Foto: Polícia Civil do Ceará
A polícia destaca a importância de verificar a credencial dos profissionais de saúde junto aos Conselhos Regionais
A polícia destaca a importância de verificar a credencial dos profissionais de saúde junto aos Conselhos Regionais
Uma estudante de Odontologia foi autuada em flagrante, em Fortaleza, por fazer atendimentos sem a formação exigida, portanto exercendo a profissão ilegalmente. A mulher atuava em uma clínica na Avenida Castelo de Castro, no bairro São Cristóvão, e vinha atendendo como dentista há três anos.
Agentes do 30º Distrito Policial (30º DP) relatam que, quando chegaram ao local, durante o flagrante, a estudante atendia uma senhora que já estava indo à clínica pela quarta vez, fazendo um tratamento que nunca surtia efeito. Ela conta, inclusive, que a prótese que havia sido implantada estava enferrujada.
O delegado Rodrigo Aurélio, titular do 30º DP, conta que a ação policial foi executada a partir de denúncia do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Ceará (CRO-CE). Quando os agentes chegaram ao local, inicialmente a mulher negou que estava atendendo pacientes, dizendo ainda que estava esperando um cirurgião dentista habilitado. A polícia, no entanto, logo comprovou que o atendimento estava de fato sendo feito e ela acabou confessando o crime.
Mulher é flagrada exercendo Odontologia ilegalmente
A suspeita foi autuada por exercício ilegal da Odontologia e foi encaminhada ao Judiciário, para que sejam tomadas medidas de persecução penal. No entanto, não ficou presa, devendo responder em liberdade, após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O delegado destaca ainda a importância de atentar para as credenciais dos profissionais, principalmente na área da saúde. “Os Conselhos Regionais de Odontologia e Medicina fornecem prontamente a informação, se o profissional é habilitado ou não. A sociedade tem que procurar o Conselho, em caso de dúvida”, orienta.
GCMais