quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Deslizamento de rochas impede passagem de carros no interior do Ceará

Foto: Reprodução
O trecho liga os municípios de Ibiapina e Mucambo, na Serra da Ibiapaba
Uma estrada na Serra da Ibiapaba – também conhecida como Serra Grande –, no interior do Ceará, ficou obstruída para a passagem de carros nesta quarta-feira (28), após um deslizamento de pedras. As formações rochosas passaram a ocupar a maior parte da via, dando espaço apenas para veículos menores, como motocicletas e bicicletas.

O trecho liga os municípios de Ibiapina e Mucambo. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registrados 106,5 milímetros de chuva em Ibiapina entre as 7h de terça (27) e as 7h da manhã desta quarta-feira (28). As precipitações podem ter causado o deslizamento na rodovia.

Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (28) alerta laranja de perigo, pelas chuvas intensas, para todo o território do estado do Ceará. O alerta foi emitido pelo terceiro dia seguido, com duração prevista até as 10h desta quinta-feira (29) – o mesmo aviso havia sido divulgado na terça (27) e na segunda-feira (26), valendo para todo o território do estado.

O órgão prevê, com isso, chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Há riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de alagamentos e descargas elétricas – além de ocorrências como o deslizamento de pedras registrado na estrada da Ibiapaba, nesta quarta.

Com esse alerta para o Ceará, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.