras Públicas, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, SANDRA MARIA OLIMPIO MACHADO, do cargo de provimento em comissão de SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO, integrante da estrutura organizacional da Secretaria do Planejamento e Gestão, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso I do art. 88, da Constituição do Estado do Ceará, em conformidade com a Lei Estadual n° 16.710, de 21 de dezembro de 2018, e de acordo com o Decreto n° 32.960, de 13 de fevereiro de 2019, RESOLVE NOMEAR ALEXANDRE SOBREIRA CIALDINI, Auditor Fiscal Assistente da Receita Estadual, matrícula 107328-1-6, lotado na Secretaria da Fazenda, para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO, integrante da estrutura organizacional da Secretaria do Planejamento e Gestão, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERRNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso I do art. 88, da Constituição do Estado do Ceará, e em conformidade com a Lei Estadual n° 16.710, de 21 de dezembro de 2018, RESOLVE NOMEAR JOSÉ VALDECI REBOUÇAS, para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de SUPERINTENDENTE, integrante da estrutura organizacional da Superintendência de Obras Públicas, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso I do art. 88, da Constituição do Estado do Ceará, e em conformidade com a Lei Estadual n° 16.710, de 21 de dezembro de 2018, RESOLVE NOMEAR HÉLIO WINSTON BARRETO LEITÃO, para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de SECRETÁRIO DA INFRAESTRUTURA, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Infraestrutura, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa
GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso I do art. 88, da Constituição do Estado do Ceará, e em conformidade com a Lei Estadual n° 16.710, de 21 de dezembro de 2018, RESOLVE NOMEAR ANTÔNIO ROBERTO CESÁRIO DE SÁ, para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024.
Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso I do art. 88, da Constituição do Estado do Ceará, e em conformidade com a Lei Estadual n° 16.710, de 21 de dezembro de 2018, RESOLVE NOMEAR FRANCISCO ANTÔNIO MARTINS BARBOSA, para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de PRESIDENTE, integrante da estrutura organizacional da Empresa de Tecnologia da Informação
do Ceará, a partir de 29 de maio de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 29 de maio de 2024. Elmano de Freitas da Costa – GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ.

Izolda Cela deixa o Ministério da Educação para ser candidata à Prefeitura de Sobral

Professora Izolda Cela não volta ao MEC. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela (PSB), anunciou a saída da pasta para disputar as eleições municipais de outubro. O anúncio foi feito em comunicado enviado nessa quarta-feira (29) à sua equipe no MEC.

Ex-governadora do Ceará, Izolda deverá ser candidata à prefeita de Sobral. Ela deixa a pasta às vésperas de acabar o prazo legal para a desincompatibilização de cargos de confiança, que é de quatro meses antes do pleito. As eleições estão marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro (em cidades acima de 200 mil eleitores).

Na mensagem à equipe, Izolda informa que não retornará ao trabalho após o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30). Ela elogiou o trabalho do ministro da Educação, o também ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e disse que as definições relativas à possível candidatura a prefeita “a Deus pertencem”. O teor do comunicado foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado pela Agência Brasil.

Além de ex-governadora, Izolda Cela é também ex-secretária de Educação do Ceará. Boa parte do crédito pelo bom desempenho do estado em métricas educacionais nos últimos anos é atribuída à sua gestão na Seduc. Ela chegou a ser cotada para assumir o MEC, antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva optar por Camilo Santana.

Em fevereiro deste ano, Izolda (que estava sem partido) se filiou ao PSB, seguindo movimento do senador Cid Gomes, seu aliado político e uma das principais lideranças no Ceará. O senador fez a transição partidária após ter se desentendido com dirigentes do PDT, inclusive com o irmão, Ciro Gomes, ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República.

A rixa de Cid Gomes com o PDT envolveu a pré-candidatura da então governadora Izolda Cela (PDT) à reeleição, no pleito de 2022. A candidatura tinha o apoio de Cid, mas acabou barrada por Ciro, que não concordou em continuar a aliança do PDT com o PT no Ceará. A direção estadual do PDT apoiou o nome de Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza.

Com informações da Agência Brasil.

Perdão de dívidas do Serasa: confira a lista de pessoas beneficiadas para limpar o nome

Foto: Serasa/Reprodução
Ação pode beneficiar até 66 milhões de brasileiros, superando outros programas de renegociação
O Serasa está oferecendo uma chance para brasileiros inadimplentes regularizarem as finanças com descontos, por meio do perdão de dívidas. A iniciativa promete descontos de até 96% nos débitos, permitindo que os consumidores reequilibrem as contas de maneira acessível.

