segunda-feira, 18 de março de 2024

Saiba por que São José é o padroeiro do Ceará; data é feriado em todo o Estado

Foto: Reprodução
O santo, pai de Jesus Cristo na tradição católica, é considerado padroeiro dos trabalhadores e das famílias.
Milhares de católicos do Ceará celebram neste 19 de março o Dia de São José, considerado o padroeiro do Estado. Por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. O dia 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José.

São José é considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

De acordo com o padre Gilson Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Manoel Sátiro, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor.

Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado.

São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica  o município de Aquiraz.

Além de homenagear São José, o dia também possui um significado simbólico para a cultura popular cearense, que associa a data à expectativa de um bom “inverno”, caso chova, garantindo assim boas colheitas e uma mesa farta ao longo do ano. A data une fé e tradição, fortalecendo os laços da comunidade.

Para celebrar o Dia de São José, a Catedral convida os fiéis são a participar do terço seguido do novenário, às 18h, culminando em uma comovente missa, proporcionando um espaço dedicado à oração e à reflexão espiritual.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.