quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Suspeito de participar do furto ao Banco Central em 2005 é preso no Paraná

Marcelo Santos Sarruf já foi condenado por tráfico internacional de drogas
Policial federal examinando a boca do túnel escavado pela quadrilha para furto milionário à caixa-forte do Banco Central de Fortaleza - Crime foi descoberto na manhã do dia 8 de agosto de 2005
Um homem suspeito de participação no furto ao Banco Central de Fortaleza em 2005 voltou a ser preso nesta quinta-feira (29), em Londrina (PR). Marcelo Santos Sarruf, de 46 anos, foi preso por força de um mandado de prisão em aberto por tráfico e associação para o tráfico, que havia sido expedido em 2022. Conforme o Ministério Público do Paraná (MPPR), durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos com Marcelo uma pistola calibre 9mm, diversos documentos públicos falsificados (ele usava uma identidade falsa), diversas anotações referentes ao tráfico de drogas e sete celulares.

A ação contou com a participação da Agência de Inteligência da Polícia Militar de Cambé, município da Região Metropolitana de Londrina.

Além de ser investigado pelo furto ao Banco Central, Marcelo também já foi condenado por tráfico internacional de drogas. Em 2008, ele foi preso, em Paraipaba (Região Metropolitana de Fortaleza), pela Polícia Federal (PF) com 120 quilos de cocaína que estavam na mala do carro que dirigia. O entorpecente seria enviado à Europa.       

Em 2009, Marcelo foi transferido para a Penitenciária Federal de Catanduvas-PR com mais nove presos, incluindo Antônio Jussivan Alves dos Santos, o "Alemão", um dos chefes da quadrilha que levou R$ 164,8 milhões do Banco Central.

PRF apreende 115 kg de drogas em carreta que saiu do Maranhão para o Ceará

Agentes da Polícia Rodoviária Federal com cão e drogas
Suspeito de 45 anos foi preso. Captura teve o auxílio de um cão farejador
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite da última quarta-feira (28), 115 kg de drogas, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Em uma carreta, foram encontrados 95 kg de skunk, droga conhecida como "super maconha", e 20 kg de cocaína.

A droga foi encontrada durante fiscalização da PRF em uma carreta que vinha do estado de Maranhão para a cidade de Fortaleza. Um homem de 45 anos foi preso em flagrante e responderá por tráfico de drogas. Ele disse que foi abordado por um desconhecido em um posto de gasolina e contratado para transportar umas caixas, sem saber o que tinha dentro delas.

A apreensão foi a primeira ocorrência com participação do Grupo de Operações com Cães da PRF no Ceará. Esse grupamento especializado, conforme a corporação, está sendo reativado no Estado.

Os cães farejadores Guerra e Faisão, da raça Pastor Belga Malinois, foram capacitados para identificação de drogas, armas e munições. Na ocorrência dessa quarta-feira, Guerra foi muito útil para a localização da droga.

O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à Delegacia Metropolitana de Caucaia, para a continuidade das investigações e os procedimentos legais.

Fachada de entrada de policlínica desaba no interior do Ceará

Foto: Reprodução
Segundo a Secretaria da Saúde, não houve feridos e o atendimento no local não ficou comprometido.
A fachada que fica na entrada da Policlínica Regional de Pacajus, município da Região Metropolitana de Fortaleza, desabou na manhã desta quinta-feira (29). Um vídeo mostra a estrutura no chão momentos depois do desabamento. Não houve pessoas feridas no acidente.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, uma equipe realizou uma vistoria e detectou um comprometimento na estrutura da entrada do local. Após isso, imediatamente isolou a área e contactou um engenheiro para avaliação.

Ainda conforme a secretaria, a entrada pela porta principal foi bloqueada, tendo sido providenciado e sinalizado um acesso alternativo para os pacientes do equipamento de saúde. Por causa dessa medida de emergência, o atendimento aos pacientes no local não ficou comprometido.

“A Sesa ressalta que não houve feridos e uma equipe já se encontra no local sanando os problemas estruturais da coberta”, complementou a secretaria.
Com GCMais

Moradoras relatam ter visto fugitivos de presídio em cidade que faz divisa com o Ceará

Foto: Reprodução
Eles teriam entrado na mata ao notar a presença das moradoras.
Os dois fugitivos de presídio de Mossoró teriam sido vistos na madrugada desta quinta-feira (29) na zona rural da cidade de Baraúna, nas proximidades da divisa dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará, de acordo com moradoras do município à polícia.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, duas que trabalham numa fazenda com produção de frutas afirmaram ter avistado dois homens sujos no assentamento Vila Nova 2. Eles teriam entrado na mata ao notar a presença das moradoras.

Equipes da polícia cercaram a área e cães farejadores auxiliam o trabalho de investigação. Agentes especializados também se infiltraram no terreno. O local é próximo de onde os detentos teriam tentado invadir uma casa no último domingo (25). As buscas se intensificaram na divisa do estado com o Ceará.

Homem é peso suspeito de ajudar fugitivos de presídio de Mossoró
Segundo a publicação, um homem foi preso na Região Metropolitana Fortaleza nesta quinta (29), suspeito de ajudar os dois presos.

Os fugitivos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça estão foragidos há 16 dias. Eles foram vistos nesta terça-feira (27) em um vilarejo no Rio Grande do Norte. Os moradores do local reconheceram os detentos, que voltaram para a mata antes da chegada da polícia. As buscas pelos dois foragidos completam 14 dias nesta terça.

Polícia Federal passou a oferecer uma recompensa em dinheiro, de R$ 30 mil, por informações que levem à captura dos foragidos. As denúncias podem ser feitas pelo número 181 ou por mensagem para o celular (84) 98132-6057. O anonimato é garantido.

GCMais

Atirador de elite é homenageado após ação que salvou bebê feita refém em Fortaleza

Foto: Reprodução
Subtenente Mendes foi elogiado pelo governo do Ceará por seu “alto grau de precisão, coragem e controle emocional”.
O atirador de elite da Polícia Militar subtenente Mendes foi homenageado com um elogio do governo do Estado do Ceará após a atuação precisa durante o resgate de uma criança de um ano e três meses que era feita refém pelo próprio pai, dentro de uma farmácia, em Fortaleza, no último domingo (25).  O suspeito baleou a própria companheira e manteve a criança nos braços por cerca de duas horas, enquanto estava com um revólver.

