terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Bebê é encontrado e mulher suspeita de sequestrar a criança é presa

Foto: Divulgação / SSPDS
O bebê havia sido visto pela última vez em uma pousada social da Prefeitura de Fortaleza, no sábado (24)
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) localizou um bebê que estava desaparecido e prendeu uma mulher de 39 anos, suspeita de sequestrar a criança, que tem apenas dois meses de idade. Ela havia desaparecido na noite do último sábado (24), no Centro de Fortaleza. A mulher alegava que o bebê era filho dela.

A investigação aponta que a suspeita sequestrou a criança após informar ao companheiro que havia engravidado. Para sustentar o fato, ela informou para familiares que o bebê estava anteriormente em uma unidade de saúde, recebendo tratamento médico. A mulher foi autuada em flagrante por sequestro e cárcere privado contra o bebê e foi colocada à disposição da Justiça.

Bebê é vítima de sequestro por mulher em Fortaleza
Conforme as forças de segurança, o bebê foi visto pela última vez em uma pousada social da Prefeitura de Fortaleza, após ter sido deixado pela mãe aos cuidados da mulher que estava no local. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na mesma data do desaparecimento na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza.

O recém-nascido foi encontrado após atuação da polícia com apoio do Alerta Amber Brasil, da empresa Meta e da Perícia Forense do Estado do Ceará (PCCE). A ação também contou com o apoio da 7ª Delegacia e do Núcleo Operacional do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

Durante as diligências, a polícia solicitou à Pefoce um retrato falado com as características da suspeita. A partir disso, algumas pessoas identificaram o bebê a partir das imagens divulgadas nas redes sociais. Eles foram localizados no bairro Sabiaguaba.

Amber Alerts
Como parte das ações de enfrentamento à pessoas desaparecidas no Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) assinou, em agosto do ano passado, um termo de pactuação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), manifestando interesse em participar do Projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas. Com a assinatura, o Ceará tornou-se um dos dois estados brasileiros, além do Distrito Federal, a participar da iniciativa desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).

Esta ocorrência é a terceira vez que o alerta é acionado com sucesso pela Polícia Civil do Ceará este ano. O alerta é disparado pela Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, para auxiliar nas buscas de crianças e adolescentes.

A tecnologia Amber Alerts permite a divulgação, nas plataformas digitais da empresa, de fotos de crianças e adolescentes que estão desaparecidas. A tecnologia é adotada atualmente por 30 países. Quando Amber Alerts é ativado, um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160 km do local do fato ocorrido.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.