A ação pode beneficiar até 66 milhões de brasileiros, superando outros programas de renegociação, como o Desenrola Brasil. Grandes empresas e instituições financeiras, como Nubank e Banco do Brasil, estão participando desta iniciativa, oferecendo condições vantajosas para os clientes quitarem suas dívidas.

Para participar da renegociação de dívidas do Serasa, basta acessar o site oficial e seguir o passo a passo:

*Acesse o site do Serasa;
*Insira seu CPF e senha para fazer login;
*Confira as ofertas disponíveis e veja o total de suas dívidas e as instituições credoras;
*Selecione a oferta de pagamento que melhor se adequa à sua situação financeira;
*Confirme a negociação e siga as instruções para pagamento.

O Serasa oferece opções de pagamento à vista, onde é possível obter maiores descontos, e parcelado, com taxa de juros de 1,09% ao mês, uma média abaixo do mercado.

Perdão de dívidas do Serasa
Renegociar as dívidas com o Serasa oferece diversas vantagens, incluindo descontos de até 96%, proporcionando uma redução significativa no valor total das dívidas. Além disso, há prazos flexíveis, com opções de pagamento que se ajustam às suas possibilidades financeiras, e acompanhamento do processo, com suporte contínuo durante toda a renegociação. Também há a emissão gratuita de segundas vias de boletos e a garantia de retirada do nome dos órgãos de proteção ao crédito após o pagamento.

GCMais

Professor acusado de estuprar criança de cinco anos é declarado inocente e não será indiciado

Foto: Reprodução
No entanto, as investigações continuam para descobrir quem cometeu o crime, em março deste ano
O professor acusado de estuprar uma criança de 5 anos foi declarado inocente. O docente não será indiciado. No entanto, as investigações pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) continuam para descobrir quem cometeu o crime, em março deste ano. A violência sexual ocorreu no interior da instituição de ensino infantil, no bairro Bonsucesso.

O docente foi perseguido nas redes sociais e recebeu ameaças de morte, tendo a casa onde morava invadida e saqueada. O caso foi divulgado em março deste ano, após a mãe da criança de cinco anos fazer uma denúncia.

Mesmo sem ter sido identificado e divulgado pela Polícia Civil, o nome e a foto do professor começaram a ser divulgados pelas redes sociais, identificando-o como o abusador. Um grupo de mães chegou a fazer um protesto na escola exigindo a prisão do professor culpado.

“Gostaria de me comunicar com as pessoas que estão orando por mim, gostaria de dizer que o inquérito está em andamento sob segredo da Justiça, que estou à disposição da Justiça. Estou me mantendo afastado das redes sociais diante das ameaças que estou recebendo mesmo eu sendo inocente. Peço que continuem orando por mim”, declarou o docente na época.

A Polícia Civil segue em investigação por meio da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca) da PCCE.

GCMais

Casal finge ser cliente, rouba carro de motorista por aplicativo e capota na fuga

Criminosos fingiram ser passageiros, roubaram carro de motorista por aplicativo e na fuga capotaram veículo em Parnamirim na noite de quarta-feira (29). De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, o motorista iniciou uma corrida conduzindo o casal do bairro de Emaús e foi anunciado o assalto no bairro Monte Castelo.

De acordo com o capitão Moisés Santos, a Força Tática do 3º Batalhão foi acionada, seguiu em diligência e localizou os assaltantes no bairro de Passagem de Areia. O casal conseguiu fugir e em alta velocidade capotaram várias vezeso veícul na marginal da BR-101, próximo ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes.

O homem e a mulher ficaram feridos e foram socorridos para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O motorista Pedro Henrique, que foi vítima do assalto, está abalado e precisa de ajuda para consertar o veículo, que teve perda total.

Ponta Negra News

Coreia do Norte envia 150 balões com lixo e fezes para o Sul

A Coreia do Norte enviou mais de 150 balões com fezes e lixo para a Coreia do Sul, disseram os militares sul-coreanos nesta 4ª feira (29.mai.2024). De acordo com Seul, trata-se de uma resposta a panfletos enviados por ativistas, também em balões, para o território norte-coreano.

Os primeiros balões a chegar à Coreia do Sul foram vistos na noite de 3ª feira (28.mai) na província de Gyeongnam, no sudeste do país. Os militares disseram que resíduos de plástico, baterias e fezes foram encontrados.

