'Maníaco do Centro-Oeste' matou quatro pessoas da mesma família no DF e ficou foragido por 20 dias até ser morto, em 2021
Os dois detentos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró (RN) completam 21 dias de fuga nesta terça-feira (5) e superam Lázaro Barbosa, conhecido como 'maníaco do Centro-Oeste'. Ele matou quatro pessoas da mesma família, no Distrito Federal, e ficou 20 dias foragido até ser morto pela polícia, em Cocalzinho de Goiás (GO), em 2021.
Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça conseguiram escapar durante a madrugada de 14 de fevereiro. Eles são suspeitos de ter ligações com a facção criminosa Comando Vermelho, no Acre, onde o grupo domina as operações criminosas e onde a dupla estava presa até setembro do ano passado.
600 agentes nas buscas e R$ 30 mil de recompensa - Mais de 600 agentes estão à procura dos detentos. Os investigadores concentram as buscas entre Mossoró e Baraúna, cidades separadas por uma distância de cerca de 35 km.
A Polícia Federal passou a oferecer uma recompensa de R$ 30 mil por informações que levem à captura dos foragidos.
O que acontece se forem capturados
Caso sejam capturados, os fugitivos deverão responder pelo crime de fuga, considerada uma falta disciplinar. Pelo ineditismo do ocorrido, sendo o primeiro em um presídio de segurança máxima no Brasil, ainda não é determinada a punição que os bandidos receberão quando forem pegos pela polícia.
Em casos de presos de regime semiaberto, por exemplo, o fugitivo retorna a um presídio de regime fechado.
Não há unidade acima da de segurança máxima. Ou eles vão voltar para esta própria unidade, ou, a critério do Ministério da Justiça, podem ser encaminhados a outra unidade de segurança máxima do país.
O caso Lázaro Barbosa
Lázaro Barbosa de Sousa foi morto pela polícia em 28 de junho de 2021, após uma fuga que atraiu o interesse de todo o país e mobilizou quase 300 policiais. Depois de invadir uma casa em Ceilândia (DF), o criminoso matou uma família inteira: o pai, Claudio Vidal de Oliveira; a mãe, Cleonice Marques; e os dois filhos do casal, Gustavo e Carlos Eduardo.
Lázaro, fugindo do cerco armado para prendê-lo, escondeu-se na grande área de mata que liga Ceilândia, Águas Lindas de Goiás (GO) e Cocalzinho de Goiás (GO) e continuou cometendo novos crimes, aterrorizando os moradores locais.
A saga só terminou após 20 dias, quando ele foi visitar a ex-mulher e a ex-sogra em Águas Lindas e acabou cercado pela polícia.