O elogio do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, foi publicado em uma Portaria na manhã desta quinta-feira (29) na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Um trabalho de excelência que salvou uma vida, isso ficará para a história. Quem sabe um dia essa criança terá a honra de conhecer o homem que salvou a vida dela. Meus parabéns, em meu nome e em nome do governador, Elmano de Freitas. É uma honra participar deste momento e poder entregar esse elogio que será publicado”, expressou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.

“Somos uma ferramenta, na verdade, a Polícia Militar, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Estado, fizeram o seu papel. Com a ajuda de Deus, conseguimos trazer uma resolução aceitável. Nos bastidores, isso envolve o trabalho de muita gente, que nos permite entregar o nosso melhor. Com todo o treinamento e a logística necessária, conseguimos chegar em uma ocorrência e entregar o nosso máximo. Estamos sempre à disposição da sociedade”, cita o subtenente Mendes, atirador de elite homenageado.

Soldado também foi homenageada
Foto: Reprodução
No dia 09 de fevereiro, a soldado Josielle estava à paisana, a caminho do quartel, quando foi abordada por um motociclista, em Fortaleza. A policial militar frustrou a tentativa de roubo. O suspeito, de 29 anos, com passagens por homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo, foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de roubo.

O secretário assinou a Portaria N°. 0749/2024 – GS/SSPDS, que elogia a soldado Josielle por sua “proatividade e a diligente observância”. O reconhecimento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Você veio a reagir com maestria, não sofreu nenhuma lesão, o que é o mais importante. A sua vida foi preservada e você conseguiu reagir à altura. Achei de uma destreza e de uma habilidade muito grande. Esse momento de elogiar é muito importante, para prestigiar e incentivar outros policiais”, comentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.

“Somos um órgão só. Eu não ajo pensando em mim, mas sempre no coletivo. É isso que me motiva, todos os dias para acordar e vir trabalhar. Além do reconhecimento profissional, esse reconhecimento é importante para saber que estou fazendo um trabalho com excelência. Ingressei na corporação com esse pensamento, de servir a sociedade independente do que aconteça”, exprime a soldado Josielle.

GCMais

Vídeo: Manifestantes fecham pista na BR-235 e impedem passagem do cantor João Gomes

O cantor João Gomes passou por um perrengue na última quarta-feira (28). É que manifestantes fecharam uma pista que liga Petrolina (PE) e Casa Nova (BA) e impediram a passagem do artista.

A voz de “Dengo” usou as redes sociais nesta quinta (29) para explicar toda a confusão. Os protestantes cobravam recuperação da via devido aos números de acidentes.

“Agora estão dizendo aí que eu passei na manigestação. Eu não passei não. Cheguei pedindo uma informação e o cabra disse bem assim: ‘rapaz veio um defunto aqui e os caras não deixaram ele passar’. Está tendo manifestação e eu não passei não, viu? Eu morava ali e não passei. Agora partiu pescar”, disse ele em uma gravação no story. Veja o vídeo abaixo:
Mal estar em trio elétrico
Nos últimos dias, o artista contou que passou mal enquanto puxava um trio no Carnaval de Salvador e pediu desculpas aos fãs pela performance abaixo do prometido. “Peço desculpa a cada um por não estar ma minha energia melhor, por não estar aguentando. Eu dei dois pulinhos aqui e comecei logo a sentir o mundo girando, como se eu tivesse bêbado”, disse ele.

“Tomei mais de seis remédios hoje pra tentar cantar, tomei um soro, mas é isso. Acho que ali embaixo, quando estava no camarim, eu tava mais com vontade de cantar do que eu posso imaginar”, completou o artista em uma gravação publicada pela colunista Fábia Oliveira, do “Metrópoles”.

Após ato de Bolsonaro, petistas e partidos de esquerda se mobilizam para levar militância para a rua

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e outros parlamentares da base do governo estão convocando militantes de esquerda para participar de um ato nacional pela democracia, marcado para o próximo dia 20 de março.

A iniciativa ainda conta com o apoio de PCdoB, PV, Rede, PSol, PSB, PDT, Grupo Prerrogativas e Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

A chamada Jornada de Luta em Defesa da Democracia irá protestar pela punição aos vândalos que depredaram a sede dos Três Poderes, em Brasília, durante manifestação antidemocrática em 8 de janeiro de 2023.

Outra bandeira defendida pelos manifestantes é que não haja anistia para os manifestantes que vandalizaram o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Senado Federal nos atos golpistas.

O perfil do PT no Senado também usou as redes sociais para convocar apoiadores para mobilização nas ruas e na internet.

“Nas ruas e nas redes, os próximos meses serão de mobilização. Pelos direitos dos trabalhadores e pela responsabilização e punição dos golpistas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito”, publicou o PT no Senado.

A anistia dos acusados e condenados é defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os seus apoiadores e foi um bandeira do ato promovido por ele em São Paulo, no último dia 25. “Uma anistia para aqueles pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós não queremos mais que seus filhos sejam órfãos de pais vivos”, disse o ex-chefe do Executivo em manifestação na Avenida Paulista.

Vídeo: Polícia prende homem por extorsão; “Sugava imagens íntimas dos celulares das vítimas via rede wifi”

Policiais civis da 47 ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Jardim de Piranhas), com apoio da 5ª Companhia de Polícia Militar do RN, deram cumprimento, nesta quinta-feira (29), a um mandado de prisão contra um homem, de 34 anos, pelo crime de extorsão. A prisão conteceu no munícipio de Jardim de Piranhas, na região do Seridó.

De acordo com as investigações, o homem era dono de um estabelecimento comercial. Ele conseguia extrair arquivos pessoais, inclusive arquivos íntimos de pessoas e clientes que se conectavam na rede de internet de seu estabelecimento.

Em um desses conteúdos, ele extorquiu um casal através de um número de celular “laranja”, para não divulgar seus vídeos íntimos.

Ele foi autuados pelo crime de extorsão, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Suzane Von Richthofen começa faculdade de direito no interior de SP

Suzane Louise Magnani Muniz, ex-Richthofen, começou nesta quarta-feira (28/2) a cursar a faculdade de direito no campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco.

Ela, atualmente com 40 anos, está morando na cidade do interior de São Paulo com o marido, o médico Felipe Zecchini Nunes.