Seul atribuiu a ação a Pyongyang. Isto porque os balões foram enviados depois de o vice-ministro da Defesa norte-coreana, Kim Kang-il, dizer que seu país daria uma resposta ao envio de panfletos anti-regime.

“Serão tomadas medidas retaliatórias contra a frequente dispersão de panfletos e outros lixos [pela Coreia do Sul] perto das zonas fronteiriças”, disse Kim no domingo (26.mai), segundo a agência de notícias KCNA.

“Montes de lixo e sujeira serão em breve espalhados pelas áreas fronteiriças e pelo interior da Coreia do Sul, que entenderá quanto esforço é necessário para removê-los”, acrescentou Kim.

Ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos enviaram balões à Coreia do Norte durante anos. Os objetos carregavam panfletos com críticas ao regime e instavam os norte-coreanos a se rebelarem. Os balões também levaram cartões de memória com videoclipes de K-pop, proibidos por Pyongyang.

Os militares da Coreia do Sul pediram aos moradores que não se aproximem dos balões e acionem a polícia. “Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram. “Alertamos severamente a Coreia do Norte para parar imediatamente com esse ato desumano e vulgar.”

Poder360

Foragido da Justiça é preso durante confraternização em restaurante no Ceará

Polícia Militar do Ceará
Homem foi preso por envolvimento com o tráfico de drogas
Um homem de 30 anos, que estava com um mandado de prisão em aberto, foi preso durante uma confraternização, em um restaurante de Fortaleza. A captura ocorreu por meio de ação conjunta das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado do Ceará e do Maranhão (Ficco) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Contra ele havia um mandado de prisão preventiva decorrente de sentença condenatória expedido pela Coordenadoria da Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Ele é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.

No começo da semana, segunda-feira (27), um foragido, de 36 anos, foi preso em Maranguape por crimes de tráfico de drogas e receptação. A prisão foi efetuada em parceria com a ASINT e com o destacamento local da Polícia Militar do Ceará.

Outra ação integrada ocorreu na terça-feira (28). Na oportunidade, um indivíduo de 37 anos foi preso em Sobral procurado pelos crimes de homicídio qualificado e roubo. A captura ocorreu com a participação do Comando Tático Rural (Cotar) da Polícia Militar do Ceará.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Eleições majoritárias X Eleições proporcional: entenda a diferença

O sistema majoritário de votação é utilizado tanto para eleições para o Poder Legislativo, quanto Executivo. Foto: Reprodução/ TSE
Se alguém perguntar a você quem vai ganhar a eleição para prefeito em algum dos municípios brasileiros neste ano, saiba que a resposta é muito simples: vence aquele candidato que for mais votado. É assim que funciona o sistema majoritário de votação, adotado tanto para os cargos do Poder Executivo (presidente da República, governador e prefeito) quanto do Poder Legislativo (senador).

Nesse modelo, ganha quem tiver a maioria absoluta ou simples dos votos. A primeira é atingida quando as candidaturas obtêm a metade mais um dos votos válidos (sem contar os brancos e os nulos). Já a maioria simples elege quem receber mais votos.

Nas disputas para Presidência da República, governos estaduais e do Distrito Federal e prefeituras de cidades com mais de 200 mil eleitoras e eleitores, é preciso conseguir a maioria absoluta para vencer a eleição.

Quando isso não ocorre no primeiro turno da eleição, é realizado um segundo turno com apenas os dois primeiros colocados no primeiro turno. Dessa forma, a maioria absoluta é inevitavelmente alcançada.

No caso das eleições para prefeituras com menos de 200 mil eleitores e para o Senado, basta a maioria simples: quem tiver mais votos se elege. Portanto, quando ouvir falar em sistema majoritário, saiba que se trata daquele em que o mais votado ganha.

Sistema proporcional
Já o sistema proporcional é aquele que provoca a seguinte dúvida: como é possível que alguém vença a eleição recebendo menos votos? O que ocorre é que nas eleições para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais, não são consideradas apenas as votações nominais (individuais) da candidata ou do candidato. É ponderado também o total de votos dados ao partido ou à federação partidária (essa última é considerada como um só partido político).

Esse modelo dá mais força à agremiação. O mandato pertence à legenda, e não ao candidato.  Quanto mais votos um partido receber, mais vagas ele vai ter – por isso, o sistema é chamado “proporcional”. Nessas circunstâncias, o eleitorado pode escolher também votar apenas no partido – esse é o chamado voto de legenda. Na prática, basta digitar na urna eletrônica o número do partido que a eleitora ou o eleitor quer apoiar.

