Foto: Reprodução
As investigações começaram no início de 2023 e envolvem municípios cearenses e também grupos de Rio e São Paulo
As investigações começaram no início de 2023 e envolvem municípios cearenses e também grupos de Rio e São Paulo
Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (7) a operação policial “Ártemis”, pela Delegacia Municipal de Jucás, no interior do Ceará. Conforme divulgado, as ações policiais cumprem mandados de busca e apreensão e mandados de prisão contra criminosos que atuam em diversos municípios da região centro-sul do estado.
Os suspeitos são acusados de crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os mandados são cumpridos nas cidades cearenses de Jucás, Cariús, Saboeiro e Pacoti, havendo também mandados para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
São, no total, 65 mandados expedidos, incluindo 49 de busca e apreensão, 3 de prisão e 13 de quebra de sigilo bancário dos envolvidos nos crimes investigados. Eles foram autorizados pela Vara de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Foram mobilizadas 40 viaturas policiais e 130 agentes da Polícia Civil, além de cães farejadores.
Conforme a Delegacia de Jucás, o líder do grupo criminoso está escondido em uma favela carioca – sendo ele próprio um dos alvos dos mandados desta quinta-feira.
Investigações
As apurações sobre os casos iniciaram a partir de sucesivas prisões, efetuadas pela Delegacia de Jucás, nas cidades de Jucás e Cariús. Com isso, explicam as forças de segurança, os grupos criminosos desses municípios ficaram bastante enfraquecidos, motivo pelo qual a facção dominante no município de Saboeiro passou a dominar o tráfico de drogas também em Jucás e Carius. As investigações começaram no início de 2023.
Conforme pontua A operação policial investiga também o possível envolvimento de integrantes dessa organização criminosa com partidos políticos no município de Saboeiro, no interior do Ceará.
GCMais