Suzane foi aprovada na instituição com louvor após usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas na universidade começaram há uma semana, mas ela compareceu pela primeira vez apenas nesta quarta.

Segundo informações da coluna True Crime, do jornal O Globo, ela contou aos colegas que não foi nos primeiros dias para evitar um ritual comum aos calouros da universidade. Os professores costumam pedir aos alunos que se levantem um a um, fale o nome em voz alta e diga porque resolveu estudar direito.

Suzane está matriculada no curso matutino. Chegou cedo, subiu para o segundo andar discretamente, usando uma camiseta preta, uma calça cinza e um tênis branco. Ela cumprimentou os colegas e se sentou na última fileira de cadeiras, bem perto da porta.

Alguns alunos da universidade foram até a sala dela para fazer fotos e vídeos, imagens que logo foram divulgadas em grupos de WhatsApp.

Essa não é a primeira vez que Suzane inicia um curso de ensino superior. Em 2002, ano em que mandou matar os pais, ela fazia direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mas interrompeu o curso no primeiro semestre após a sua prisão.

Metrópoles

Desemprego volta a subir em janeiro e atinge 8,3 milhões de brasileiros

Depois de fechar 2023 com a nona queda consecutiva, a taxa de desemprego no Brasil voltou a subir e chegou a 7,6% no trimestre entre novembro de 2023 e janeiro deste ano. É o menor nível para o mês desde 2015. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quinta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

A pesquisa mostra que, apesar do recuo, 8,3 milhões de brasileiros não ocupam uma vaga de trabalho. O índice ficou estável no trimestre e caiu 7,8% (menos 703 mil pessoas) no ano.

O número de pessoas ocupadas (100,5 milhões), cresceu 0,4% no trimestre e 2,0% no ano.

A massa de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 37,9 milhões, com alta de 3,1% (mais 1,1 milhão) no ano. Esse número inclui os trabalhadores domésticos.

Já o número de empregados sem carteira no setor privado (13,4 milhões) ficou estável no trimestre e cresceu 2,6% (mais 335 mil pessoas) no ano.

Vale lembrar que, do final de 2015 até o começo de 2017, o Brasil passou pela sua mais profunda crise econômica. Na época, o PIB (Produto Interno Bruto, que mede o tamanho de uma economia) trimestral teve tombo de até 4,5%. Para efeito de comparação, a queda na pandemia foi de 3,3%, no final de 2020.

R7

Suspeito de participar de homicídio de um ex-prefeito no Acre é preso no Ceará

Foto: Divulgação / SSPDS
Foram apreendidos aparelhos celulares e um documento de identificação com suspeitas de ser falso
Um homem natural do estado do Acre, de 38 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (29) em ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco) – ele é suspeito de ter participado do homicídio do ex-prefeito do município de Plácido Castro, no Acre, ocorrido em 20 de maio de 2021, na cidade de Rio Branco.

O indivíduo também responde por tráfico de drogas no estado de origem e havia um mandado de prisão contra ele em razão da suspeita de homicídio. A ação recebeu o nome de Operação Crime Cracker, em alusão ao apelido pelo qual o homem é conhecido por outros criminosos.

Conforme divulgado, na ocasião foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco-AC, e um mandado de prisão preventiva da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco-AC, no município de Caucaia. Foram apreendidos aparelhos celulares e um documento de identificação com suspeitas de ser falso.

Atuação
A operação contou com atuação da Ficco, da Polícia Civil do Acre e da Divisão de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além do apoio ostensivo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Comando Tático Rural (Cotar) da Polícia Militar cearense.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco) é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP).

GCMais

O Santo Degolado, no interior do Ceará, ganhará cabeça no fim de 2024

A estátua "aguarda" por uma cabeça desde 1986, quando as obras foram paralisadas por falta de recursos - Monumento no Serrote do Cágado terá complexo religiosos com museu, mirante, capelas e estacionamento
O Santo Degolado, em Caridade, vai ganhar uma cabeça no final de 2024
A estátua de Santo Antônio, localizada no município de Caridade, “aguarda” por uma cabeça desde a década de 1980 e deve, enfim, receber a parte que faltava no fim do segundo semestre de 2024, de acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Ceará. As obras, que estavam paralisadas desde 1986, foram retomadas em 2021. O monumento terá 36 metros (m) de altura, 2 m a menos que o Cristo Redentor.

A história é um tanto curiosa.
O projeto no topo do Serrote do Cágado começou em 1984. A ideia da prefeitura era incentivar o turismo religioso à cidade, seguindo os passos da vizinha Canindé. As obras, no entanto, foram interrompidas em 1986 por falta de recursos. A cabeça, montada em uma outra região de Caridade, nunca foi levada até o corpo. O santo ficou degolado.
Monumento no Serrote do Cágado terá complexo religioso
O monumento, de acordo com a SOP, também abrigará um complexo religioso com um museu, um mirante, uma capela, pontos comerciais, escadarias, rampas de acesso e estacionamento.

Essa não é a primeira vez que tentam finalizar ou construir um complexo cultural no local da estátua. Iniciativas já tentaram ser implementadas em 1998, 2002, 2007, 2009, mas nunca foram para frente.

As obras são realizadas em etapas distintas: a construção de um espaço cultural na base do monumento, a estrutura da estátua que terá duas cabeças (a do Santo e a de um bebê em seu colo), a pavimentação de acesso ao local e a urbanização dos entornos da edificação. O equipamento é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caridade. No momento, 60% dos serviços já foram executados. O edifício-base do complexo, por exemplo, foi praticamente finalizado. A estrutura interna que dá sustentação à estátua está em fase de conclusão. Depois, a camada externa da escultura será fixada e, por fim, serão executadas as fases de pavimentação e urbanização. O santuário, ao todo, compreende uma área de aproximadamente 4,4 mil m². Ele está localizado no ponto mais alto da cidade, o Serrote do Cágado. 

Turistas do Rio se jogam de carro de suspeitos após assalto na Bahia

Mais de 50 anos morando no estado do Rio de Janeiro. Menos de um em uma viagem paradisíaca à Bahia. Esse tempo foi suficiente para uma turista carioca sair do estado traumatizada. Ela e o seu marido foram vítimas de um violento crime no último sábado (24).

