quarta-feira, 20 de março de 2024

Vaca mais cara do mundo está no Brasil; saiba quanto custa

Foto: Reprodução
A vaca, com pouco mais de 5 anos de idade, destaca-se pela sua genética de alta qualidade, o que contribuiu para seu valor recorde.
A vaca Viatina-19, uma nelore nascida em Nova Iguaçu de Goiás, no norte goiano, entrou para o Guinness World Records como a fêmea bovina mais cara do mundo, avaliada em R$ 21 milhões. O título foi conquistado em julho de 2023, quando foi vendida em um lance milionário por criadores da Casa Branca Agropastoril, Agropecuária Napemo e Nelore HRO, que adquiriram um terço do animal por cerca de R$ 7 milhões. A vaca, com pouco mais de 5 anos de idade, destaca-se pela sua genética de alta qualidade, o que contribuiu para seu valor recorde.

O primeiro proprietário da Viatina-19, Silvestre Coelho Filho, destacou que o animal já demonstrava ser especial desde o nascimento, sendo considerado acima da média das outras bezerras da época. O médico veterinário João Carneiro explicou que a avó da Viatina-19 era uma barriga de ouro, o que influenciou em sua valorização.

Os compradores, representados por Fabiana Marques Borrelli, diretora da Casa Branca Agropastoril, ressaltaram que a vaca simboliza o padrão de qualidade que buscam, destacando o reconhecimento mundial como prova do investimento em excelência genética. Além disso, para garantir a continuidade da descendência do animal, estão sendo aplicadas técnicas de biotecnologia para multiplicação genética, como a aspiração de parentes da Viatina-19 para fertilização in vitro.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.