O rei Charles III, da Inglaterra, está com “uma forma de câncer”, conforme informou nesta segunda-feira (5) o Palácio de Buckingham. “Sua Majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público”, disse ainda no pronunciamento.
O monarca, que foi coroado no ano passado, passou por um procedimento médico, há duas semanas, por um quadro de “próstata aumentada”, tendo chegado a ficar internado na unidade hospitalar em que foi feito o procedimento. O tipo de câncer, no entanto, não foi confirmado no pronunciamento do Palácio.
Conforme Buckingham, o diagnóstico de câncer foi divulgado por decisão de Charles, na intenção de evitar especulações e com a intenção de que isso “possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas afetadas pelo cancro em todo o mundo”. Na mensagem divulgada, o rei também agradeceu a atuação dos profissionais do hospital.
Quando deu entrada no hospital para realizar o tratamento, no fim de janeiro, foi informado que a cirurgia já era programada e era um “procedimento de correção”. O informe também pontuava que a questão de saúde tratada por Charles, que tem 75 anos, é uma condição benigna que é comum em homens com mais de 50 anos de idade.
O procedimento foi feito no Hospital London Clinic, que é o mesmo onde Kate Middleton, nora de Charles, fez uma cirurgia abdominal recentemente.
Charles III foi coroado em maio de 2023 na Abadia de Westminster, em Londres, oito meses após se tornar rei, com a morte da rainha Elizabeth II. A cerimônia contou com a presença de centenas de líderes estrangeiros, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster.
GCMais