Invasores de terras públicas são alvo da Polícia do Distrito Federal (PCDF) por desmatar um terreno da Floresta Nacional de Brasília, em Brazlândia. A investigação se aprofundou quando uma motoniveladora do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) foi flagrada limpando o terreno na invasão.
Em 15 de abril de 2024, diversos órgãos de fiscalização foram mobilizados para retirar os barracos erguidos por grileiros na região. Durante a operação, um helicóptero da Polícia Militar (PMDF) flagrou o veículo do DER-DF.
A motoniveladora fazia a supressão da vegetação na área invadida. Ou seja, era usado para a limpeza e desmatamento da região. A cena da grilagem de terras com apoio do veículo público foi gravada em vídeo.
O helicóptero se aproximou e o operador da motoniveladora conduziu o veículo para uma estrada na área. No entanto, acabou sendo abordado e identificado e o trator, apreendido.
Rastros
Rastros com o “DNA” da máquina foram identificados em diversos trechos com mata nativa suprimida. A operação identificou abertura de vias e cercas em construção.
A região invadida é de propriedade da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Por nota, o DER-DF informou que abrirá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o caso e tomará as providências necessárias, após o fim da apuração.
O caso é investigado pela Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Cepema).
Com informações do Metrópoles