Os dois, que não tiveram as identidades reveladas, curtiam o ambiente da Península de Maraú, mais precisamente no farol de Taipu de Fora. De repente, dois suspeitos esperaram o momento ideal para anunciar um assalto próximo a localidade do Cassange.

Segundo relato da mulher por um vídeo que o BNews teve acesso, um dos indivíduos era um jovem com idade de 22 a 24 anos, que estava armado com um revólver calibre. 32. Durante todo o crime, ele e seu comparsa foram, segundo a mulher, bastante agressivos. Os rapazes obrigaram o homem que estava com ela a realizar transferências via pix, de valores ainda não divulgados, dentro do carro em que estavam.

“Estou toda quebrada, tive uma vértebra quebrada. Colocaram eu e meu marido dentro do carro, violentamente, amarrados, agredindo com um arma na cabeça. Depois que [meu marido] fez o pix, ameaçou, bateu na cabeça da gente dizendo que ia matar. A gente só tinha condição de pular do carro, meu marido pulou, se jogou, eu, em seguida, me joguei do outro lado, e foi uma tortura”, destacou.

Roubo

Inicialmente, as vítimas tiveram pertences, como aparelhos celulares, roubados. Porém, segundo a mulher, a polícia já recuperou. “É um absurdo um local tão lindo, um sonho de 20 anos que eu lutei para economizar, conquistar, de repente, em dois, três dias, acabou”, destacou.

Ladrões russos compraram mansão de R$ 10 mi da cantora Simone Mendes

Alvo da Operação Brianski, um grupo de ladrões russos ostentava vida de luxo em uma mansão avaliada em R$ 10 milhões, localizada em um condomínio fechado em Fortaleza (CE). A coluna apurou que o imóvel pertenceu à cantora sertaneja Simone Mendes.

Com os criminosos, os policiais federais apreenderam US$ 223.944 (equivalente a pouco mais de R$ 1 milhão na cotação atual), R$ 55 mil, além de relógios de luxo e celulares.

Segundo a Polícia Federal (PF), os russos se uniram a alguns brasileiros para lavar dinheiro oriundo de crimes praticados no exterior, mediante o uso de criptomoedas.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão — seis em Florianópolis (SC), dois em Goiânia (GO) e outros dois em Eusébio (CE). Em relação aos quatro principais investigados, foram decretadas diversas medidas, como monitoramento eletrônico e proibição de deixar o país e de transacionar criptoativos.

Também foi determinado o sequestro de bens, tais como casas e apartamentos de alto padrão, terrenos e automóveis de luxo adquiridos pelos investigados no Brasil. Além disso, ainda foram decretados os bloqueios de contas bancárias vinculadas a 25 pessoas físicas e jurídicas, além de contas em exchanges, visando ao sequestro de valores em moeda nacional e de criptoativos.

Fraude e roubo

As investigações tiveram início com a informação de que cidadãos russos teriam fixado residência em Florianópolis para usufruir de recursos oriundos de crimes supostamente praticados no país de origem.

Durante as apurações, os policiais descobriram que os principais investigados foram condenados na Rússia por crimes assemelhados a fraude e tentativa de roubo.

Metrópoles

Março é o mês dos feriados no Ceará e terá semana de apenas três dias úteis

Março é o mês dos feriados no Ceará. Somando os feriados nacionais e estaduais, haverá a sequência de dois feriadões no fim do mês, próximo da Semana Santa. A última semana do mês terá apenas três dias úteis.

O primeiro feriadão ocorre por conta da Data Magna do Ceará, celebrada no dia 25 de março, uma segunda-feira. A data celebra a abolição da escravatura no estado, ato pioneiro no Brasil.
Já o segundo feriadão acontece dias depois com a celebração da Paixão de Cristo, na sexta-feira do dia 29 de março.

E por fim, quem conseguir emendar, pode ainda aproveitar o feriado de São José, padroeiro do estado. A data é celebrada no dia 19 de março, que vai ser uma terça-feira.

Confira as datas

19 de março (terça-feira) > Dia de São José, padroeiro do Ceará - Feriado estadual

25 de março (segunda-feira) > Data Magna do Ceará - Feriado estadual

29 de março (sexta-feira) > Paixão de Cristo - Feriado nacional

Além de dengue e gripe, leptospirose gera alerta durante período de chuvas no Ceará

Foto Fabiane de Paula
O período de chuvas no Ceará começou e, com a água e a umidade, aumentam as ocorrências de doenças como dengue, chikungunya e gripe. No entanto, outra patologia também entra no radar das autoridades de saúde: a leptospirose, que pode ter complicações fatais. Só em 2023, cinco pessoas morreram por causa da doença no Estado.

De acordo com a Planilha de Notificação Semanal da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as seis primeiras semanas de 2024 tiveram quatro casos - dois em Fortaleza, um em Sobral e outro em Cedro. No mesmo período do ano passado, houve apenas um. O levantamento mostra que 2023 encerrou com 85 casos e cinco óbitos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Cabral, explica que a rede de atenção fica mais atenta a essa patologia porque ela pode ser transmitida pela água contaminada. “Precisamos tomar cuidado devido à maior ocorrência de chuvas e alagamentos, como os que ocorreram no Carnaval”, reforça.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mulher se recusa a fazer sexo com homem e é morta a facadas em matagal

O suspeito, de 31 anos, se apresentou à polícia e está preso - O caso aconteceu na cidade de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza
Uma mulher se recusou a fazer sexo com um homem e ele a matou a facadas em um matagal da cidade de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O suspeito, de 31 anos, foi autuado em flagrante na última segunda-feira (26). Ele se apresentou à polícia e confessou o crime, que aconteceu na madrugada do mesmo dia. A vítima morreu no local.

Gledson Silva Dias foi preso em Fortaleza. Em depoimento, ele disse que depois da vítima ter se recusado a fazer sexo com ele, ele a levou para um terreno baldio e tirou sua vida.

A mulher tinha aproximadamente 40 anos e vivia em situação de rua. Gledson já tem antecedentes criminais pelos crimes de roubo, furto e receptação. A polícia segue investigando.

Ceará coloca 100 policiais nas buscas por fugitivos de presídio federal em Mossoró

 
A dupla pode estar na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte
Ministério da Justiça ofereceu R$ 15 mil por informações sobre os dois fugitivos do Presídio Federal de Mossoró
Os dois fugitivos do Presídio Federal de Mossoró podem estar na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, afirmou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, durante o Encontro de Secretários da Segurança Pública do Nordeste, ocorrido em Fortaleza, nesta quarta-feira (28). Em razão disso, o Estado do Ceará dispõe de cerca de 100 policiais nas buscas pela dupla.

