quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Ceará teve mais do que o dobro do esperado de chuvas em fevereiro

Foto: Reprodução
A previsão do tempo aponta continuidade das chuvas em todas as macrorregiões para os próximos dias
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que o mês de fevereiro – até o dia 28 – teve 229 milímetros de chuva no estado, equivalente a mais do que o dobro do que estava esperado para o período, que era 121 milímetros.

Conforme Agustinho Brito, meteorologista da Fundação, desde o dia 9 ou 10 de fevereiro houve interferência da Zona de Convergência Intertropical, que aumenta áreas de instabilidade no Ceará. Ele conta que isso acabou provocando esses acúmulos observados ao longo do mês.

Nos últimos dias, foram registradas precipitações em todas as regiões do Ceará, com destaque para o município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que registrou 189 mm de chuva entre as 7h de terça (27) e as 7h da manhã desta quarta-feira (28).

A previsão do tempo aponta continuidade das chuvas em todas as macrorregiões para os próximos dias, mas com alguma diminuição no centro-norte do Ceará. A perspectiva é de que as precipitações fiquem mais isoladas a partir de quinta-feira (29), porque a Zona de Convergência Intertropical deve diminuir a atividade nos próximos dias. Já no sul do Ceará, as chuvas devem seguir com o ritmo já observado.

Precipitações
A Funceme registrou entre terça (27) e quarta-feira (28) o dia com maior número de chuvas acima de 50 milímetros em 2024, até o momento, no Ceará. Foram 55 municípios com chuvas acima dessa marca entre as 7h de terça e as 7h de quarta – período de 24 horas que representa o intervalo de um dia nos monitoramentos da Funceme.

Conforme os dados, as maiores chuvas foram registradas em São Gonçalo do Amarante (189 mm), seguido por Granja (188,4 mm), Paracuru (170 mm) e Santa Quitéria (144 mm).

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.