Foto: Reprodução
Grupos levam colchões e cadeiras para passar a noite em frente à instituição em busca de matricular os fihos
Grupos levam colchões e cadeiras para passar a noite em frente à instituição em busca de matricular os fihos
Um grupo de pais e mães está, desde a última segunda-feira (8), acampado em frente a única creche do bairro de Ancuri, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza para tentar fazer a matrícula dos filhos. Alguns chegaram a levar colchões e cadeiras para passar a noite na calçada da instituição de ensino. Muitos dos pais estavam acompanhadas de criança de colo.
Mãe de uma criança com autismo, Vanessa afirma que foi informada que por dia é feita a distribuição de apenas 16 fichas. “O município só tem essa creche, o que eles dizem para a gente é que não adianta acampar. Estou aqui para falar com a diretora e tentar ver o que ela vai falar. É um verdadeiro absurdo isso”, desabafa.
“Até agora não sabemos de nada, só dizem que algumas pessoas tem direito a atendimento especial e nós temos dez vagas”, disse outro pai que fazia parte dos que acampam no lado de fora da creche desde terça-feira, em busca de matrícula.
Prefeitura diz que demanda por matrícula em creche aumentou
A prefeitura de Itaitinga informou que conforme divulgado pelo IBGE e noticiado pela imprensa, Itaitinga foi o município cearense que mais cresceu desde o último censo, ficando em décima colocação no crescimento populacional de todo o Brasil. Isso gerou uma demanda exponencial dos serviços da Prefeitura.
“Ciente dessa demanda, a gestão Construindo Novos Caminhos priorizou a Educação, construindo novas unidades, além de reformar e ampliar antigas escolas e creches. Além desses investimentos, a Gestão melhorou a qualidade da merenda escolar: sob orientação de nutricionistas, a Educação oferece uma alimentação muito mais nutritiva aos alunos da rede pública, e isso, certamente, contribuiu na melhoria dos índices educacionais, fazendo com que muitos estudantes do município, que anteriormente estudavam em municípios vizinhos, voltassem a estudar em Itaitinga”, diz a gestão municipal, em nota.
Ainda de acordo com a prefeitura, o município tem 8 creches em funcionamento e mais 3 em construção, uma com previsão de entrega para fevereiro, outra que será finalizada no primeiro semestre, e a terceira que está em fase de licitação. Além disso, o Ancuri e Parque Dom Pedro também vão receber novas escolas com salas de aula climatizadas. Prestes a ser finalizada, a escola do Ancuri vai começar a funcionar após o carnaval e disponibilizar cerca de 400 vagas.
A Secretaria de Educação garantiu que nenhuma criança de Itaitinga ficará sem escola. A gestão também esclarece que, nos casos em que for necessário, os alunos terão transporte garantido pela Secretaria de Educação do município.
GCMais