A princípio, a informação que a gente tem é que eles estariam exatamente na divisa. Em alguns momentos, podem ter entrado (no Ceará), mas não tem esse dado exato. Mas, se por ventura, eles entrarem no Ceará, todo efetivo policial que for empregado está apto a realizar as prisões. Estamos com uma média de 100 policias atuando nesse combate e resgate desses presos. A maioria militares e o efetivo da Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas).

Elânio acrescentou que "a Inteligência da própria Secretaria, da Polícia Civil e da Polícia Militar estão atuando, bem como o Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI) está atuando no Estado do Rio Grande do Norte, juntamente com a Polícia Federal (PF) e as Forças de Segurança Pública do Rio Grande do Norte".

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça fugiram do Presídio Federal de Mossoró há duas semanas, na madrugada de 14 de fevereiro deste ano. Essa foi a primeira fuga da história do Sistema Penitenciário Federal de Segurança Máxima brasileiro. A dupla é proveniente do Estado do Acre e, segundo a Polícia, é ligada a uma facção criminosa de origem carioca.

Mulher que matou amante e postou confissão na internet é presa em Alagoas

Antônio Celso Fernandes foi levado pela amante até a casa do irmão dela e lá ele foi assassinado a tiros - Mulher confessou o crime em rede social
Nas publicações, a mulher assume que é uma assassina e se orgulha de ter deixado os filhos da vítima sem o pai
Uma mulher foi detida na última segunda-feira (26), por matar o amante em 2021 na cidade de São José da Tapera, interior de Alagoas. Após uma emboscada, ela postou em seu Facebook a confissão. Nos posts, ela alega que a motivação do crime foi a recusa do homem em deixar o casamento para ficar somente com ela.

Antônio Celso Fernandes foi levado pela amante até a casa do irmão dela e lá ele foi assassinado a tiros. A mulher de 24 anos o pressionava para deixar a esposa, com quem a vítima tinha cinco filhos.

Confissões da mulher no Facebook "zombavam" do crime. A polícia teve acesso a mais de uma postagem da autora logo após o crime. Nas publicações, ela assume que é uma assassina e se orgulha de ter deixado os filhos da vítima sem o pai. "Sou uma assassina, matei o pai de 5 filhos e deixei eles todos 'de menor' sozinhos no mundo. Matei mesmo. Não quis largar a família para ficar comigo, não fica com ninguém kkkkk", dizia outra publicação no perfil.

Amante responderá por homicídio qualificado 
A prisão foi solicitada à Justiça e o mandado judicial foi cumprido nesta semana, três anos após o ocorrido. Ela  estava foragida, mas foi localizada em União dos Palmares.

Ela atualmente tem um filho recém-nascido e responderá por homicídio qualificado.

Dois PMs e outros dois homens são suspeitos de matar pai e filho no Eusébio

Crime ocorreu em 2023 - Dois dos suspeitos foram presos nesta quarta, enquanto os outros dois são considerados foragidos
Crime aconteceu na manhã de 18 de agosto de 2023, quando pai e filho foram atingidos por tiros dentro de carro, no Eusébio
A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD), deflagrou uma operação nesta quarta-feira (28), para cumprir quatro mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de matar Francisco Adriano da Silva, de 42 anos, e Francisco Gabriel Braúna da Silva, de 13 anos, pai e filho assassinados em 18 de agosto de 2023, no Centro de Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza). Conforme a CGD, foram presos um policial militar e um homem que não é policial. Um outro PM e uma quarta pessoa que não integra forças de segurança não foram localizados e são considerados foragidos.

Os PMs que são investigados pelo crime são os soldados Halley Handroskowy Magalhães Martins e Anderson Rafael Mouta da Silva. A CGD não informou qual dos dois havia sido preso. Os nomes dos demais suspeitos não foram divulgados.

Um terceiro PM já havia sido preso ainda em flagrante, em 18 de agosto de 2023, também suspeito de envolvimento no duplo homicídio. O soldado Paulo Roberto Rodrigues de Mendonça continua preso. Ele é apontado como um dos executores diretos da ação. No momento em que foi abordado, o PM arremessou uma pistola que no exame de comparação balística mostrou que havia sido usada nos assassinatos.

Não foi divulgado quais seriam os envolvimentos dos demais suspeitos no crime. Até o momento, também a motivação do crime não foi divulgada. O caso tramita em segredo de justiça. 

Ano bissexto: entenda por que temos o dia 29 de fevereiro em 2024

Foto: Reprodução/Quero Bolsa
Ano bissexto serve para corrigir a diferença entre o calendário civil e o ano solar
O ano de 2024 traz uma particularidade: será um ano bissexto, ou seja, com 366 dias em vez dos 365 normais. Esse dia extra, conhecido como “dia bissexto”, é acrescentado no mês de fevereiro, fazendo com que ele tenha 29 dias em vez de 28. Assim, nos anos bissextos, existe no calendário o dia 29 de fevereiro, enquanto nos outros anos esse dia não existe.

O ano bissexto serve para corrigir a diferença entre o calendário civil e o ano solar. O ano solar, que é o tempo que a Terra leva para orbitar o Sol uma vez, não é exatamente dividido em um número inteiro de dias. Em vez disso, leva aproximadamente 365,25 dias. Para ajustar esse descompasso, é adicionado um dia extra ao calendário a cada quatro anos, formando o ano bissexto, que tem 366 dias, com um dia extra em fevereiro. Isso mantém o calendário civil mais alinhado com as estações do ano e ajuda a garantir que eventos como equinócios e solstícios ocorram aproximadamente na mesma época a cada ano.

Como saber se um ano é bissexto ou não?

O método mais conhecido para determinar se um ano é bissexto é o seguinte:

  • Divisível por 4. Sendo assim, a divisão é exata com o resto igual a zero;
  • Não pode ser divisível por 100. Com isso, a divisão não é exata, ou seja, deixa resto diferente de zero;
  • Pode ser que seja divisível por 400. Caso seja divisível por 400, a divisão deve ser exata, deixando o resto igual a zero. Isso significa que os anos 1700, 1800 e 1900 não foram bissextos, mas o ano 2000 foi.
Além de 2024, outros exemplos de anos bissextos incluem 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016, 2020, 2024, 2028, 2032, 2036, 2040, 2044, 2048, 2052, e assim por diante. Em todos esses anos, o mês de fevereiro terá 29 dias.