Além disso, ao votar em alguém, mesmo que essa pessoa não seja eleita, o voto pode ajudar a eleger outra pessoa da mesma agremiação. Quem ocupa os cargos que o partido conquistou são os mais votados pela sigla (ou federação). Por fim, para entender como o partido consegue obter essas vagas, é preciso compreender o que são os quocientes eleitoral, partidário e as sobras de vagas.

Fonte: Site do TSE

OAB-CE requer ao governador afastamento do secretário Mauro Albuquerque

Mauro Albuquerque é natural de Brasília. Foto: Instagram/Divulgação.
Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Ceará, aprovou ofício solicitando ao governador Elmano de Freitas (PT) o afastamento do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização – SAP do Estado, Luís Mauro Albuquerque Araújo. Em nota publicada pela instituição, os motivos do pedido são explicitados, entre eles “constrangimento às advogadas em período menstrual (através de vistorias íntimas), body scan operados por policiais penais homens e assédios sexuais de agentes penitenciários”.

Leia a íntegra do texto postado pela OAB-CE:

“A OAB-CE encaminhou, nesta terça-feira (28/5), ao Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, o Ofício nº 120-AT-24 requerendo a substituição imediata do Secretário de administração Penitenciária do Estado do Ceará, Luís Mauro Albuquerque Araújo.

“Nós não vamos abrir um milímetro. Foram dezenas de representações, algumas criminais, nós vamos continuar nisso. Violar prerrogativa é violar direito estabelecido em Lei, é crime. É imperativo que medidas imediatas sejam tomadas para garantir a proteção dos direitos humanos e assegurar o respeito às prerrogativas legais da advocacia”, afirma o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

Os frequentes requerimentos da OAB enviados à SAP para fazer cessar as ilegalidades e abusos das medidas adotadas nas unidades prisionais, na grande maioria dos casos, o objetivo só é alcançado após a intervenção do Judiciário.

Em 2023, toda a diretoria da Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), em Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza, foi afastada temporariamente do presídio após graves denúncias de tortura, violência e maus-tratos contra detentos.

O documento enviado pela OAB-CE relata, ainda, as violações das prerrogativas da advocacia que milita na seara penal, o que demonstra que há uma ação direcionada para obstaculizar o exercício da advocacia na defesa dos direitos dos apenados, tais como:

– Obrigatoriedade de agendamento prévio para atendimento dos presos pelos advogados, notadamente na CPPLIII, o que resulta na incomunicabilidade do preso por um prazo médio de sete dias;

– Constrangimento às advogadas em período menstrual (através de vistorias íntimas), body scan operados por policiais penais homens e assédios sexuais de agentes penitenciários;

– Quantidade reduzida de parlatórios para atendimentos dos presos, mesmo após a colaboração da OAB Ceará, que forneceu ar-condicionados, interfones, acrílicos e cadeiras;

– Implantação de câmeras em parlatórios, violando as prerrogativas dos advogados e o direito dos presos de ter contato reservado com o advogado;

– Limitação de número de atendimento de presos por advogado, bem como a regulação de tempo da entrevista;

– Instauração de Processos Administrativos Disciplinares em excesso e sem a participação de advogados, com aplicação de punições coletivas em desfavor dos presos;

– Punições aos advogados que não comparecem aos atendimentos jurídicos previamente agendados;

– Negativa de instalação de sala da OAB em unidades prisionais, a exemplo da Unidade de Segurança Máxima;

– Imposição de dificuldades no cumprimento dos alvarás de soltura nos fins de semana, pontos facultativos e feriados, o que ocasiona a permanência do interno por tempo excessivo;

– Graves denúncias de tortura de presos, tanto nas unidades prisionais masculinas como femininas, constatados inclusive por relatório elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça”.

Blog Edison Silva

IDH brasileiro retrocedeu seis anos a partir da pandemia, mostra pesquisa da ONU

Relatório foi lançado pelo PNUD na terça-feira. Foto: Reprodução/Agência Brasil
A pandemia de covid-19 impactou o desenvolvimento humano de forma global, mas foi mais significativo nos países da América Latina.

No Brasil, representou um retrocesso médio de 22,5%, o que equivaleria a voltar para o estado de desenvolvimento humano de seis anos antes do início da crise estabelecida pela doença, concluiu um relatório lançado na terça-feira (28), em Brasília, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O estudo traz um recorte sobre os estados brasileiros em relação à trajetória do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre 2012 e 2022 e os impactos sofridos durante a crise sanitária.

