quarta-feira, 6 de março de 2024

De Barroquinha a Santa Catarina: Chefes de facção que movimentaram R$ 2 bilhões com tráfico são presos em operação

Além do mandado no Ceará, as investigações ocorrem em Paraná e Santa Catarina
Investigações descobriram que empresas foram criadas para lavar dinheiro do tráfico de drogas
A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (6), mandados de busca e apreensão em Barroquinha, litoral do Ceará, na operação Follow The Money, que investiga lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Dois chefes da quadrilha foram presos.

Ao todo foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão. Além do Ceará, as investigações ocorreram em Paraná e Santa Catarina. A investigação estuda a situação financeira e patrimonial dos investigados que abrangeram quase 500 contas bancárias que movimentaram mais de R$ 2 bilhões entre créditos e débitos nos últimos anos.

A Polícia Federal afirmou que também foram realizadas análises fiscais, com o apoio da Receita Federal, e que permitiram reforçar as conclusões do uso de múltiplas empresas para dispersar e ocultar os ganhos ilícitos da organização.

Ainda segundo a polícia, os indícios são de que a organização criminosa investigada utilizava diversas estratégias para dissimular a origem do dinheiro, como negócios simulados com imóveis, veículos, transportes e na área de óleos e lubrificantes.

Houve ainda bloqueio judicial de mais de uma centena de bens dos investigados, tais como contas bancárias, imóveis urbanos e rurais, veículos de luxo, caminhões e maquinários agrícolas.

Foram empregados na operação aproximadamente 200 policiais federais e 20 auditores da Receita Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.