Aniversariantes
Pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro, conhecido como “dia bissexto”, geralmente comemoram seus aniversários nos anos não bissextos no dia 28 de fevereiro ou no dia 1º de março. A escolha entre esses dois dias pode variar de acordo com as preferências pessoais ou até mesmo a tradição familiar. Alguns optam por celebrar no dia 28 de fevereiro, enquanto outros preferem esperar e comemorar no primeiro dia do próximo mês, em março.

Em anos bissextos, é claro, eles celebram seu aniversário no dia 29 de fevereiro. Essa maneira de celebrar é uma solução para lidar com a peculiaridade do calendário e garantir que essas pessoas ainda possam desfrutar de celebrações regulares de aniversário.

GCMais

Segundo policial é preso por envolvimento nos assassinatos de pai e filho no Ceará; outro militar está foragido

Foto: Reprodução
CGD não divulgou as identidades dos policiais e dos civis investigados, tampouco esclareceu a relação deles com o crime
Dois indivíduos, incluindo um policial militar, foram detidos pela suspeita de envolvimento nos assassinatos de um pai e filho enquanto se dirigiam para a escola, no município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. O crime ocorreu no dia 18 de agosto de 2023. Com essas prisões, sobe para três o número de capturados pelas execuções, sendo dois deles policiais militares.

A operação foi conduzida, nessa quarta-feira (28), em Fortaleza, pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD). Durante a ação, um policial militar e um homem que não é agente de segurança foram presos, enquanto um segundo PM e outra pessoa não identificada não foram localizados e são considerados foragidos.

A CGD não divulgou as identidades dos policiais e dos civis investigados, tampouco esclareceu a relação deles com o crime. No entanto, destacou que os itens apreendidos durante a operação serão integrados ao conjunto de elementos de informação do inquérito policial em curso.

Segundo o relatório da Perícia Forense do Ceará, o corpo do adolescente apresentava 14 perfurações causadas por disparos de arma de fogo, enquanto o do pai tinha duas perfurações. Os detalhes sobre a investigação e os motivos por trás do crime ainda não foram divulgados pelas autoridades. Caso segue em segredo de justiça.

Um terceiro policial militar já havia sido preso em flagrante em agosto de 2023, sob suspeita de participação direta nos homicídios. Ele permanece detido e é considerado um dos executores do crime, tendo sido encontrado com uma pistola que, após exame balístico, foi vinculada aos assassinatos.

GCMais

Saiba como é o trabalho do grupo de elite da Polícia Militar do Ceará

Foto: Reprodução
No último domingo, a atuação precisa de um atirador de elite do Bope salvou a vida de uma criança
A atuação precisa de um atirador de elite do Bope – Batalhão de Operações Policiais Especiais, da Polícia Militar do Ceará, ocorrida no último domingo (25) foi determinante para salvar a vida de uma criança que era feita refém nos braço dos próprio pai. O agente efetuou um disparo na mão do suspeito que, em seguida, resultou no resgate da vítima, em uma farmácia de Fortaleza.

Para o capitão Jonas Santos, a media foi necessária diante da resistência do suspeito em se entregar de forma amigável. “Foi tentado ali de todos os modos fazer uma negociação com o intuito de baixar o nível de estresse, bem como que ele entregasse a criança, contudo, tendo em vista que não houve essa evolução, a gente teve que partir para a alternativa do tiro de precisão”, explicou.

O criminoso baleado foi atendido sob escolta policial e preso. A mãe da menina baleada pelo suspeito foi socorrida pelo Samu em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada nesta quarta-feira (28).

Formação dos agentes do Bope da Polícia Militar
Para atuar no batalhão de elite é preciso bastante preparo. Atualmente existem duas maneiras do policial militar ingressar para o Bope: curso de ações táticas e curso de operações policiais especiais. Uma vez no Bope, o agente de segurança se especializa como atirador de elite, negociador, explosivista e integrante do grupo tático.


A formação de atirador de elite, por exemplo dura dois meses, mas o treinamento é constante, necessário para garantir a eficácia nas ocorrências policiais. “Quando a gente não está em alguma ocorrência, a gente está treinando ou dando instrução para a própria instituição da Polícia Militar e as co-irmãs, ou seja nunca estaremos parados, quando somos acionados é porque o policiamento convencional não conseguiu solucionar, por conta dos meios”, disse o capitão Jonas Santos.

A formação dos policiais do Bope aborda desde matemática, física instrumental, direitos humanos até atendimento pré-hospitalar de combate, gerenciamento de crises, negociação tática, prática de tiro e aulas de balística. Os agentes devem ter também um determinado perfil profissional.

A primeira turma de atiradores de precisão formada no Ceará foi em 2019. Antes, os atiradores que atuavam no território cearense faziam o curso em outros estados. É preciso ainda atender a um quesito importante: o trabalho em equipe. Antes do atirador de elite disparar, parte da equipe tenta a negociação, enquanto outra parte se prepara para invadir o local onde está o suspeito.


O controle da emoção também é fundamental para que as ações sejam exitosas. Um atirador de elite chega a ficar horas na mesma posição, para enfim efetuar o disparo . O subtenente João Ribeiro atua como negociador desde 2019, quando o grupo de ações táticas especiais passou a ser Bope.

“É uma função que a gente está sempre sendo testado, mas baseado nas técnicas, estudo e treinamento a gente vai com muita confiança de sempre estarmos resolvendo da melhor forma possível ou aceitável”, diz.

O capitão Jonas tem 16 anos de Polícia Militar. Como oficial são sete anos de carreira e há um, como subcomandante do Bope. Um trabalho que exige responsabilidade e precisão. O desafio, ele cumpre todos os dias com bastante vocação, afinal de contas, no Bope, missão dada é missão cumprida. “Quanto mais excelência melhor, a gente procura fazer tudo dentro de um padrão desejado e a gente não espera menos do que a entrega de um resultado de excelência”, conclui.

