quarta-feira, 3 de abril de 2024

Chuva de 100 mm em cidade do interior Cearense alaga ruas e causa suspensão das aulas

Foto: Reprodução
O nível do rio Cariús subiu e causou muitos pontos de alagamentos com algumas residências
Vários pontos da cidade de Farias Brito, no Ceará, ficaram inundados após enchentes causadas por uma chuva de 100 milímetros. Nesta quarta-feira (3), o nível do rio Cariús subiu e causou muitos pontos de alagamentos com algumas residências sendo, inclusive, invadidas pela água. Prédios públicos tiveram o funcionamento afetado e as aulas foram suspensas.

Ruas e avenidas do Centro da cidade também ficaram alagadas e muitas lojas foram invadidas pela água da cheia do rio, mas mesmo assim permaneceram funcionando.
A prefeitura do município adotou medidas para prestar assistência a cerca de 20 famílias que ficaram desabrigadas por causa da chuva em Farias Brito, como por exemplo, no bairro Mutirão foi feita a disponibilização de caminhões para a retirada imediata das famílias afetadas.

Também foram utilizados tratores para a remoção de deslizamentos de terra e demais obstruções e distribuição de comida nas escolas da rede pública.

A gestão municipal afirmou ainda que faz o monitoramento contínuo do nível da água e das condições meteorológicas para uma atuação mais rápida em caso de necessidade.
Conforme as últimas previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados de chuva eram esperados para o centro-sul e oeste do estado (Sertão Central e Inhamuns, Cariri, Jaguaribana e Ibiapaba).

As precipitações ocorrem devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente encontra-se em torno de 2 a 3ºS. Além da ZCIT, áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste, efeitos de brisa (terrestre e marítima) e da combinação de temperatura, umidade e relevo poderão colaborar para chuvas neste início de semana.
GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.