Foto: Reprodução
Habilidade do Sargento Erisvan em realizar a manobra de Heimlich foi crucial para salvar a vida da criança
Um bebê que estava engasgado foi salvo por um policial militar que estava de folga, na cidade de Crateús. O Sargento Erisvan, lotado na 4ª Companhia do 5º Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (4ªCia/5º BPRAIO), realizou um ato heroico ao salvar a vida da criança de 11 meses. O episódio ocorreu na manhã do último sábado (6) no bairro Altamira.
Por volta das 11h30, o policial foi acionado por uma vizinha que estava com a criança no colo, em estado de desespero. Sem hesitar, o militar aplicou a manobra de Heimlich, um procedimento rápido de primeiros socorros para desobstruir as vias respiratórias. Com sucesso, o bebê voltou a respirar durante a aplicação da técnica.
A habilidade do Sargento Erisvan em realizar a manobra de Heimlich foi crucial para salvar a vida da criança. Essa técnica, ensinada no Curso de Formação Profissional da PMCE na disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), já salvou inúmeras vidas e demonstra a importância do treinamento dos policiais em situações de emergência.
Bebê engasgado é salvo por policial em Crateús
Dicas de como fazer a manobra de Heimlich que salvou bebê de engasgo:
A Manobra de Heimlich deve ser realizada apenas quando a pessoa estiver realmente engasgada e com dificuldade para respirar, conforme informações do Corpo de Bombeiros.
Essa manobra ajuda a desengasgar a vítima em situações de emergência. O CBMCE compartilhou uma cartilha com dicas de como realizá-la:
-Fique atrás da criança e incline-a ligeiramente para frente.
-Posicione-se com os pés ligeiramente afastados para obter estabilidade.
-Coloque um punho fechado com o polegar virado para dentro, logo acima do umbigo da criança.
Segure o punho com a outra mão.
-Faça uma pressão rápida e firme para dentro e para cima, em direção ao diafragma da criança
Repita essa pressão abdominal em forma de “J” cerca de 5 vezes, verificando se houve a obstrução a cada tentativa.
-Se a criança perder a consciência, é necessário iniciar a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) imediatamente, acionar os serviços de emergência.
-Continue realizando ciclos de RCP até a chegada da equipe médica.
GCMais