Com as três dimensões usadas para medir o desenvolvimento humano – longevidade da população, renda e educação –, é possível compreender melhor a importância dessa análise mutidimensional, diz a coordenadora de Desenvolvimento do PNUD, Betina Barbosa.

“A reação no IDH brasileiro nos faz perder 10 anos de melhoria no IDH longevidade, 10 anos de melhoria no IDH renda e dois anos de melhoria no IDH educação”, acrescenta.

Desigualdade
De acordo com Betina, o estudo mostra que, da mesma forma que a pandemia afetou de forma diferenciada os países em todo o mundo, as populações também foram impactadas de forma diferente.

As mulheres negras foram as que ficaram mais vulneráveis em termos de desenvolvimento de seu potencial e aproveitamento de oportunidades. “A gente tem 27% dos lares brasileiros chefiados por mulheres negras. Esses lares constituem quase 30% da população brasileira, e neles estão quase 34% de todas as crianças e jovens de até 14 anos. No entanto, o rendimento total desses lares chega a apenas 16% de todo o rendimento do Brasil”, ressalta.

Projetando os dados para o futuro, a pesquisadora entende que a maior parte da população que vai compor o país daqui a alguns anos será de negros e pardos, como já ocorre no Norte, onde esse grupo representa 80%. Diante de tal vulnerabilidade, o estudo recomenda a repactuação do desenvolvimento humano por meio de conquistas que impactem educação, saúde e renda com foco em raça e gênero.

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que participou do lançamento do relatório, o recorte trazido pelo estudo representa uma importante ferramenta para repensar políticas públicas.

“Uma das grandes mensagens do governo Lula é justamente a questão do combate às desigualdades, mas favorecendo a nossa diversidade”, diz a ministra.

Efeito Nordeste
Na construção de políticas públicas sólidas, que diminuam o impacto no desenvolvimento humano em momentos de crise como o enfrentado na pandemia da covid-19 e, recentemente no Rio Grande do Sul, o relatório cita ainda um achado que surpreendeu pesquisadores nos dados sobre o Brasil. No sentido contrário às expectativas, o maior desenvolvimento humano nos estados não foi refletido em baixas taxas de mortalidade.

Os estados que lideraram os maiores números de mortes pela doença foram o Rio de Janeiro e o Paraná, além do Distrito Federal. Enquanto isso, o Maranhão, que mantém o menor IDH do país, teve taxa de mortalidade tão baixa que, se replicada em todo o país, significaria uma redução de metade das mortes verificadas no Brasil entre 2020 e 2021, em decorrência da doença.

Na avaliação de Betina, esse resultado foi alcançado por meio das 487 medidas de combate à covid-19 adotadas pelo estado e fortalecidas com a pactuação com outros entes federados que possibilitou compra conjugada de medicamentos, mobilização de leitos entre estados e outras respostas mais efetivas durante a crise.

Fonte: Agência Brasil

Elmano de Freitas se reúne com novo secretário de segurança do Ceará: ‘Terá todo o meu apoio’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O delegado da Polícia Federal foi anunciado para o cargo na última segunda-feira (27), substituindo Samuel Elânio
O Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) se reuniu com o novo secretário da Segurança, Roberto Sá, nesta quarta-feira (29). O delegado da Polícia Federal foi anunciado para o cargo na última segunda-feira (27), substituindo Samuel Elânio.

“Reunião com o nosso novo secretário da Segurança, Roberto Sá. Ele terá todo o meu apoio, com a nossa tropa, que confio, para enfrentarmos fortemente a criminalidade. Não mediremos esforços e investimentos para garantir mais segurança para nossa população. Tenham a absoluta certeza disso”, escreveu Elmano em publicação na rede social Instagram.

Roberto Sá já foi Secretário de Segurança dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional do RJ. Também foi oficial da Polícia Militar do RJ, onde especializou-se em diversos cursos, sendo o primeiro colocado no Curso de Operações Especiais do BOPE, onde serviu e foi instrutor, e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

“Desejo muito sucesso ao novo secretário Roberto Sá na missão de enfrentar fortemente a criminalidade e proteger os mais de nove milhões de cearenses”, disse o governador ao anunciar o novo chefe da Secretaria Segurança Pública do Estado. Em relação ao ex-secretário, Samuel Elânio, Elmano agradeceu pela “dedicação e trabalho realizado”.

Além de Roberto Sá, o chefe do Executivo Cearense realizou mais oito trocas de secretários esta semana.

GCMais