GCMais

Com vagas no Ceará, inclusive Camocim, inscrições para o Concurso da Caixa começam nesta quinta-feira (29)

Foto: Agência Brasil
Provas serão aplicadas em 26 de maio e contarão com questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de redação
Começam nesta quinta-feira (29) as inscrições para o concurso da Caixa Econômica Federal, a partir de 10h (horário de Brasília). Com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil, sendo 70 no Ceará, as inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Cesgranrio .

O valor da inscrição é de R$ 50 para cargos de nível técnico e de R$ 65 para cargos de nível superior. 

Os candidatos que são beneficiados por lei podem solicitar a isenção do valor da inscrição.


Conforme edital, serão oferecidas 2 mil vagas para Técnico Bancário Novo (TBN), para encarreiramento geral no banco, e 2 mil vagas para TBN na área de Tecnologia da Informação (TI), todas de nível médio. Além disso, há 50 vagas de nível superior, sendo 28 para médicos do trabalho e 22 para engenheiros de segurança do trabalho.

As provas serão aplicadas em 26 de maio e contarão com questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de redação. Para o cargo de TBN, as cidades de realização de prova estão vinculadas ao polo escolhido pelo candidato no momento da inscrição, ou seja, aquele em que deseja trabalhar. Exclusivamente para o cargo de TBN – Tecnologia da Informação, há opção por cidade de realização de prova diferente do polo de escolha.

O concurso para o cargo de TBN é de nível médio, incluindo as vagas exclusivas para a área de TI. Para este cargo, a remuneração inicial é de R$ 3.762,00. Já o concurso para as carreiras profissionais de médico do trabalho e de engenheiro de segurança do trabalho é de nível superior, com remuneração inicial de R$ 11.186,00 e R$ 14.915,00, respectivamente.

Todos os empregados contam, ainda, com os seguintes benefícios: assistência à saúde, previdência complementar, participação nos lucros e resultados, auxílio alimentação e refeição, vale transporte, auxílio creche, possibilidade de ascensão profissional e acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

Os aprovados serão convocados a partir de agosto de 2024 para apresentarem a documentação e realizarem os exames médicos obrigatórios. O concurso terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a critério da Caixa.

Inscrições para o Concurso da Caixa

No Ceará, são 70 vagas distribuídas em 4 cidades: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Fortaleza: 44 vagas (Unidades de lotação: Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Pacatuba)
Juazeiro do Norte: 6 vagas (Unidades de lotação: Acopiara, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Icó, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Tauá, Várzea Alegre)
Sobral: 11 vagas (Unidades de lotação: Acaraú, Camocim, Canindé, Crateús, Granja, Ipu, Ipueiras, Itapagé, Itapipoca, Marco, Paracuru, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tamboril, Tianguá, Trairi)
Quixadá: 9 vagas (Unidades de lotação: Aracati, Baturité, Boa Viagem, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Senador Pompeu).

Com GCMais

No interor do Rio Grandedo Norte, carro da pré-candidata à Prefeia é alvejado por tiros

Um atentado a bala foi registrado na noite desta terça-feira (27) em Porto do Mangue, interior do Rio Grande do Norte. O alvo era a pré-candidata a prefeita, Dra. Rosa Araújo. A tentativa de homicídio ocorreu na comunidade rural do Rio Doce, distante cerca de 15 km do centro da cidade, onde ela estava cumprindo agenda política.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência. Segundo informações, homens encapuzados teriam efeutados os disparos.

A assessoria da pré-candidata informou a blogs da região que Dra. Rosa não sofreu nenhum ferimento.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Turista morre afogado no Rio Grande do Norte; Video mostra correria para salvar a vítima

Na manhã desta quarta-feira (28), um turista morreu afogado na praia de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca. A vítima é oriunda do estado de Minas Gerais e estava hospedada em um hotel próximo à praia onde o incidente aconteceu.

De acordo com informações da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência e prestou os primeiros socorros na tentativa de salvá-lo, ele entrou no mar e não conseguiu mais voltar, tendo sido socorrido inicialmente por um surfista que percebeu a vítima boiando na água.

Ainda segundo policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental, a vítima tinha 69 anos de idade e portava uma pulseira que identificava o hotel onde ele estava hospedado. Ao chegar no local, os militares foram informados de que o homem estava no Rio Grande do Norte acompanhado de familiares, no entanto, no momento do afogamento, ele estava sozinho pois preferiu não seguir junto com a família em um passeio para a praia de Pipa.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas não pôde fazer nada para reverter a situação e constatou a morte do idoso. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) também foi acionado para recolher o corpo.

Deputado estadual Capitão Assumção é preso por determinação de Alexandre de Moraes

Assumção foi preso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo confirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos). Segundo ele, ainda não é possível afirmar o teor da decisão do STF.

Após prestar depoimento, segundo colegas parlamentares, Assumção será levado para o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar (QCG), em Maruípe, Vitória.

No entanto, segundo informações de bastidores, o motivo do pedido de prisão seria por descumprimento de medidas cautelares, já que Assumção estava proibido de ter redes sociais e precisava cumprir uma série de exigências do STF, por conta de decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Dentre as medidas impostas por Moraes, Assumção era obrigado a utilizar tornozeleira eletrônica, que foi instalada em dezembro de 2022, além de ser proibido de deixar o Espírito Santo, proibido de dar entrevistas e também de participar de qualquer evento público em todo o País.

Assumção foi o segundo deputado estadual mais votado em 2022, recebendo 98.669 votos. Ele é um dos representantes da bancada do PL na Assembleia e faz parte da oposição ao governo do Estado. Ele é pré-candidato à Prefeitura de Vitória pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O lançamento do nome dele aconteceu em julho de 2023, quando Assumção foi lançado pelo deputado federal do PL, Gilvan da Federal.

Recentemente, Assumção intensificou sua pré-campanha nas tribunas da Assembleia atacando a atual gestão de Vitória. Em outros momentos, Assumção chegou a tirar a capa da tornozeleira eletrônica também na tribuna da Casa, em uma fala que criticava a medida cautelar imposta pelo STF. “Por que estou usando essa porcaria que não serve para nada? Porque cometi o terrível erro de opinião”, disse ele, na ocasião.

O deputado foi alvo de uma megaoperação do STF que investigava atos antidemocráticos e supostos envolvimentos em um esquema de fake news, além de ataques a ministros do Supremo. Na mesma operação foram presos o vereador afastado da Câmara de Vitória, Armandinho Fontoura (Podemos), além de um jornalista. Ambos já foram soltos.

