O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta indicando que todo o estado do Ceará está em condições de perigo devido às previsões de chuvas intensas. O órgão aponta que todo o território está em alerta laranja, equivalente a risco médio. O aviso vigora até as 10h da manhã desta quinta-feira (22).
Com isso, o Inmet prevê chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Com isso, há riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de alagamentos e descargas elétricas.
São destacadas, com isso, instruções de segurança para as precipitações das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.
Chuvas
Considerando o período entre 7h da manhã de terça-feira (20) e 7h da manhã de quarta (21), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em ao menos 165 municípios do Ceará. A maior chuva foi registrada no município de Granja, no noroeste cearense, com 210 mm – equivalente à segunda maior no estado em 2024 até o momento.
Também no ranking dos 10 municípios do Ceará que mais registraram chuvas, há ainda destaque para as precipitações registradas nos municípios de Camocim (190 mm), Granja (119 mm), Marco (107,5 mm), São Gonçalo do Amarante (102 mm), Coreaú (86 mm), Missão Velha (82,8 mm), Iguatu (78 mm), Morada Nova (75,1 mm) e Beberibe (75 mm).
GCMais