PM é presa após atirar em piloto de Grau no Maranhão; Homem morreu quando empinava moto em rua movimentada

Vida de polícia não é fácil

Foi presa, na tarde desta quarta-feira (28), a Policial Militar Sabrinna Silva, responsável pelo disparo que matou o piloto de Grau Marcos Vinicius, no último domingo (25), na cidade de Governado Edison Lobão, durante uma perseguição policial.

Segundo a polícia, Marcos, que tinha 20 anos de idade, estava dando “GRAU” em uma moto, quando foi taticamente acompanhado pela policial e morto ao desobedecer ordens de parada. A perícia constatou que o homem foi morto fatal em tentativa de fugir da viatura policial.

Sabrinna Silva, que já havia sido afastada das funções desde o dia da morte de Marcos Vinicius, foi presa temporariamente e levada para prestar depoimento na Delegacia Regional de Imperatriz. O depoimento foi dado para o delegado Alex Coelho, que conduz a investigação.

Além do processo criminal, a PM também é alvo de um processo administrativo por parte da Polícia Militar do Maranhão, que apura a sua conduta na morte do jovem.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Ceará teve mais do que o dobro do esperado de chuvas em fevereiro

Foto: Reprodução
A previsão do tempo aponta continuidade das chuvas em todas as macrorregiões para os próximos dias
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que o mês de fevereiro – até o dia 28 – teve 229 milímetros de chuva no estado, equivalente a mais do que o dobro do que estava esperado para o período, que era 121 milímetros.

Conforme Agustinho Brito, meteorologista da Fundação, desde o dia 9 ou 10 de fevereiro houve interferência da Zona de Convergência Intertropical, que aumenta áreas de instabilidade no Ceará. Ele conta que isso acabou provocando esses acúmulos observados ao longo do mês.

Nos últimos dias, foram registradas precipitações em todas as regiões do Ceará, com destaque para o município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que registrou 189 mm de chuva entre as 7h de terça (27) e as 7h da manhã desta quarta-feira (28).

A previsão do tempo aponta continuidade das chuvas em todas as macrorregiões para os próximos dias, mas com alguma diminuição no centro-norte do Ceará. A perspectiva é de que as precipitações fiquem mais isoladas a partir de quinta-feira (29), porque a Zona de Convergência Intertropical deve diminuir a atividade nos próximos dias. Já no sul do Ceará, as chuvas devem seguir com o ritmo já observado.

Precipitações
A Funceme registrou entre terça (27) e quarta-feira (28) o dia com maior número de chuvas acima de 50 milímetros em 2024, até o momento, no Ceará. Foram 55 municípios com chuvas acima dessa marca entre as 7h de terça e as 7h de quarta – período de 24 horas que representa o intervalo de um dia nos monitoramentos da Funceme.

Conforme os dados, as maiores chuvas foram registradas em São Gonçalo do Amarante (189 mm), seguido por Granja (188,4 mm), Paracuru (170 mm) e Santa Quitéria (144 mm).

GCMais

Deslizamento de rochas impede passagem de carros no interior do Ceará

Foto: Reprodução
O trecho liga os municípios de Ibiapina e Mucambo, na Serra da Ibiapaba
Uma estrada na Serra da Ibiapaba – também conhecida como Serra Grande –, no interior do Ceará, ficou obstruída para a passagem de carros nesta quarta-feira (28), após um deslizamento de pedras. As formações rochosas passaram a ocupar a maior parte da via, dando espaço apenas para veículos menores, como motocicletas e bicicletas.

O trecho liga os municípios de Ibiapina e Mucambo. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registrados 106,5 milímetros de chuva em Ibiapina entre as 7h de terça (27) e as 7h da manhã desta quarta-feira (28). As precipitações podem ter causado o deslizamento na rodovia.

Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (28) alerta laranja de perigo, pelas chuvas intensas, para todo o território do estado do Ceará. O alerta foi emitido pelo terceiro dia seguido, com duração prevista até as 10h desta quinta-feira (29) – o mesmo aviso havia sido divulgado na terça (27) e na segunda-feira (26), valendo para todo o território do estado.

O órgão prevê, com isso, chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Há riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de alagamentos e descargas elétricas – além de ocorrências como o deslizamento de pedras registrado na estrada da Ibiapaba, nesta quarta.

Com esse alerta para o Ceará, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.

GCMais

Morre mulher baleada por homem que fez filha refém em farmácia de Fortaleza

Foto: Reprodução
Marido e mulher brigavam, antes do ocorrido, e o homem decidiu sacar a arma e atirar na cabeça dela
A mulher que foi baleada pelo marido em uma farmácia de Fortaleza, no último domingo (25), morreu nesta quarta-feira (28). Na ocasião, o homem atirou na cabeça da esposa antes de pegar a filha dos dois nos braços e fazê-la de refém, em confronto com a polícia. A criança pôde ser resgatada pelos policiais, após o criminoso ser atingido na mão por um atirador de elite.

A informação foi divulgada por outra filha da mulher, nas redes sociais: “Descansa em paz, mãe.” “Tô sem acreditar ainda”, escreveu. A vítima havia passado por cirurgia, na segunda-feira (26), para remoção do projétil.

Conforme relatos, o casal havia brigado pouco antes do ocorrido e a mulher chegou a dar um tapa no marido, que retrucou que ia ensiná-la a ter respeito. O homem tinha costume de andar armado. Tentando se salvar, a esposa entrou na farmácia, perto de onde os dois estavam, e então foi baleada na cabeça.

Mulher é baleada pelo marido em farmácia de Fortaleza
O caso aconteceu no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Após atirar na companheira, ele foi visto segurando a filha nos braços e apontando um revólver para a própria cabeça. Em determinado momento, o homem chegou a dizer que tinha a intenção de tirar a própria vida e pediu que chamassem um pastor para o local. Pessoas presentes comentam que ele estava arrependido, após atirar na esposa, e que decidiu se matar em seguida.

O resgate da criança aconteceu após negociação entre agentes policiais e o criminoso. O local foi ocupado por profissionais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE), Comando Tático Motorizado (Cotam) e outros. Moradores do entorno informam que ele também reside na região.

VEJA VÍDEO DO SINISTRO AQUI.

GCMais